Iniciativa
Projeto INCLUSIFIQUE TST
INCLUSIFIQUE
A Oficina "Inclusifique" teve como objetivo identificar os principais problemas/desafios capacitistas e prototipar soluções criativas, para o desenvolvimento de ideias e soluções para essas questões, foi utilizada a metodologia de Design Thinking, com método Duplo Diamante, por meio da qual os participantes levantaram, de forma criativa, os principais problemas que pessoas com deficiência enfrentam no Tribunal. No decorrer da oficina, o grupo buscou encontrar soluções para as duas principais questões discutidas: como tornar todos os banheiros do TST/CSJT/Enamat acessíveis para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida e como podemos ter uma representação efetiva e qualitativa de PCDs no processo de desenvolvimento do Processo Judicial eletrônico (PJe).

O "INCLUSIFIQUE: Oficina de Inovação em Acessibilidade" realizada no Laboratório de Inovação do TST, foi uma parceria da Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão (ASDIN) com a Divisão de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do TST (DIESIS), e teve o objetivo de incentivar o engajamento e a participação de pessoas com deficiência na melhoria institucional do Tribunal com foco na inclusão, além de estimular a cultura na Inovação no Tribunal. Durante a Oficina teve como facilitadora-laboratorista a servidora Ekaterini Sofoulis Hadjirallis, chefe da ASDIN. No evento foi baseado em observações de como utilizar os espaços, assim como os objetos e os serviços que os ocupam, isso permite a descoberta de padrões onde outros veem complexidade, além de possibilitar a sintetização de novas ideias, com base em fragmentos aparentemente discrepantes e converter problemas em oportunidades para as pessoas com deficiência no Tribunal.


A ação foi uma oportunidade para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia da Acessibilidade, celebrados nos dias 3 e 5/12 respectivamente. O evento foi um momento de escuta, levantamento de necessidades e anseios contra barreiras enfrentadas no ambiente de trabalho. Serviu também para incentivar o engajamento de pessoas com deficiência na melhoria institucional com foco na inclusão. Para o desenvolvimento de ideias e soluções para essas questões, foi utilizada a metodologia de design thinking, por meio da qual os participantes levantaram, de forma criativa, os principais problemas que pessoas com deficiência enfrentam no Tribunal. Ao decorrer da oficina, o grupo buscou encontrar soluções para as duas principais questões discutidas: como tornar todos os banheiros do TST/CSJT/Enamat acessíveis para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida e como podemos ter uma representação efetiva e qualitativa de PCDs no processo de desenvolvimento do Processo Judicial eletrônico (PJe).

Conforme as últimas duas fases do método Duplo Diamante – Desenvolver e Entregar, são focadas em descobrir uma solução. Apresentação dos protótipos de solução criado na Oficina de Inovação foram apresentados para os problemas específicos em mãos, nesta hora foi propício a exploração ideias de soluções para os problemas selecionados. Neste contexto os protótipos desenvolvidos tiveram o objetivo de validar, de forma mais rápida, a viabilidade desta soluções apontadas pelos participantes.
Situação
O projeto está em andamento, a Presidência do Tribunal está analisando as demandas dado projeto que ocorreu na oficina de inovação Inclusifique e está consolidando e implementando as ações para melhorar a acessibilidade no TST/CSJT, durante o ano de 2023, pois algumas ações depende de um tempo maior para implementação.
Relação com os ODS da Agenda 2030
Esta solução criativa contribui diretamente para com a Agenda 2030, por meio do ODS: 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) - “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis” - Meta: 16.6 - Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.. ODS 10 - Redução das Desigualdades; O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 é o que tem como centro o mundo do trabalho e do desenvolvimento econômico - A meta 8.5 propõe alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, com remuneração igual para trabalho de igual valor.

Tags:
Inclusão 22
ODS 10 8
ODS 4 4
pessoas com deficiência 6
Oficina de Inovação 46
Inclusifique TST 1
ods16 11
ODS8 4
InclusifiqueTST 1