Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório Prêmio de Inovação
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial - SAREF

  • 399

 

O Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial - SAREF foi criado pela Assessoria de Ciência de Dados do TJDFT – ACID para responder ao seguinte desafio proposto pela Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto – VEPERA: como manter, de forma segura, a apresentação periódica de apenados, severamente prejudicada pela pandemia do Covid-19?

Nesse projeto de inteligência artificial, que corresponde ao primeiro case nacional de apresentação criminal remota, o Laboratório Aurora inicialmente realizou estudos quanto ao perfil dos apenados, destacando-se os desafios em relação ao grau de escolaridade, ao acesso a tecnologias e ao letramento digital.

A partir desses dados, o Aurora auxiliou na definição da navegação do usuário no site do Tribunal e também no desenvolvimento das telas do sistema e de manuais explicativos, a fim de aperfeiçoar a experiência e otimizar o processo de apresentação de apenados na VEPERA.

Além da versão mobile do SAREF, o projeto também concebeu um totem de autosserviço, localizado na própria VEPERA, a fim de atender a todos que não dispusessem de equipamentos eletrônicos ou de outras formas de conectividade.

Para tanto, o Laboratório buscou compatibilizar a versão do SAREF destinado ao totem com as melhores práticas de acessibilidade e inclusão, além de conceber o modelo de seu suporte físico.

Como dinâmica de trabalho, o Aurora conduziu oficinas de revisão da linguagem, de design das telas do sistema e de discussão de requisitos de acessibilidade, usabilidade e interatividade do totem.

Além do totem de autosserviço, a apresentação criminal também foi disponibilizada por meio do SAREF Mobile, nome dado ao módulo que permite a utilização do SAREF por celular. É necessário somente que o apenado disponha de um dispositivo de telefonia móvel com câmera e acesso à internet para realizar o acesso pela página do TJDFT e se conectar ao SAREF. Dessa forma, é possível fazer a apresentação de onde o usuário estiver. 

No início de 2023, mais de 15 mil apenados já haviam sido beneficiados com o uso do SAREF, tendo o sistema sido expandido também para a Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA), além de existirem estudos de expansão do sistema para outras unidades judiciárias do TJDFT.  

Para saber mais, acesse https://www.auroralab.tjdft.jus.br/saref 

Tags: INTELIGENCIA-ARTIFICIAL 95
  • E-mail do laboratório: auroralab@tjdft.jus.br