Criação de Armazém de Dados único e centralização dos Sistemas de consulta
Diante da diversidade de Sistemas, fontes de dados e de áreas que as utilizam neste Poder Judiciário torna-se imprescindível a consolidação dos diferentes tipos de fontes como Projudi/PJD, SPG, SSG, SEEU, BNMP, Execpenweb, Sipema, entre outros, em local único, denominado Data Warehouse (DW) ou Armazém de Dados.
Armazém de Dados é um tipo de sistema de gerenciamento de dados projetado para ativar e fornecer suporte a diversas consultas e atividades como: análises avançadas de dados, Business Intelligence (BI), Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA).
A construção de um Armazém de Dados único centralizará e consolidará grande quantidade de dados históricos de várias fontes e eliminará os ruídos e divergências de informações entre as áreas deste Poder. Seus recursos analíticos permitirão que este Tribunal obtenha informações de negócios úteis desses dados para melhorar a tomada de decisão, a prestação de informações ao CNJ e a atuação de magistrados e de servidores em cada unidade jurisdicional.
O projeto consta das seguintes etapas:
- Levantamento das necessidades;
Levantamento de todas as informações desejadas pelas áreas de negócio que constarão no Armazém, bem como a centralização dos sistemas.
- Identificação e mapeamento das fontes de dados;
Mapeamento dos dados, identificando as fontes e como chegar até eles.
- Definição da Matriz de Responsabilidades do Grupo Gestor:
Definição das atividades e responsabilidades entre as áreas envolvidas na construção do Armazém de Dados e centralização dos sistemas.
- Criação da infraestrutura e acessos;
Definição do gerenciador e requisitos do Banco de dados e criação da infraestrutura.
- Criação do modelo de dados;
Criação de um banco de dados central para todos os elementos elencados que formarão o armazém de dados. Um modelo de banco de dados ilustra todas as entidades e/ou objetos que irão para o Data Warehouse/Armazém de Dados e suas propriedades.
- Definição do processo e motor de carga;
Criação da política e o motor de carga para que todos os dados sejam carregados, atualizados e orquestrados de forma ordenada e automática.
- Definição de local único para abrigar os sistemas;
Definição pelo grupo gestor do melhor local/forma para disponibilização de todos os sistemas e ferramentas públicas de consulta.
- Definição do Plano de Comunicação;
Definição junto ao Centro de Comunicação de estratégia para atingir os usuários/clientes dos sistemas.
Projeto em andamento.
Contato: inovajus@tjgo.jus.br
- E-mail do laboratório: inovajus@tjgo.jus.br