Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório Prêmio de Inovação
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

TRT-14 na palma da mão

  • 0

OBJETIVO DO PROJETO
Implementar  um programa de política inclusiva, voltada ao atendimento simplificado e à tecnologia acessível, a fim de que a sociedade/jurisdicionados tenham acesso facilitado às informações jurisdicionais, consigam entendê-las e utilizar os serviços judiciais disponíveis, consistente em:

a) ampliar os meios de comunicação e disponibilização de serviços e produtos do TRT-14, por meio de utilização de Inteligência Artificial, denominada chatbot, no aplicativo WhatsApp;
b) simplificar os procedimentos e o acesso às informações judiciais, tais como informações de como ajuizar uma reclamação trabalhista, como participar deaudiências, como consultar andamentos dos processos judiciais, como solicitar inclusão de processo para conciliação etc.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO 

A Estratégia Nacional do Poder Judiciário, formulada pelo Conselho Nacional de Justiça, estabelece como Macrodesafio o “fortalecimento da relação institucional do Poder Judiciário com a sociedade”, incluindo a adoção de estratégias de comunicação e de procedimentos objetivos, ágeis e em linguagem de fácil compreensão.

Dessa forma, é necessária a adoção de programa de política inclusiva, no âmbito do TRT-14, voltada ao atendimento simplificado e à tecnologia acessível, a fim de que a sociedade/jurisdicionados tenham acesso facilitado às informações jurisdicionais, consigam entendê-las e utilizar os serviços judiciais disponíveis.

Ademais, considerando que o WhatsApp é de conhecimento/utilização pela grande maioria da população, resultando na modernização no acesso dos cidadãos/jurisdicionados aos serviços do TRT, a implantação do referido aplicativo facilitará o acesso dos serviços administrativos e judiciais, ampliando e otimizando os serviços de atendimento ao público.

A política inclusiva de acesso simplificado com foco na prestação jurisdicional coaduna-se com as mais modernas práticas de gestão voltada à redução das desigualdades, à valorização da pessoa, à tecnologia acessível e à responsabilidade social, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 da Agenda 2030 da ONU, bem como a concepção do projeto foi motivada por normas superiores que incentivam o desenvolvimento de projeto de linguagem simples, voltado para prestação jurisdicional, conforme a Portaria nº 411/2024 e o Ato Conjunto TST.CSJT.GP.CADI n. 59/2022.

Por derradeiro, o projeto usará a “Design Thinking”, que tem 5 fases: Empatia, Redefinição, Ideação, Prototipação e Implementação. 

A fase 1 de “empatia”  pretende entender o contexto do problema e identificar as necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções. Essa fase consiste em um mergulho a fundo no ambiente de vida dos atores e do assunto trabalhado.

A fase 2 de “redefinição” o desafio será analisado profundamente. Muitas vezes, o problema a princípio apontado é meramente uma consequência de fatos ainda desconhecidos. Somente após ter passado pela 1ª fase do Design Thinking, a da empatia ou imersão, é possível conhecer verdadeiramente o problema, detectar onde reside suas causas.

É necessário primeiro saber o que é que se busca solucionar para, então, vislumbrar as oportunidades de atuação. Segundo Einstein, se fosse dado a ele uma hora para resolver um problema, ele gastaria 55 min pensando no problema e 5 min pensando nas soluções. Isso porque quanto mais se pensa num problema, mais efetiva será sua solução.

A fase 3 de “ideação” tem o objetivo de gerar ideias inovadoras que solucionem um problema encontrado. Para isso, é fundamental que o que se pretende resolver já tenha sido definido na fase anterior e devidamente compreendido pela equipe. 

Na fase 4 de “prototipação” são construídos protótipos para ajudar a pensar realisticamente sobre a maneira como as pessoas irão interagir com o conceito projetado. A construção de modelos ajuda na visualização de ideias como reais e tangíveis, além de auxiliar na interação de soluções de forma rápida. 

A fase 5 de “testes” é a última da abordagem de Design Thinking e, por essa razão, crucial para o sucesso de um projeto. Agora as ideias serão colocadas à prova para sua validação pelos usuários dos serviços/produtos e perante o mundo real.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

O presente projeto encontra-se alinhado com o Planejamento Estratégico Participativo PEP 2021-2026 do Tribunal, especialmente, quanto ao Objetivos:

Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais, que objetiva aperfeiçoar os processos de comunicação com foco na divulgação e disseminação das competências institucionais, estratégias e políticas públicas implantadas, e resultados operativos da jurisdição trabalhista para todos os atores do sistema de justiça e sociedade, para fortalecer a transparência e a imagem da Justiça do Trabalho.
Promover o trabalho decente e a sustentabilidade, que visa promover ambientes de trabalho seguros e protegidos, a dignificação do trabalhador, a não discriminação de gênero, raça e diversidade, o combate ao trabalho infantil, bem como a gestão e o uso sustentável, eficiente e eficaz dos recursos sociais, ambientais e econômicos, visando ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Organização das Nações Unidas – Agenda 2030.

Além disso, o Projeto está alinhado ao Eixo 4 - Tecnologia da Informação do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples do CNJ, que objetiva o desenvolvimento de plataformas com interfaces intuitivas e informações claras.

DESCRIÇÃO DO ESCOPO

Ampliar os canais de comunicação do jurisdicionado com o TRT-14, para atendimento personalizado do cidadão, com foco na linguagem simples e seu acesso simplificado às ferramentas tecnológicas disponíveis, com a disponibilização de WhatsApp com atendente virtual, com informações simplificadas acerca dos serviços jurisdicionais.

 

ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO

Cronograma

Responsável

Início

Término

Reunião inicial de alinhamento

10/02

10/02

SAI

Reunião para alinhamento e para definição da equipe de projeto

26/03

26/03

SAI

Realização de pesquisa de participação do usuário para identificação de oportunidades de ampliação dos meios de comunicação, com divulgação no Portal do Regional

01/04

17/04

DISAIN/DIEST/

CAAV/CEJUSC

Reunião de alinhamento com a equipe do projeto para ideação, prototipação e formulação dos produtos

23/04

23/04

SAI

Confecção do vídeo explicativo para o serviço “Participar de audiência”

23/04

28/04

DISAIN

Desenvolvimento do fluxo conversacional, com simplificação da linguagem

23/04

29/04

DISAIN/DIEST

Desenvolvimento do chatbot

23/04

07/05

SETIC

Elaboração do formulário de Pesquisa de Satisfação do Atendimento que irá no Chatbot

24/04

28/04

DISAIN/DIEST

Elaboração de Plano de Comunicação para
divulgação dos produtos e inclusão do link do whatsapp na BIO do instagram 

14/04

07/05

SECOM

Criação da arte do banner eletrônico de divulgação

23/04

07/05

SECOM

Configuração do WhatsApp Web, cadastro dos servidores da CAAV para realizar atendimento

08/05

14/05

SETIC/CAAV

Período de teste do chatbot com os usuários

08/05

14/05

CAAV

Disponibilização oficial do chatbot para utilização pelos usuários

15/05

15/05

DISAIN/DIEST/

SECOM/CAAV

Realização de melhorias e manutenções

16/05

17/06

SETIC/CAAV

 

Tags:
  • E-mail do laboratório: seggest@trt14.jus.br