Programa Lumen - Novo padrão energético
O Programa Lumen foi originado a partir da necessidade de se firmar um compromisso com o meio ambiente e, consequentemente, minimizar gastos com o custeio de energia elétrica necessária à realização das atividades fins e meio do Poder Judiciário de Roraima.
O objetivo do Programa é manter o alinhamento com as diretrizes de sustentabilidade, uma vez que a utilização de energia solar fotovoltaica reduz o consumo de energia oriunda de fontes com maiores impactos ao meio ambiente.
Embora o contexto vigente não apontasse um cenário assertivo quanto ao retorno das atividades em condições presenciais plenas, decorrentes da ausência de riscos à saúde humana causados pelo fim da pandemia COVID-19, o Poder Judiciário estabeleceu no seu Plano de Gestão para o biênio 2021/2023 a prioridade de transição do padrão energético, voltado para energia solar, renovável e sustentável. Tal iniciativa consta contemplada no pilar "5.3 - Inovação e Sustentabilidade", desafio "5.3.1 - Promover Inovação com Sustentabilidade" e iniciativa "5.3.1.5 - Adotar Novo Padrão Energético - Energia Solar" do Plano de Gestão 2021-2023.
Cumpre registrar que as metas descritas no presente Plano de Gestão, alinhadas às estratégias nacionais formuladas pelo Conselho Nacional de Justiça contemplaram a visão de longo prazo inserida no Planejamento Estratégico Institucional 2021-2026 do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. Destaca-se ainda que a implantação de energia solar constou do documento base do plano de obras e Resolução n.º 15/2021.
A mudança contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos stakeholders e a sustentabilidade dos recursos naturais, e o reflexo dessa inovação resultará no fortalecimento da imagem institucional e principalmente na economia de custos em médio prazo.