Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

Simplifica! Linguagem Simples para os atendimentos na justiça pernambucana

  • 0

Título do Projeto

Simplifica! Linguagem Simples para os atendimentos na justiça pernambucana 

Introdução

O projeto “Simplifica! Linguagem Simples para os atendimentos na justiça pernambucana” surge do compromisso com a humanização e efetividade da comunicação no Poder Judiciário. Inspirado nos princípios da linguagem simples, o projeto busca ressignificar os atendimentos presenciais — como audiências, sessões de julgamento, balcão e mandados — para garantir que toda pessoa compreenda plenamente as informações que recebe da justiça. A iniciativa é uma ação conjunta dos laboratórios da Rede MassaPê e dialoga diretamente com os propósitos da Meta 9 do CNJ. 

Justificativa

Apesar dos avanços na digitalização e na humanização do Judiciário, ainda há barreiras significativas de compreensão nas interações presenciais com o cidadão. O uso de tecnologias digitais de comunicação (TDIC), mesmo promovendo intensas reestruturações nos processos de digitalização e virtualização da justiça brasileira, ainda requer um olhar atendo para os processos associados ao acesso e a compreensão dos serviços oferecidos diariamente.  

Percebe-se, então que a linguagem técnica, os jargões jurídicos e a estrutura formalizada do atendimento geram distanciamento e insegurança. Ao aplicar os princípios da linguagem simples em diferentes momentos do atendimento judicial, este projeto pretende facilitar o acesso à informação, promover cidadania e fortalecer a confiança na justiça. Além disso, está alinhado ao movimento nacional e internacional por uma Justiça mais clara, inclusiva e acolhedora. 

Objetivos

Objetivo Geral

Transformar os atendimentos presenciais do Poder Judiciário de Pernambuco em experiências comunicativas mais claras, acessíveis e empáticas, utilizando os princípios da linguagem simples. 

Objetivos Específicos

Mapear os pontos de contato presenciais com o cidadão nas unidades parceiras; 

Identificar barreiras de linguagem nesses atendimentos; 

Cocriação de protótipos com linguagem simples para audiências, balcões, sessões e mandados; 

Formar servidores e magistrados no uso de linguagem simples; 

Avaliar a compreensão do cidadão após intervenções de linguagem simples. 

Laboratórios Parceiros

IDEIAS – Tribunal de Justiça de Pernambuco 

Fervo - Justiça Federal de Pernambuco  

LIODS – Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco 

Todos os laboratórios acima fazem parte da Rede MassaPê - Rede Pernambucana de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário de Pernambuco.  

Descrição do Problema

A partir da escuta ativa com equipes de atendimento e usuários dos serviços presenciais da Justiça, chegou-se à seguinte questão-problema: Como podemos transformar o atendimento público presencial (audiências, sessões de julgamento, balcão, cumprimento de mandados judiciais) em experiências com linguagem simples, que acolham, orientem e empoderem o cidadão? 

Abordagens metodológicas selecionadas

Design centrado no cidadão (design thinking) 

Cocriação com servidores e usuários 

Prototipagem e testes rápidos de materiais com linguagem simples 

Aplicação do Guia de Linguagem Simples (CNJ e referências internacionais) 

Método etnográfico  

Sensory Ethnograpy (PINK, 2009) 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável impactados

ODS 10 – Redução das Desigualdades: promove acesso equitativo à informação no Judiciário 

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: fortalece a confiança e a inclusão por meio da comunicação clara 

ODS 4 – Educação de Qualidade: ao promover ações formativas sobre linguagem simples para servidores e magistrados 

Benefícios esperados

Aumento da compreensão das informações judiciais por parte dos cidadãos 

Redução de retrabalhos e dúvidas nos atendimentos 

Fortalecimento da imagem do Judiciário como instituição acessível 

Engajamento dos servidores na melhoria contínua da comunicação institucional 

Beneficiários da possível solução

Cidadãos que buscam atendimento nas unidades do Judiciário pernambucano 

Servidores, magistrados e equipes de atendimento 

Laboratórios de inovação e demais órgãos parceiros que adotem as soluções 

Tags: Meta 9-2025 38
  • E-mail do laboratório: ideias@tjpe.jus.br