Ser Mesária(o) é
Objetivos
O concurso “Ser Mesária(o) é” visa incentivar a participação das mesárias e dos mesários, importantes parceiros da Justiça Eleitoral, como cidadãs e cidadãos que colaboram voluntariamente e, assim, emprestam legitimidade ao processo eleitoral.
Também é uma ação de valorização e reconhecimento dos serviços prestados à Justiça Eleitoral, dos quais são partícipes preponderantes na garantia do direito de votar.
Por fim, objetiva, ainda, identificar possíveis colaboradores para futuras ações e campanhas voltadas à participação voluntária de mesárias e mesários.
Fundamentação
A ação em tela tem fundamentação em um dos princípios para a Inovação no Setor Público, que é a participação ativa das cidadãs e dos cidadãos nas instituições públicas. Nesse contexto, não basta apenas ouvir os usuários dos serviços públicos, mas também inseri-los em processos de definições de políticas públicas bem como em ações que viabilizem a cocriação, a cooperação e coavaliação dos serviços prestados à sociedade.
A participação cidadã, além de permitir que a sociedade se sinta representada, através da colaboração dos diversos estratos da população, garante ainda maior legitimidade às instituições públicas.
A Ação
O concurso foi instituído através dos Editais nº 1082/2022 e nº 1148/2022 do TRE/SE. Os participantes puderam se inscrever pelo WhatsApp enviando ou uma frase ou um vídeo descrevendo o que é ser mesário nas eleições. Portanto, houve duas categorias para efeitos de participação e premiação, sendo que quatro vencedores foram selecionados para cada uma delas (três vencedores a partir da pontuação atribuída pela Comissão Julgadora e um vencedor por escolha da Comissão Organizadora).
A divulgação do concurso se deu através do site do TRE/SE, de grupos de mesários nos WhatsApp, criados pelas Zonas Eleitorais, e, também, pela imprensa local.
Houve um total de 169 (cento e sessenta e nove) inscritos no concurso, sendo 30 (trinta) na categoria de vídeos e 139 (cento e trinta e nove) na de frases.
Resultados Alcançados
Sob o ponto de vista qualitativo, o engajamento observado por parte das(os) participantes foi bastante significativo. Primeiro, pelo reconhecimento recorrente da importância e responsabilidade do papel desempenhado pelas mesárias e mesários. Segundo, pelo espírito cívico e patriótico enfaticamente demonstrado, havendo diversas expressões de orgulho e desejo de participar do processo eleitoral brasileiro, chegando alguns a confessar possuírem, desde a infância, o sonho de participar das eleições.
Não bastante, obteve-se, ainda, uma riqueza impressionante no quesito criatividade, com o envio de cordéis, poesias e frases impactantes, constituindo um material com grande potencial para uso em campanhas publicitárias na Justiça Eleitoral.
Ademais, a cerimônia de premiação comprovou o impacto altamente positivo do concurso nas mesárias e nos mesários participantes. Foi reiteradamente externada a satisfação e gratidão dos premiados pelo reconhecimento e valorização do seu trabalho no processo eleitoral.
Houve, também, significativa cobertura jornalística, o que ajudou a reforçar a imagem institucional do TRE-SE, ao se reconhecer o papel preponderante da participação ativa da sociedade no processo eleitoral ao passo que amplia a sua legitimidade.
Para maiores informações, favor entrar em contato com o i9SE através da plataforma RenovaJud ou por e-mail.
- E-mail do laboratório: i9se@tre-se.jus.br