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Trilha Renovar – Sustentabilidade para a Vida

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PROJETO: Trilha Renovar - Sustentabilidade para a Vida

 

1. Introdução

1.1. Contexto e Relevância

O projeto nasce da necessidade de desenvolver iniciativas interdisciplinares que promovam, de forma integrada, a inclusão social e a conservação ambiental em ecossistemas estratégicos da Paraíba e de Pernambuco. A proposta visa impactar positivamente pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de ações voltadas à formação cidadã, capacitação profissional e inovação social, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação e valorização dos biomas locais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental das regiões envolvidas.

1.2. Alinhamento com a Agenda 2030

O projeto contribui diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

  • ODS 4: Educação de qualidade, promovendo capacitação em práticas sustentáveis e culturais.

  • ODS 10: Redução das desigualdades, promovendo inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade.

  • ODS 13: Ação contra a mudança global do clima, por meio da recuperação do bioma local e sequestro de carbono.

  • ODS 15: Vida terrestre, com foco na conservação e restauração do bioma local.

  • ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes, ao fomentar práticas de justiça restaurativa.

  • ODS 17: Parcerias e meios de implementação, através da cooperação interinstitucional.

2. Identificação do Problema ou Necessidade Comum

2.1. Desafio a Ser Abordado

Como proporcionar novas oportunidades de desenvolvimento e inclusão para pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo sua capacitação e participação ativa em ações de proteção e valorização dos ecossistemas socioambientais da Paraíba e de Pernambuco?

2.2. Dados e Evidências

2.2.1. TJPB

  • O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) reconhece a importância de desenvolver projetos interdisciplinares que promovam entregas sociais relevantes, especialmente ao integrar pessoas em situação de vulnerabilidade em ações de preservação ambiental e transformação cultural. A partir dessa perspectiva, busca-se potencializar essa proteção por meio de iniciativas que aliem capacitação profissional, inserção social e práticas restaurativas, com foco na mediação de conflitos e na promoção de alternativas construtivas.

  • O Núcleo de Gestão Socioambiental desenvolve políticas ativas de gestão socioambiental e integra redes de promoção da sustentabilidade. Nesse contexto, identificou a necessidade de fortalecer a proteção e a valorização do Ecossistema Paraibano, promovendo práticas sustentáveis em articulação com a sociedade civil.

2.2.2 TRT-13

  • O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) possui experiência consolidada em programas de capacitação profissional e ações de combate ao trabalho infantil. 

  • Desenvolve iniciativas de formação em sustentabilidade,  educação ambiental e mitigação de impactos ambientais.

  • Mantém parceria com instituições de apoio à população vulnerável e possui estrutura para oferecer oficinas técnicas de capacitação profissional.

2.2.3 TJPE

  • Referência na promoção de oficinas de inovação e ações educativas com uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

  • Experiência em projetos de inovação social locais e nacionais (o IDEIAS TJPE coordenou as duas últimas edições do evento PopRuaJud, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça). 

  • Experiência acumulada em práticas socioambientais e na articulação de redes para a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, com ações alinhadas às políticas públicas sustentáveis.

  • Experiência no desenvolvimento de projetos focados na área de infância e juventude.

3. Laboratórios Envolvidos e Parceria

  • Centro de Inteligência e Inovação (CEIIN) – Laboratório de Inovação do TJPB

  • LABOR – Laboratório de Inovação do TRT-13

  • IDEIAS – Laboratório de Inovação do TJPE

Além dos laboratórios, participam:

  • Coordenações de Sustentabilidade 

  • Núcleos de Justiça Restaurativa

  • Coordenação da Infância e Juventude

3.1 Justificativa da Parceria

A união dos 3 Tribunais (TJPB, TRT-13 e TJPE), por meio dos seus Laboratórios de Inovação, permite potencializar expertises complementares: promoção de políticas públicas inovadoras, capacitação profissional, justiça restaurativa e proteção socioambiental. Esta articulação cria um ecossistema institucional capaz de gerar impacto social e ambiental positivo, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade na Paraíba e em Pernambuco. 

Além disso, o desenvolvimento das ações elencadas neste projeto contribuem para a articulação de redes de inovação regionais, o que amplifica o potencial transformador dos laboratórios de inovação a partir de práticas conjuntas de trabalho. 

