PIE 4.0
Desafio solucionado:
O planejamento das eleições envolve mais de 10.000 atividades distribuídas por 101 Zonas Eleitorais, além de múltiplas unidades da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
Até 2023, esse processo era manual e fragmentado, com alto risco de retrabalho, falhas de comunicação e morosidade. O PIE 4.0 requereu:
● Mapeamento de todos os fluxos e roteiros de trabalho;
● Coordenação entre diferentes unidades do Tribunal, principalmente aquelas ligadas ao planejamento, à área de Tecnologia da Informação, bem como as unidades executoras, ou seja, quase todas as unidades do TRE-PA;
● Desenvolvimento de um sistema informatizado, integrando agendas, notificações e painéis de BI;
● Criação de local único, com interface facilitada, para consulta a materiais de apoio, entre normativos, sistemas, manuais, fluxogramas, mapas mentais, entre outros;
● Ajustes orçamentários diante da elevação das diárias e passagens.
Descrição da iniciativa:
O PIE 4.0 moderniza o Plano Integrado das Eleições com:
● Oficinas colaborativas: oficinas de Design Thinking, conduzida por facilitadores capacitados na metodologia, mapeamento de demandas e soluções inovadoras, validação conjunta de todas as atividades de eleição.
● Sistema “SPIE”: plataforma web, contendo cadastro de atividades, perfis e notificações inteligentes.
● Portal das Eleições remodelado: interface amigável, acesso centralizado a roteiros, materiais de suporte e dashboards gerenciais.
Confira aqui o vídeo da iniciativa!
Principal aspecto inovativo da iniciativa:
A automação end-to-end do planejamento eleitoral:
● Criação dinâmica de agendas e alertas via Google Agenda e Gmail (plataforma utilizada pelo TRE-PA);
● Extração de indicadores em tempo real para painéis BI;
● Metodologia de cocriação com usuários finais (todas as unidades do Tribunal com atividades relacionadas às eleições), garantindo aderência e engajamento.
Processo de inovação utilizado:
● Benchmarking com outros TREs (fev–abr/2023);
● Design Thinking nas oficinas colaborativas (maio–set/2023);
● Ciclos ágeis de desenvolvimento e homologação do sistema e do novo Portal das Eleições (fev/2023–mar/2024).
Parcerias e participação de usuários:
● Discussões e validações com 101 Zonas Eleitorais e unidades da sede com atividades voltadas às eleições;
● Coordenação com a Secretaria de Tecnologia da Informação e com a Assessoria de Comunicação do TRE-PA, para requisitos técnicos e divulgação interna;
● Benchmarking com diversos órgãos públicos (principalmente TREs), bem como da iniciativa privada – benchmarking sobre o planejamento de eleições, benchmarking dos sistemas para acompanhamento das atividades de eleição e benchmarking dos portais de eleição.
Potencial de replicabilidade da iniciativa:
Alto – o modelo de sistema modular, a metodologia de oficinas digitais/híbridas e as integrações com plataformas (Google Agenda, e futuramente, com o AELIS e MonitoraJud) podem ser adotados por qualquer Tribunal Regional Eleitoral, reduzindo custos e padronizando boas práticas.
Documentação relacionada à ideia:
● 1. Planejamento Integrado de Eleições (PIE) para Eleição de 2024:
● 2. Sistema “SPIE” – nova ferramenta de acompanhamento e monitoramento das atividades de eleição:
○ Tutorial do SPIE
○ Apresentação do SPIE
● 3. Novo Portal das Eleições:
○ Apresentação do Portal das Eleições
Resultados quantitativos e qualitativos:
● Quantitativos
○ Mapeamento e automatização de mais de 10.000 atividades em um único sistema;
○ 101 Zonas Eleitorais e todos os gestores das unidades diretamente envolvidas com atividades de eleição integrados em oficinas colaborativas; ○ Redução de 30% no tempo de elaboração do plano (de 4 semanas para 3 semanas);
○ Mais de 95% de satisfação com o novo Portal das Eleições, segundo pesquisa de Avaliação das Eleições de 2024;
○ Mais de 85% de tarefas no SPIE na fase “Concluída”, segundo relatório retirado do sistema SPIE em Jan./2025;
○ Mais de 1.200 acessos simultâneos ao Portal das Eleições remodelado, segundo informação da Assessoria de Comunicação do TRE-PA.
● Qualitativos
○ Maior transparência e rastreabilidade das etapas de preparação eleitoral; ○ Engajamento ativo das Zonas Eleitorais, aumentando a adequação das demandas;
○ Padronização de processos e materiais de suporte, elevando a satisfação dos servidores;
○ Ambiente de inovação contínua, com participação direta do usuário final.
- E-mail do laboratório: aldeiailab@tre-pa.jus.br