PROJETO VARA DIAMANTE
Projeto Vara Diamante
Descrição:
Buscou-se propor uma solução para morosidade processual no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas que interfere nos índices das Metas Nacionais e Prêmio CNJ de Qualidade, mas especificamente Índice de Atendimento à Demanda, por meio do Projeto Vara Diamante.
Objetivos
Geral:
Promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços, e dar efetividade às diretrizes instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ quanto ao cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário, bem como ao cumprimento do Indicador IAD.
Específicos:
- Proporcionar aos Servidores e Magistrados aprendizado prático de dos sistemas PROJUDI;
- Publicidade e divulgação de resultados de produtividade por meio de painéis estatísticos disponibilizados no site do TJAM;
- Valorizar e incentivar às Unidades Judiciárias
Justificativa:
A busca pela prestação jurisdicional mais célere, efetiva e resoluta, através do monitoramento dos resultados periódicos alcançados pelas Unidades Judiciais.
Abordagem ou recursos/métodos/ferramentas utilizados:
Além da metodologia de Design Thinking, foram utilizadas a Metodologia Participativa, buscando encontrar meios eficientes de coletar dados e convertê-los em informação útil para a tomada de decisões e a metodologia de capacitação dos servidores sobre o PROJUDI, os Painéis de Business Intelligence (BI) e Metas Nacionais.
Etapas da execução (especificando as já cumpridas):
Conforme cronograma todas as atividades propostas foram realizadas dentro dos prazos previstos. Foram realizadas as seguintes atividades: capacitação de profissionais para melhorar os índices de produtividade, quanto aos sistemas PROJUDI (https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/8010-escola-judicial-disponibiliza-curso-sobre-procedimentos-de-alimentacao-processual-do-sistema-projudi), assim como, capacitações sobre os painéis de BI e metas nacionais (https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/7818-escola-judicial-esta-com-inscricoes-abertas-para-curso-sobre-business-intelligence); criação de painel de Business Intelligence (BI) (https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMzkxN2EzYjItNWY0Ni00NmUyLTg1Y2UtYTdhNjNlZWVlYjE4IiwidCI6IjcyNzEwODAyLTlhMzMtNGQyZC1hMDU1LTMzZDMxY2I0N2Q2MSJ9), que são soluções de gerenciamento de informações e visualização de dados com a finalidade de analisar dados, utilizado para monitoramento das Metas Nacionais, Taxa de Congestionamento Líquida, Índice de Atendimento à Demanda, Processos Antigos em Andamento, Processos Paralisados há mais de 100 dias, contribuindo para a gestão da Vara quanto a sua produtividade; Prêmio Justiça de Qualidade (https://consultasaj.tjam.jus.br/cdje/consultaSimples.do?cdVolume=16&nuDiario=3589&cdCaderno=8&nuSeqpagina=9) , que consiste em distinção concedida às Unidades Jurisdicionais de 1º Grau que se destacaram no cumprimento das metas vinculadas às unidades judiciais, baseado na composição dos indicadores estabelecidos pelo CNJ, com o objetivo de outorgar o reconhecimento da excelência dos trabalhos desenvolvidos e promover incentivo à melhoria da eficiência na prestação jurisdicional e na gestão judiciária.
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Avaliação dos benefícios à sociedade:
Conforme demonstra os resultados abaixo se percebe que houve melhoria nos índices de IAD (comparando o mês de janeiro/2023 e julho/2023) com um aumento de 60,69% em janeiro, para 109,62% em julho. Quanto os índices relacionados à Meta 1 – Julgar mais processos que os distribuídos e Meta 2 – Julgar processos mais antigos, houve aumento no percentual de janeiro a agosto de 2023. A meta 1 passou de 47,21% em janeiro de 2023 para 89,91 em agosto de 2023. Enquanto a meta 2 passou de 96,52 em janeiro de 2023, para 103,93 em agosto de 2023.