Aprimoramento do Plantão Judicial Estadual
Objetivo do projeto:
Aprimoramento do Plantão Judicial Estadual promovendo o acesso à justiça para todos, oferecendo serviços eficazes, responsáveis e inclusivos.
Problema:
Como podemos aperfeiçoar os serviços do plantão judiciário?
Identificou-se a falta de uniformização nos procedimentos pelos servidores que atuam no plantão e dúvidas em alguns procedimentos de 1º e 2º graus, e infância e juventude. Ademais, verificou-se a necessidade de capacitar as equipes de apoio ao plantão nas principais rotinas. Ainda, verificou-se que diversos usuários (advogados, policiais, agentes penais) têm dificuldade em entender o funcionamento do Plantão Judicial.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável:
ODS16- Paz, Justiça e Instituições Eficazes -Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Ferramentas e Recursos:
- Mentimenter
- Canva
- Templates : “Matriz de Identificação de Problemas”, “Matriz de identificação de Soluções”, “Matriz de Desenvolvimento de Protótipos”
- Vídeo do Youtube
- Notebooks, Canetinhas, Flip chart, post its
Técnicas e métodos:
Foi utilizada a metodologia Design Thinking para identificar os problemas enfrentados na atuação durante o plantão do recesso forense, assim como propor soluções que possam contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.
A oficina foi desenvolvida no formato híbrido, presencial e à distância, dividida em três etapas: etapa de identificação e priorização dos problemas (à distância), etapa de identificação priorização das soluções (à distância) e etapa de desenvolvimento das soluções (Presencial). Nas etapas de identificação e priorização dos problemas (à distância) e de identificação priorização das soluções (à distância), foram de três h/a cada, divididas em dois dias de encontros síncronos pela plataforma zoom. Foram apresentadas ferramentas para auxiliar no trabalho de seleção e priorização possibilitando a cada participante expressar sua percepção e após discussões, elaborarem uma percepção coletiva. Na etapa de desenvolvimento das soluções (Presencial), os servidores e as servidoras realizaram discussões acerca do formato de cada solução definida e desenvolveram protótipos das ideias/soluções propostas. Ao final, as ideias/soluções foram apresentadas pelos participantes à Administração (Presidente, Secretária-geral da Presidência, Juiz Auxiliar da Presidência e Coordenador do Laboratório de Inovação).
Resultados alcançados:
O trabalho contou com a participação de servidores da equipe da própria Central e de servidores das Comarcas do Interior que compõem o serviço de plantão visando contemplar as diversas experiências e visões acerca do trabalho.
Como resultado da oficina foram entregues: a criação de uma central de atendimento para dúvidas sobre o plantão, manuais de procedimentos para o plantão de primeiro e segundo graus, procedimentos específicos da área da infância e da juventude, modelos de documentos a serem utilizados pelos servidores de Plantão e um material de “Perguntas e Respostas Frequentes” para Advocacia e Delegacias com vídeos e guias explicativos.
Status:
Finalizado
Links:
Para acessar o produto das oficinas, clique aqui.
Realização:
Inovajus - Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
- E-mail do laboratório: inovajus@tjgo.jus.br