Balcão Virtual do TJDFT
Como estratégia de implementação do Balcão Virtual, nos termos e prazo definidos pela Resolução nº 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, o TJDFT constituiu três frentes de trabalho:
- Desenvolvimento da ferramenta;
- Design do site e experiência do usuário;
- Levantamento de dados relativos à infraestrutura das unidades.
Além de atuar junto às unidades responsáveis pelo design do site e experiência do usuário, o Laboratório de Inovação Aurora trabalhou para promover o alinhamento das unidades envolvidas na instalação do Balcão Virtual, tendo como principal tarefa facilitar a comunicação entre os participantes.
No que diz respeito ao trabalho colaborativo, o Aurora atuou no preparo e realização das sessões de testes do uso da ferramenta com Varas-piloto, bem como na criação, no Microsoft Teams, de um canal colaborativo de troca de experiências, dificuldades e dúvidas sobre o uso da ferramenta (em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação – SETI); e na definição do conteúdo e coordenação das matérias publicadas interna e externamente sobre o Balcão Virtual (em parceria com a Assessoria de Comunicação Social – ACS).
O Aurora também procurou aperfeiçoar a experiência dos servidores e da sociedade, sempre com adoção de linguagem simples, dinamismo da narrativa e amplo cuidado acerca dos elementos visuais escolhidos, para proporcionar a compreensão fácil e rápida pelos seus usuários. Nesse sentido, foram criados os seguintes materiais:
- Manual do Balcão Virtual;
- Manual de Instalação do fundo de tela institucional, utilizado na padronização das salas virtuais;
- Manual de Acesso ao Balcão Virtual para o público externo;
- Vídeo que explica como acessar o serviço a partir de dispositivos móveis;
- Cartão digital que facilita o acesso ao Balcão Virtual e aos manuais de acesso à ferramenta.
Desde a adoção do Balcão Virtual no TJDFT, em 22/3/2021, o Aurora permanece atuante nas discussões acerca de possíveis evoluções do serviço, com base no feedback colhido das unidades judiciárias e na pesquisa de satisfação realizada com os usuários ao término do atendimento.
Nesse contexto, em 2022, textos presentes no sistema do Balcão Virtual foram reescritos para melhor compreensão do público, funcionalidades foram aprimoradas, assim como a acessibilidade, tendo o manual de acesso do público externo ao Balcão Virtual sido todo redesenhado, a partir de contribuições do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade (NUICS), a fim de adaptá-lo integralmente para o uso de leitores de tela.
Por outra via, no que se refere ao uso do sistema pelo público interno, foi disponibilizado às unidades judiciárias acesso às notas e avaliações subjetivas referentes ao atendimento, consignadas na pesquisa de satisfação do Balcão Virtual. O acesso a esses dados se materializa como uma importante ferramenta para os gestores da área-fim do Tribunal.
Outro ponto de destaque foi a adoção do Balcão Virtual como canal de comunicação pela área administrativa do Tribunal, ampliando-se, assim, o acesso aos serviços oferecidos por meio digital aos usuários internos.
Por se tratar de uma ferramenta em constante desenvolvimento, qualquer ideia, elogio ou crítica à experiência do Balcão Virtual do TJDFT pode ser enviada por usuários, servidores, magistrados e público em geral ao e-mail do Laboratório Aurora, que consta ao final desse documento.
Para saber mais, acesse https://www.auroralab.tjdft.jus.br/balcao-virtual
- E-mail do laboratório: auroralab@tjdft.jus.br