Freela no LINC
FREELA NO LINC
O que é?
Programa de incentivo ao trabalho voluntário esporádico, pontual ou constante nas atividades do Laboratório de Inovação e Criatividade da JFPR, de maneira não remunerada e que não interfira nas atividades laborais oficiais.
Objetivo
Fomentar a cultura de inovação no âmbito da instituição. Dar visibilidade às ações de inovação institucional, promovendo a transformação de cultura e mindset. Paralelamente, valorizar o servidor inovador; reconhecer habilidades e competências extras dos servidores, muitas vezes não aproveitadas dentro das unidades formais de trabalho.
Por quê?
A ideia principal é considerar a tendência mundial da flexibilidade no trabalho, da atuação diversificada e on demand (sob demanda) em contraste ao formato rígido e circunscrito a áreas específicas de atuação. A realidade atual mostra ao mundo que trabalhar em um único tipo de tarefa ou passar anos no mesmo ambiente de trabalho, exercendo as mesmas atividades, pode não ser mais uma opção interessante ou possível no mundo digital.
Neste contexto, surgem os trabalhos pontuais, como duração e periodicidade customizadas caso a caso, sempre acordados com o colaborador. As redes de inovação das quais participamos têm trazido relatos de gestores, no sentido de que foi observado aumento na produtividade, clima e qualidade de vida no trabalho, por parte dos servidores que prestam serviços eventuais voluntários, em comitês ou times de inovação.
Além disso, LINC e a própria Seção de Inovação carecem de força de trabalho para desenvolver todas as suas intenções de entrega de inovação. De outro lado, há pessoas interessadas em diversificar seu repertório de atividades, mesmo que por um período curto de tempo, já que, como sabemos as relotações nem sempre são um processo fácil ou possível.
Outros laboratórios de inovação pública, como o NIDUS (Governo do Estado de Santa Catarina) e o LA-BORA! (Ministério da Economia) já adotam esta prática, com sucesso.
Atividades
As pessoas cadastradas podem atuar em diversas etapas dos serviços do LINC, de acordo com suas competências e interesses. As atividades podem ser presenciais ou à distância.
Exemplo de atividades dos colaboradores eventuais:
- apoio na facilitação de oficinas,
- facilitação gráfica,
- registro fotográfico,
- design de peças publicitárias,
- design gráfico
- produção e/ou edição de vídeos,
- entrevistas a usuários,
- pesquisas para fase de empatia nos processos de design thinking,
- participação em oficinas de ideação,
- auxílio na construção de protótipos,
- participação em testes de protótipos,
- apresentação do talk-show LINC CONVIDA ou Lives no Instagram
- apoio na organização de eventos, como palestras, oficinas e rodas de conversa
- prospecção e organização de conteúdo para postagens em mídias sociais (@iNovaJFPR)
Adesão e participação
Inicialmente, o programa atingirá apenas o público interno da JFPR, podendo vir a ser expandido a outros Órgãos.
Qualquer servidor, estagiário ou magistrado pode se cadastrar no programa e ser um "Freela no LINC".
Para atuar, é necessário autorização expressa da chefia imediata, caso ocorra durante a jornada de trabalho da unidade de atuação do colaborador.
Os trabalhos são pontuais e têm duração e periodicidade customizadas caso a caso, sempre acordados com o colaborador.
O programa de freelancer é baseado em troca: pessoas interessadas em fazer um job (trabalho) no Laboratório de Inovação, preenchem formulário de entrevista e podem ser selecionadas para colaborar em uma ação específica ou realizar serviços esporádicos, pontuais ou permanentes.
Em contrapartida, a Seção de Inovação Institucional emite uma certificação de colaborador eventual, com reconhecimento público, de acordo com o serviço prestado.
Além disso, o colaborador cadastrado tem a oportunidade de atuar em um ambiente de aprendizagem e inovação, construir networking, colocar em prática habilidades e competências de seu interesse, agregar valor às entregas do LINC e atuar em algo que o motive.
A minuta do Formulário de Inscrição pode ser visto e testado em https://forms.gle/cofgsCQM9ryifvhG9.
Como os blocos da nossa logomarca, ser um "Freela no LINC" significa ser um voluntário do laboratório para encaixar sua imaginação, motivação, cooperação e interação com as diferentes peças da Justiça Federal do Paraná. Acreditamos que, por meio do compartilhamento, experimentação e, especialmente, da inteligência coletiva, conseguiremos promover grandes transfomações e alavancar a disseminação da cultura de inovação.
- E-mail do laboratório: inova@jfpr.jus.br