Sistema de Atendimento Virtual - SAV
Sistema de Atendimento Virtual - SAV
A dinâmica da evolução do contexto social, sobretudo após as medidas adotadas em face da pandemia de COVID-19, aceleraram o processo de distanciamento do jurisdicionado do amplo acesso às informações, desencadeando massivo esforço das unidades jurisdicionais para a manutenção de diversos meios de atendimento, com substancial dedicação de força de trabalho, para a sustentação e apoio dessa atividade em níveis satisfatórios.
Dessa forma, a criação e implantação do sistema de atendimento virtual (chatbot) voltado para o atendimento nas Varas situa-se como ferramenta para aprimoramento e ampliação do atendimento, ao mesmo tempo em que diminui o nível de comprometimento da força de trabalho da unidade para esse desiderato.
Assim, serão levantadas as principais demandas de cada unidade jurisdicional, possibilitando atender às especificidades de cada Vara, sem, contudo, deixar fornecer um atendimento uniforme ao jurisdicionado, uma vez que as demandas serão apuradas e separadas por competência. A plataforma de comunicação virtual do chatbot será desenvolvida por meio do aplicativo Whatsapp, no qual cada Vara terá seu próprio avatar dotado de customização própria.
O sistema de atendimento virtual já foi implantado e está em operação na 2ª Vara da Subseção Judiciária de Imperatriz e na 7ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão.
Em razão do excelente desempenho da ferramenta nas unidades jurisdicionais mencionadas, em 27/03/2023, o SAV foi apresentado para os Diretores de Secretaria das demais unidades jurisdicionais da SJMA e Subseções vinculadas.
Atualmente, está em desenvolvimento a adequação do SAV para toda SJMA e Subseções vinculadas.
- E-mail do laboratório: novajustica.ma@trf1.jus.br