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PROJETO VOZES NEGRAS NA JUSTIÇA

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PROJETO VOZES NEGRAS NA JUSTIÇA

1. ESCOPO

 

A inovação desse projeto, em parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), tem como objetivo central incentivar estudantes negros (as) e formandos (as) do curso de Direito a considerarem a magistratura como carreira, promovendo inclusão, diversidade e justiça social no âmbito do Poder Judiciário. O presente projeto pretende fortalecer a presença negra no sistema de Justiça, ampliar o acesso a informações e experiências relevantes, e contribuir para a formação de uma magistratura mais representativa, democrática e comprometida com os princípios da equidade racial. 



2.  IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

 

Neste contexto, o presente projeto aborda a iniciativa conduzida pelo Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (Inova-22), em parceria com os Laboratórios de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí (OpalaLab) e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (Inova-TRE), aplicando a metodologia Design Thinking de forma colaborativa.

Desde as etapas iniciais, a equipe envolvida buscou compreender os desafios enfrentados por estudantes negros (as) de Direito em relação ao acesso à magistratura, usando como referência o Diagnóstico Étnico-Racial no Poder Judiciário do CNJ (https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2023/09/diagnostico-etnico-racial-do-poder-judiciario.pdf). 

Diante disso, o problema central foi definido da seguinte forma:

3.  RESULTADOS ESPERADOS (PROPOSTA DE VALOR)

  • Promoção da Diversidade no Poder Judiciário: amplia a representatividade racial em cargos historicamente ocupados por pessoas brancas;
  • Acesso à Informação e Formação Qualificada: democratiza o acesso a conteúdos relevantes sobre o caminho até a magistratura;
  • Construção de Redes de Apoio e Pertencimento: Conecta estudantes, magistrados(as) e servidores(as), formando redes de inspiração e acolhimento;
  • Fortalecimento da Consciência Social Institucional: os tribunais parceiros demonstram compromisso com equidade, inclusão e justiça racial;
  • Promoção da igualdade de oportunidades, contemplando a participação de mulheres negras, contribuindo com a redução das desigualdades de gênero no acesso à magistratura;
  • Cumprimento da Meta 9 do CNJ, com forte aderência à Agenda 2030 da ONU (ODS 04, 05 e 10);
  • Contribuição ao Indicador de Desempenho da Promoção da Equidade Racial (IPER): o projeto está alinhado à Resolução CNJ nº 519/2023, ao implementar ações efetivas de promoção da equidade racial no Judiciário, fortalecendo o compromisso institucional com a diversidade e ampliando sua visibilidade nos mecanismos de avaliação do CNJ.

 

4. METODOLOGIA APLICADA

Com o apoio da Rede de Inovação da Justiça do Piauí (que reúne os Laboratórios de Inovação do TRT-22, TRE-PI e TJ-PI), seguindo os princípios do artigo 3º da Resolução CNJ nº 395/2021, foi utilizado o método do Duplo Diamante. Esse método foi aplicado com foco especial no uso da linguagem simples.

Desafio (Descobrir): aplicação de benchmarking interno e externo com levantamento de propostas de melhorias relacionadas ao projeto;

Entendimento do problema (Definir): identificadas as dores, serão definidas as iniciativas que melhor se alinham às necessidades da organização;

Desenvolvimento (Idear): desenvolvimento de protótipo que promovam o alcance dos objetivos definidos;

Entrega (Entregar): validação pelos stakeholders e posterior formalização institucional.

A aplicação da metodologia do Design Thinking foi fundamental para a concepção e estruturação deste projeto, por se tratar de uma abordagem centrada nas pessoas e voltada à solução de problemas complexos com foco na empatia, na cocriação e na experimentação. A seguir os registros das oficinas e canvas desenvolvidos: 

Mapa da empatia:

Persona:

Registros da Oficina:

Link da notícia:

https://www.trt22.jus.br/noticia/2025/laboratorio-de-inovacao-do-trt-piaui-participa-de-oficina-sobre-design-thinking

Protótipo da oficina:

5. ALINHAMENTO COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) - AGENDA 2030

  • Objetivo 04 (Educação de qualidade): Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Isso abrange a eliminação das disparidades educacionais e o acesso à educação de qualidade para todos. 
  • Objetivo 05 (Igualdade de gênero): Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 
  • Objetivo 10 (Reduzir as desigualdades): Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

 

6. CLIENTES (BENEFICIÁRIOS)

Pessoas negras, homens e mulheres, estudantes ou já graduados(as) em Direito, interessadas em seguir a carreira da magistratura

 

7. OBSERVAÇÕES

Em anexo, Plano Geral do Projeto (metodologia do Escritório de Projetos do TRT-22 adotada pelo Inova-22) com cronograma e equipe do projeto, bem como apresentação utilizada em umas das oficinas.


Link de acesso:

https://www.trt22.jus.br/sites/default/files/Unificado.pdf

 

Tags: Meta9-2025 49
  • E-mail do laboratório: dagei@trt22.jus.br