OtimiZE
Objetivo
O projeto OtimiZE visa identificar necessidades emergentes na gestão administrativa dos Cartórios Eleitores de Sergipe, propondo soluções que possibilitem a otimização de rotinas e procedimentos.
Fundamentação
Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.
Eixos Temáticos do !9SE - Portaria TRE/SE 1103/2019
Integração e Pertecimento - disseminação da cultura de integração e pertencimento ao ambiente de trabalho (art. 2º, II)
Serviço de Excelência - estímulo à simplificação e busca pela otimização na prestação de serviços (art. 2º, III)
Metodologia
Foi utilizado o Design Thinking como arcabouço metodológico para o desenvolvimento do projeto, partindo do desafio inicial:
"Como podemos criar condições para a melhoria da gestão administrativa dos Cartórios Eleitorais?"
Passamos pelas fases Descoberta, Definição, Desenvolvimento e Entrega, conforme descrito a seguir:
1. Descoberta, na qual listamos nossas certezas, suposições e dúvidas acerca do desafio proposto, passando, em seguida, à realização de uma pesquisa etnográfica junto a 13 colegas, efetivos e requisitados, dos Cartórios da 3ª, 15ª, 21ª e 31ª ZEs (dois que já trabalharam em Cartório e atualmente trabalham na Sede) e quatro da COCRE, relacionando suas principais "dores".
2. Definição, na qual, a partir dos perfis das(os) colegas entrevistadas(os), criamos uma persona, que chamamos de Aniele, e, após a elaboração de uma matriz de priorização para as dores, redefinimos o desafio para:
"Como podemos acolher Aniele de modo que ela receba as respostas adequadas para suas dúvidas e necessidades, com orientações e procedimentos detalhados e atualizados, de forma a se sentir segura, valorizada e menos sobrecarregada na execução de suas atividades"
3. Desenvolvimento, na qual, a partir da elaboração de uma matriz criativa, priorizamos e prototipamos uma solução, composta pelo "Espaço Colaborativo" e pelo "Time de Relacionamento".
4. Entrega, na qual validamos as hipóteses de valor para o protótipo e colhemos feedback das unidades impactadas.
Resultados Esperados
Após implementação da solução, espera-se que:
1. Promover o acesso rápido às orientações e procedimentos, através de uma canal único de informações.
2. Facilitar o entendimento e a execução dos procedimentos com o uso da liguagem simples e visual para as orientações e procedimentos.
3. Promover maior segurança na execução dos procedimentos através de uma espaço colaborativos de perguntas e respostas.
4. Promover uma melhor interação com as unidades na resolução de dúvidas e problemas.
Equipe
Nome | Unidade |
Rosa Márcia Fontes Machado | AGEST-DG |
Hermano de Oliveira Santos | AGEST-DG |
Caroline Valeriano Damascena | NSA |
Jeirlan Correia Palmeira | COSIS |
Paulo Sérgio de Santana Silva | NCI |
Relatório
- E-mail do laboratório: i9se@tre-se.jus.br