Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

Quadro de Vagas Digital: Visibilidade e Eficiência na Alocação de Pessoal

  • 0

1. Título da iniciativa:

Quadro de Vagas Digital: Visibilidade e Eficiência na Alocação de Pessoal


2. Complexidade do desafio a ser solucionado:

Tribunais enfrentam falta de visibilidade sobre vagas disponíveis, necessárias para concursados aprovados que aguardam nomeação, magistrados e servidores que desejam planejar suas progressões ou aposentadorias, ocasionando sobrecarga de pedidos de informação em algumas unidades.
O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região recebia reiteradas demandas de informações, via Ouvidoria, relativas ao quantitativo de cargos existentes, vagos e providos no quadro de pessoal, cujas respostas demandavam elevado esforço interno, além de não propiciar transparência ativa à sociedade.
Desafio: como disponibilizar informações de cargos efetivos existentes, vagos e providos, além de previsões de aposentadorias através de uma iniciativa de transparência ativa?


3. Descrição da iniciativa:
O que é: Plataforma digital — um “quadro de vagas” em tempo real, acessível a gestores e servidores, com filtros por especialidade, unidade e prazo.
Para mitigar o desafio apresentado, agregamos as questões mais recorrentes e as incluímos em um painel de business inteligence que está conectado ao banco de gestão de pessoas do TRT21 e demais controles internos da gestão de pessoas. Com isso, todos os interessados têm acesso a

informações de quadro próprio de pessoal, bem como andamento de provimento de cargos e estimativas de aposentadorias pelos próximos anos. Isso reforça a transparência ativa e otimiza a comunicação com a sociedade.

 

4. Principal aspecto inovativo da iniciativa:

Publicizar informações de provimentos de cargos com o suporte de um painel interativo, dinâmico e atualizado diária e automaticamente.
Nenhuma iniciativa no Portal Renovajud aborda diretamente a gestão de vagas/lotação interna nos moldes da solução implementada pelo TRT21, o que caracteriza seu aspecto inovador, ao tornar o Quadro de Vagas Digital uma proposta inédita na plataforma, com potencial para preencher essa lacuna.


5. Processo de inovação utilizado:

Design informacional e business inteligence.
Quando combinados, design informacional e BI formam um processo robusto de inovação, contemplando:
5.1 Diagnóstico de dados – coleta e análise de dados sobre a demanda e lacunas atuais;
5.2 Ideação e prototipagem visual – criação de wireframes de dashboards e fluxos;
5.3 Desenvolvimento iterativo com BI mais design – construção de MVPs com painéis e interface visual;
5.4 Validação com usuários finais – coleta de feedback nos protótipos, refinamento da visualização;
5.5 Implantação gradual – expansão em ciclos, com acompanhamento de indicadores;
5.6 Monitoramento contínuo – uso de dashboards de BI para acompanhar adoção e impacto, com ajustes de design conforme necessidade.

O design informacional ou infodesign foi utilizado para projetar visualmente a informação, visando facilitar a compreensão e suporte à decisão dos interessados nas informações sobre vagas no tribunal. Esta metodologia inovadora foi utilizada para:
- Mapeamento de necessidades, entendendo como usuários consomem informação;
- Prototipagem visual, mediante a criação do layout do protótipo;
- Testes interativos com usuários, segundo os quais foram ajustadas linguagem, cores e estrutura.

A business inteligence foi utilizado para integração no processo de inovação, mediante:
- Extração de dados de sistemas internos (processos, lotações, recursos);
- Transformação e modelagem para preparar análises, referentes a tempo de lotação, número de vagas por unidade, entre outras;
- Teste do protótipo para implementação, integrando ao sistema real às bases de dados com as informações a serem disponibilizadas.

Assim, o processo de inovação escolhido funcionou como ponte entre dados complexos e o usuário final, tanto magistrados, servidores e público em geral, por meio de painel interativo, que funciona como ferramenta que organiza visualmente os dados, tornando-os acessíveis e intuitivos. Além disto, pode ser empregado como ferramenta de apoio à decisão, na medida em que possibilita medir tempo médio para preenchimento de vagas e mapear demanda por especialidades.

6. Parcerias e participação de usuários:

A concepção nasceu de demandas do público externo que demandava o TRT21 via canal da ouvidoria. Essa solução atende em especial aos aprovados no concurso do TRT21 pois possibilitam a tramitação de vacâncias e provimentos. Recebemos avaliações de alguns nomeados no sentido de que essa iniciativa amenizava a angústia da espera e demonstrava o interesse do TRT21 se comunicar com a sociedade. Não houve parceria com outros Tribunais, mas recebemos pedido de compartilhamento da solução para uso por outros Tribunais, posteriores à apresentação da solução em evento promovido pelo CSJT.


7. Potencial de replicabilidade nacional da iniciativa:
No âmbito da Justiça do Trabalho é replicável pois o painel utiliza a base de dados de um sistema nacional de gestão de pessoas, o SIGEP-JT, além de planilha customizável por cada tribunal.


8. Documentação relacionada à ideia:
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZTY2NDE0ZTYtYWQ0ZC00ZGI5LTlkY2UtNDEyYjcxMWFhZDg4IiwidCI6ImM0MjAxYTY1LWZjOGMtNGNlNC1hM2UwLTUwODBmNjNlOWQ4YiJ9

SUBCATEGORIA “INOVAÇÕES COM RESULTADOS COMPROVADOS”

9. Resultados quantitativos e qualitativos da iniciativa:
- A atualização automática diária do painel passou a oferecer acesso constante a dados de cargos existentes, vagos, providos e previsões de aposentadoria, eliminando a necessidade de respostas manuais que antes demandavam elevado esforço interno;
- A iniciativa reduziu significativamente o volume de pedidos de informação via Ouvidoria, otimizando o trabalho interno do TRT21;
- Melhorou a comunicação entre o tribunal e a sociedade, em especial com aprovados em concursos que aguardavam nomeação, demonstrando transparência ativa e compromisso institucional;
- A plataforma amenizou a ansiedade de candidatos à medida que forneceu informações claras sobre andamento de vacâncias e provimentos, reforçando a confiança no tribunal;
- Contribuiu para o planejamento de carreira de magistrados, magistradas, servidores e servidoras;
- Atraiu interesse de outros tribunais, gerando pedidos de compartilhamento após a apresentação em evento do CSJT, o que evidencia seu impacto e potencial de replicabilidade nacional.


Esses resultados demonstram que o projeto gerou ganhos de eficiência administrativa, maior previsibilidade para servidores e candidatos, além de fortalecer a transparência institucional


Link para vídeo: https://youtu.be/UqT2BQ_LnQs

Tags: GESTAO 152
  • E-mail do laboratório: inovajt21@trt21.jus.br