Campanha Eleições Sustentáveis
- Descritivo do projeto: A Campanha Eleições Sustentáveis, realizada pelo TRE-MG desde 2018, visa sensibilizar candidatos e partidos políticos, orientando-os a encaminhar as sobras de propaganda eleitoral para as associações e/ou cooperativas de reciclagem do estado de Minas Gerais, com o intuito de viabilizar a destinação ambientalmente correta às sobras de material de propaganda eleitoral.
Objetivo:
A iniciativa objetiva propiciar o descarte correto dos materiais de propaganda eleitoral, de forma a sensibilizar os partidos e candidatos para que destinem as sobras de propaganda eleitoral para as associações e/ou cooperativas de reciclagem do estado de Minas Gerais, alcançando a maior área territorial e social possível, dentro da sua jurisdição.
Ferramentas e/ou metodologias utilizadas:
A Campanha Eleições Sustentáveis foi formalizada por meio de projeto administrativo, a partir da metodologia do PMBOK. Para acompanhamento das ações, utilizou-se o Project Server.
Desenvolvimento e/ou aplicação:
A Campanha Eleições Sustentáveis foi estruturada em 3 fases:
1) Pré-campanha: reuniões com associações e/ou cooperativas de reciclagem e foro eleitoral da Capital do Estado de Minas Gerais – Belo Horizonte; preenchimento de tabela com todas as informações das associações e cooperativas necessárias para a entrega das sobras de propaganda eleitoral; criação da página “Eleições Sustentáveis” no site do TRE-MG (link: https://www.tre-mg.jus.br/transparencia-e-prestacao-de-contas/plano-de-logistica-sustentavel-1/campanha-eleicoes-sustentaveis-1) e publicação da tabela e demais informações com orientações sobre a campanha; elaboração de minuta de ofício e de e-mail marketing para divulgação da Campanha Eleições Sustentáveis.
2) Campanha: envio de ofício aos partidos políticos, diretórios partidários, coligações partidárias e candidatos; publicação de comunicado interno; divulgação nos canais oficiais de comunicação do TRE-MG: Facebook, Twitter, Instagram; release imprensa: envio e acompanhamento de matérias, divulgação do início da campanha no jornal eletrônico interno.
3) Pós-campanha: As associações e cooperativas de reciclagem enviam ao TRE-MG fotos e informações sobre o peso das sobras de material de propaganda eleitoral entregues e arrecadadas; o TRE-MG divulga os resultados da campanha em sua página e nas mídias sociais.
Resultados:
A Campanha, realizada sem nenhum custo para o Tribunal, viabilizou a destinação 11 e 28 toneladas de sobras de propaganda eleitoral, em 2018 e 2020, respectivamente, perfazendo um Rotal de quase 40 toneladas. Em 2022, mais de 55 toneladas foram destinadas às associações e cooperativas de materiais de reciclagem.
Dessa forma, contribuiu com a redução da poluição gerada pela Campanha Eleitoral, além de propiciar a valorização do trabalho das associações e cooperativas de trabalhadores de materiais recicláveis do Estado de Minas Gerais, contribuindo para a melhoria da renda de vária famílias.
Reconhecimentos:
- Projeto ganhador do Prêmio A3P em 2022 (3º lugar), na categoria "Gestão de Resíduos": https://www.tre-mg.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Novembro/campanha-eleicoes-sustentaveis-bate-recorde-de-recebimento-de-materiais
- Projeto incluído no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário: https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/218?utm_source=infojud.com.br&utm_medium=referral&utm_content=portal_primenews&utm_campaign=hotfixpress
- Projeto selecionado para exibição no canal da ENAP no YouTube, por ocasião da Semana de Inovação 2022: https://youtu.be/S2sIH1VPgKk
- E-mail do laboratório: liods@tre-mg.jus.br