4. Proposta de Valor e Beneficiários

4.1. Principais Beneficiários

  • Pessoas em situação de vulnerabilidade:

    • Receberão capacitação, orientação e participação ativa em ações socioambientais, promovendo sua ressocialização, desenvolvimento pessoal e profissional.

    • Ganharão novas habilidades, aumentando suas perspectivas de reintegração social e inserção no mercado de trabalho.

  • A comunidade:

    • Será beneficiada pela conservação do Ecossistema paraibano e pernambucano, melhorando a qualidade ambiental, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e potencializando a geração de renda sustentável através do fortalecimento de atividades como agricultura e extrativismo responsável.

  • O meio ambiente:

    • Todo o Ecossistema conservado contribuirá para o sequestro de carbono, preservação da biodiversidade e mitigação dos efeitos da degradação ambiental na região.

  • Os Tribunais:

    • Fortalecimento da atuação institucional na promoção da Justiça Restaurativa, da sustentabilidade e da inovação social.

    • Integração e fortalecimento de setores como Núcleo de Justiça Restaurativa, Sustentabilidade, Infância e Juventude, e Laboratórios de Inovação.

4.2. Benefícios Esperados (Proposta de Valor)

4.2.1 Sociais

  • Educação de pessoas em situação de vulnerabilidade através de atividades educativas e produtivas ligadas ao meio ambiente.

  • Desenvolvimento de competências socioemocionais e profissionais, como responsabilidade, trabalho em equipe, cidadania e capacitação técnica.

  • Fortalecimento da Justiça Restaurativa, promovendo alternativas eficazes de solução de conflitos e proteção à dignidade.

  • Promoção da inclusão social, dando uma nova perspectiva de vida a grupos com restrito acesso a oportunidades de qualificação e participação cidadã.

4.2.2 Econômicos

  • Geração de novas fontes de renda a partir do fortalecimento de práticas sustentáveis ligadas à Sustentabilidade, beneficiando comunidades locais.

  • Capacitação de pessoas vulneráveis para atuação em atividades ambientais e agrícolas, ampliando suas oportunidades de inserção produtiva.

  • Redução de custos sociais relacionados à oportunidades de emprego e  aos impactos da degradação ambiental.

4.2.3 Culturais

  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: fortalecimento da autoestima, criatividade, empatia e capacidade de expressão.

  • Fortalecimento da identidade cultural: valorização das raízes culturais locais e regionais, promovendo o pertencimento e a autoestima.

  • Redução da vulnerabilidade social: ocupação positiva do tempo e prevenção de situações de conflito através da participação em atividades culturais significativas.

  • Promoção da diversidade e inclusão: reconhecimento e respeito às diferentes manifestações culturais dos participantes.

  • Ampliação de repertórios artísticos: descoberta de novos talentos e potencial estímulo a futuras inserções no campo da cultura, arte e economia criativa.

  • Integração com ações ambientais e restaurativas: articulação da cultura com a sustentabilidade, reforçando uma visão ampla e interdependente do ser humano e da natureza.

4.2.4 Ambientais

  • Conservação do Ecossistema local, contribuindo para manutenção e valorização de  um bioma relevante e estratégico para a Paraíba e Pernambuco.

  • Aumento do sequestro de carbono, mitigando os efeitos das mudanças climáticas e promovendo a descarbonização na Paraíba e em Pernambuco.

  • Preservação da biodiversidade, com benefícios para o equilíbrio ecológico e a segurança hídrica.

  • Promoção da sustentabilidade, integrando ações ambientais à agenda institucional dos Tribunais.

4.2.5 Institucionais

  • Fortalecimento da imagem do TJPB, TJPE e do TRT 13 como instituições comprometidas com a inovação social, sustentabilidade e a promoção dos direitos humanos.

  • Integração intersetorial entre diversos núcleos e setores dos tribunais, promovendo uma atuação mais colaborativa e eficiente.

  • Produção de conhecimento sobre boas práticas de ressocialização e conservação ambiental, que poderá ser replicado em outras regiões e instituições.

     

5. Abordagem Metodológica: Design Thinking

O projeto será realizado em formato de trilha formativa modular, com oficinas práticas, vivências, rodas de conversa, mentorias e projetos coletivos. A metodologia será baseada na aprendizagem por projetos e no design thinking.

