Acessibilidade ao Exercício do Voto
O projeto Acessibilidade ao Exercício do Voto, lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – TRE-RJ iniciado em março de 2022, tem o objetivo de ampliar a acessibilidade ao exercído do voto dos eleitores fluminenses com capacidade cognitiva reduzida, dificuldade de fala, idosos e analfabetos.
Para tanto, foi realizada parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro - SMPDRJ na qual foram desenvolvidas pranchas de comunicação alternativa em locais de votação da Capital do Estado. A prancha de comunicação alternativa é uma placa com imagens explicativas, que amplia o repertório comunicativo além da fala.
Para o projeto-piloto foram escolhidos locais de votação dos seguintes bairros da capital: Bairro de Fátima, Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Lapa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Santa Teresa, São Conrado, Urca, além de Rocinha e Vidigal.
No caso das pranchas utilizadas nas seções eleitorais, as imagens abordam cada etapa do processo de votação e foram utilizadas no atendimento de pessoas com deficiência cognitiva, dificuldade de fala, idosos e analfabetos, ampliando assim a acessibilidade no pleito.
Considerando a conclusão do projeto-piloto em dezembro de 2022, o objetivo é que a iniciativa seja implementada em todo o Estado nas Eleições Municipais em 2024.
Para saber mais, acesse https://www.tre-rj.jus.br/institucional/liods-rj/projetos em andamento
- E-mail do laboratório: liods-rj@tre-rj.jus.br