CIDA - Inovação na Melhoria dos Processos de Eleição.
Apresentação Vídeo CIDA: https://drive.google.com/file/d/1k2PG9aGglFw0I_R5Kzel8C9pC7-oPIqG/view?usp=drive_link
- Título da iniciativa: CIDA - Inovação na Melhoria dos Processos de Eleição
- Complexidade do desafio a ser solucionado
Um dos maiores desafios enfrentados pelo TRE-RJ na implementação de melhorias nos processos de Eleição, em especial aquelas priorizadas pela Alta Administração para serem implementadas até o pleito subsequente, residia no fato de as unidades responsáveis pela implementação das referidas melhorias não buscarem de forma colaborativa com os atores envolvidos naquele processo, em especial com os servidores lotados nas Zonas Eleitorais, possíveis soluções que atendessem de forma efetiva as demandas advindas da Avaliação das Eleições anteriores.
Uma das principais consequências desse problema era a elaboração de Planos de Ação para implementação de melhorias que não atendiam, de fato, às necessidades pontuadas na Avaliação das Eleições.
A dificuldade de se estabelecer um diálogo empático e produtivo na busca de possíveis soluções para os problemas identificados também constituía-se outro desafio relevante. Muitas vezes as discussões se prolongavam de forma pouco produtiva e voltadas mais para os problemas identificados do que para as possíveis soluções para esses problemas.
- Descrição da iniciativa:
A CIDA é uma metodologia de inovação desenvolvida pela Assessoria de Planejamento de Eleições do TRE-RJ, com utilização de princípios da Comunicação Não Violenta (CNV), do Design Thinking e do IDM (Inovation Decision Mapping). A metodologia foi aplicada em 09 workshops promovidos pela Assessoria para identificação, de forma colaborativa, das melhores ações que poderiam ser
desenvolvidas pelas unidades responsáveis pela implementação das melhorias priorizadas pela Alta Administração para as Eleições de 2026.
A Metodologia é composta por 06 CANVAS que levam os participantes a identificar possíveis soluções para as demandas identificadas na Avaliação das Eleições, conforme abaixo:
1) Esquenta: Os participantes identificam as principais dificuldades enfrentadas pelas suas unidades na execução do processo de trabalho que está sendo tratado pela metodologia. Nesse Canvas também são identificados os sentimentos que essas dificuldades geraram, sendo, ainda, identificadas as necessidades que precisam ser atendidas para tratá-las.
2) Persona: Os participantes, de comum acordo, identificam e qualificam a persona para quem a melhoria do processo de trabalho será direcionada. A partir dessa definição, são por eles identificadas as dificuldades que a persona encontrou em relação ao processo de trabalho, assim como suas necessidades.Por fim, são relacionados os sentimentos que serão despertados na persona se todas as necessidades identificadas forem atendidas. A seguir, é feita uma rodada de votação, da mesma forma que é concebida na metodologia IDM (Inovation Decision Mapping).
3) Problema: Elaboração da frase problema com a seguinte estrutura: “Considerando que (persona) deseja que sua necessidade de (necessidade) seja atendida, como podemos (melhoria) para que ele/ela se sinta (sentimento). Nessa etapa, os participantes, através de 3 rodadas de votação, utilizando o conceito da metodologia IDM (Inovation Decision Mapping), identificam também a raiz do problema.
4) Ideação: Nessa etapa utiliza-se a chamada "árvore de ideias", ferramenta visual utilizada no “Design Thinking”, permitindo uma análise detalhada do problema e a descoberta de novas soluções para o problema.
5) Protótipos: Nesta fase são relacionados os possíveis protótipos para solucionar o problema.
6) Priorização: Priorização dos protótipos, através de 3 rodadas de votação da forma concebida pela metodologia IDM (Inovation Decision Mapping) de acordo com 3 critérios: 1ª rodada: Desejabilidade (qual solução atende melhor a necessidade da persona/usuário); 2ª rodada: Viabilidade Técnica (qual solução pode ser implementada com os recursos de pessoal de TI
disponíveis?), 3ª rodada: Viabilidade Orçamentária (Qual solução pode ser implementada sem novas contratações e gasto orçamentários?). Ao final, obtém-se um rol de protótipos priorizados de acordo com o binômio Efetividade x Esforço.
- Principal aspecto inovativo da iniciativa:
O diferencial da metodologia CIDA reside no fato do primeiro CANVAS (Esquenta) ter sido elaborado com fulcro nos princípios da “Comunicação Não Violenta”, permitindo, dessa forma, que os participantes identificassem seus próprios sentimentos e necessidades, para, a partir daí, promover, além da empatia mútua, a empatia com a persona escolhida de forma mais natural e com maior profundidade.
Outro diferencial é que a metodologia incorpora ciclos de votação utilizando-se dos mesmos critérios utilizados na metodologia (Inovation Decision Mapping), conferindo agilidade e maior assertividade na identificação de soluções para o problema apresentado.
- Processo de inovação utilizado:
Metodologia CIDA - Comunicação Empática, Inovação Colaborativa, Decisão Estratégica, Ação Assertiva.
A CIDA é uma metodologia de inovação desenvolvida pela Assessoria de Planejamento de Eleições do TRE-RJ, com utilização de princípios da Comunicação Não Violenta (CNV), do Design Thinking e do IDM (Inovation Decision Mapping).
- Parcerias e participação de usuários
Sim. A aplicação da metodologia contou com parceiros do Laboratório de Inovação do TRE-RJ (eLaboraRio) e da Coordenadoria de Planejamento Estratégico.. Além disso, a metodologia foi apresentada em uma reunião realizada com os gestores dos processos de eleição que seriam objeto de melhorias para as Eleições de 2026, na qual foram convidados a participar dos workshops franqueados pela Assessoria de Planejamento de Eleições para auxiliá-los na elaboração dos seus Planos de Ação. A Assessoria, na referida reunião, apresentou, ainda, um vídeo criado com utilização de várias ferramentas de IA em que avatares dos servidores lotados na unidade explicam sobre a inovação no Poder Judiciário e convida os participantes da reunião a participarem dos workshops em que seria utilizada metodologia de inovação.
- E-mail do laboratório: liods-rj@tre-rj.jus.br