5.1. Princípios do Design Thinking

Nossa abordagem é guiada pelos seguintes princípios do Design Thinking:

  • Foco no Usuário: todas as etapas partem da compreensão profunda das necessidades e dores dos beneficiários, através de abordagem etnográfica de compreensão do problema.

  • Colaboração: valorizamos a multidisciplinaridade e a cocriação entre os laboratórios e demais partes interessadas.

  • Experimentação: adotamos uma cultura de prototipagem rápida e testes contínuos para validar e refinar as soluções.

  • Iteração: o processo é não-linear e adaptativo, permitindo revisões e aprimoramentos constantes.

5.2. Etapas do Processo de Inovação 

As etapas do projeto foram definidas com base na abordagem do Design Thinking e na metodologia do Duplo Diamante, conforme descrito a seguir:

      1. Demanda ou Desafio

  • Seleção e encaminhamento de um desafio (dor) institucional ou interinstitucional para os Laboratórios de Inovação criarem os projetos e realizarem o acompanhamento;

     2. Descoberta e Imersão no desafio

  • Coleta de dados e evidências de cada tribunal participante;

  • Abordagem etnográfica: Tem o objetivo de entender e conhecer o problema sob a ótica do usuário, através da observação, interação e coleta de informações relacionadas com o desafio. Essas atividades são desempenhadas, sempre que possível, in loco, próximo de todos os envolvidos no desafio, como forma de estimular a empatia e centralização do processo no usuário. Nesta fase são estruturados formulários e pesquisas para coleta de informações.

     3. Definição do problema a ser resolvido

  • Oficinas virtuais: A partir da experiência vivenciada na imersão e dos dados coletados durante a observação, o problema passa a ser redefinido de forma a ficar mais claro, conciso e focado no usuário. Nesta fase são realizadas oficinas de inovação para definição e redefinição do problema, considerando os dados e evidências coletadas.

  • Redefinição do problema: O problema será reformulado, a partir das evidências coletadas e da escuta dos usuários, com o objetivo de identificar com maior precisão os obstáculos à adoção da linguagem simples nos processos de conciliação, tornando o desafio mais claro e alinhado às reais necessidades comunicacionais dos envolvidos.

     4. Ideação e pesquisa de soluções alternativas

  • Os três laboratórios de inovação atuarão de forma colaborativa na ideação de soluções para aprimorar a linguagem simples utilizada nos contextos de conciliação. Serão realizadas sessões conjuntas de cocriação, com base em dados coletados, experiências compartilhadas e referências já consolidadas, visando identificar estratégias eficazes para tornar a comunicação mais acessível, respeitosa e compreensível a todos os públicos.

     5. Prototipação, desenvolvimento e testes

  • As propostas desenvolvidas em conjunto pelos três laboratórios serão transformadas em protótipos e testadas em diferentes realidades institucionais, permitindo ajustes e validação a partir de múltiplas perspectivas. O trabalho colaborativo garantirá diversidade de contextos, maior robustez das soluções e potencial de escalabilidade no sistema de Justiça. 

6. Inovação Contida na Proposta de Solução

6.1 Integração de Justiça Restaurativa e Sustentabilidade

  • Utiliza práticas ambientais, como o plantio, como ferramenta pedagógica e terapêutica para pessoas em situação de vulnerabilidade.

6.2 Valorização do Ecossistema Local como eixo central

  • Resgata e fortalece a importância do bioma local, ameaçado e muitas vezes invisibilizado, associando-o à luta contra a degradação ambiental e às mudanças climáticas.

  • Conscientiza os participantes sobre a potencialidade econômica e ecológica, promovendo uma relação afetiva e protetiva com o território.

6.3 Metodologia participativa e colaborativa

  • Utiliza o Design Thinking como metodologia para desenvolver o projeto e ajustá-lo com foco no usuário.

  • Usa ferramentas de Design Thinking para envolver o público-alvo do projeto na cocriação das soluções, respeitando suas ideias e promovendo o seu protagonismo.

  • Oferece oficinas práticas e mini-cursos de capacitação, acrescendo relevância ao projeto.

6.4 Aliança entre órgãos do Judiciário e setores ambientais

  • Integra diversas áreas do TJPB, TJPE e TRT 13, além de envolver especialistas em meio ambiente, criando um modelo de governança interinstitucional para políticas públicas de inclusão e sustentabilidade.

  • Estabelece um ecossistema colaborativo entre Justiça Restaurativa, Infância e Juventude, Sustentabilidade e Gestão Estratégica.

6.5 Criação de indicadores de impacto social e ambiental

  • O projeto propõe medidas objetivas de impacto, como número de mudas plantadas, hectares plantados, redução de reincidência e satisfação dos participantes.

  • Estabelece um modelo de avaliação integrada que pode ser replicado por outras instituições.

6.6 Geração de oportunidades socioeconômicas

  • Oferece capacitação certificada que amplia as chances de inserção das pessoas em situação de vulnerabilidade em atividades sustentáveis.

  • Conecta socialização com empreendedorismo verde, ampliando horizontes e reduzindo o risco de violência.

7. Ação Inicial: Adolescentes em Conflito com a Lei e a Conservação da Caatinga – Campina Grande

Como ação inicial do “Trilha Renovar – Sustentabilidade para a Vida”, será conduzida uma ação em Campina Grande – Paraíba, onde serão desenvolvidas as quatro trilhas propostas com foco na:

  • Ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, por meio de oficinas formativas e ações de justiça restaurativa.

  • Conservação da Caatinga, com atividades práticas como o plantio coletivo de mudas e formação em práticas sustentáveis.

Objetivos específicos da ação:

  • Promover a inclusão social e a capacitação de adolescentes em situação de vulnerabilidade.

  • Contribuir para a conservação  ambiental de áreas de Caatinga em Campina Grande.

  • Validar a metodologia do projeto para posterior ampliação e replicação em outras regiões da Paraíba e Pernambuco.

8. Cronograma e Entregas

O cronograma pormenorizado para o desenvolvimento do projeto seguirá as etapas da abordagem do design thinking e será alimentado ao longo do processo.

Marco 1 - Definição do desafio: maio de 2025

Marco 2 - Imersão no desafio: junho de 2025

Marco 3 - Definição do problema a ser resolvido: julho de 2025

Marco 4 - Ideação e pesquisa de soluções alternativas: agosto e setembro de 2025

Marco 5 - Prototipação, desenvolvimento e testes: outubro a dezembro de 2025

9. Equipe do Projeto

  • TJPB

Equipe CEIIN

  • Juíz Jeremias de Cassio Carneiro de Melo
  • Tatyanna Nadabia de Souza Lima Paes
  • Aline Fernandes da Nóbrega
  • Fabio Lima da Costa

Núcleo de Gestão Socioambiental 

  • Viviane dos Santos Sousa
  • Silvia Viegas Gabinio

Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJURE)

  • Juiza Ivna Mozart Bezerra Soares
  • Suerda Gabriela Ferreira de Araújo

Coordenadoria da Infância e Juventude (COINJU)

  • Juíz Hugo Gomes Zaher

Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo (GMF)

  • Gabriella Guedes Santos

Gerência de Planejamento 

  • Ana Caroline Leal Vasconcelos 
  • Roberta Costa de Carvalho

Diretor de Governança 

  • Bruno Emmanuel Medeiros de Oliveira

 

  • TRT-13

Labor - Laboratório de Inovação do TRT-13

  • Marcelo Luis Machado Moura
  • Mariana Gomes Lira Santos

Núcleo de Gestão Socioambiental

  • Jackson Bertamoni de Lima
  • Rosa Aparecida Caraça

Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (ASPROS)

  • Jamilly Rodrigues Cunha 
  • Rosana Amancio Pereira

 

  • TJPE

Equipe IDEIAS 

  • Juiz José Faustino Macêdo
  • João Guilherme de Melo Peixoto
  • Ayrton Rodrigo de Freitas 

Equipe Coordenadoria da Infância e Juventude 

  • Desembargador Élio Braz Mendes 
  • Hebe Pires Ramos 
  • Kátia Fernanda Faria Assad
  • Maria Teresa Bezerra Sampaio
  • Danielle Maria Souza Sátiro

Núcleo de Sustentabilidade

  • Ayrton da Rocha Lapa 

 

 

 

Tags: Meta 9 do Poder Judiciário 77 sustentabilidade 29 Meta9-2025 49
  • E-mail do laboratório: labor@trt13.jus.br
  • E-mail do laboratório: ideias@tjpe.jus.br
  • E-mail do laboratório: ceiin@tjpb.jus.br