Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

Projeto PID + Biometria Itinerante: Atendimento eleitoral biométrico itinerante em PIDs Índígenas e População de Rua

  • 4

Projeto PID + Biometria Itinerante: Atendimento eleitoral biométrico itinerante em PIDs Índígenas e População de Rua

Meta 9  – 2025
Parceria: Tribunal Regional Eleitoral do Acre e Tribunal de Justiça do Estado do Acre

1.     Identificação do Problema

  • Desafios geográficos e linguísticos causados pelo difícil acesso às aldeias localizadas em áreas remotas e ausência de intérpretes para línguas indígenas, dificultando a comunicação e o atendimento.
  • Exclusão social e demográfica: a baixa participação feminina no recadastramento biométrico e deslocamento obrigatório a pontos fixos do TRE agravam a exclusão.
  • Consequências para os Eleitores: 7% dos eleitores do Estado do Acre ainda não possuem dados biométricos cadastrados, enfrentando limitações no acesso a benefícios sociais e riscos futuros de exclusão.
  • Especificidades de atendimento para população de rua, como falta de endereço e dificuldade para deslocamento aos centros de atendimento ao eleitor, demandando atendimento itinerante específico voltado para esse público.
  • Necessidade Comum: levar atendimento itinerante a comunidades indígenas que já contam com PID e para população de rua, disponibilizando o máximo de opções em serviços que atendam às necessidades desses grupos, visando à redução das desigualdades com promoção da cidadania.

2.     Principais beneficiários

  • PIDJus Puyanawas – Escola Indígena Ixubay Rabui Puyanawa, Terra Indígena Puyanawa -  Aldeia Barão. Mâncio Lima – AC.
  • PIDJus Estirão do Caucho – Escola Indígena Estirão do Caucho, Rio Muru – Aldeia Estirão do Caucho – Terra Indígena Estirão do Caucho. Tarauacá – AC.
  • PIDJus do Centro POP - Rua Benjamin Constant - Centro. Rio Branco - AC.

 

3.    Benefícios Esperados (proposta de valor)

O projeto visa a superação de desafios e a promoção da cidadania plena, com ações integradas e inovação em atendimento móvel e intérpretes capacitados, tendo como objetivos gerar os benefícios a seguir:

  • Garantir acesso ao recadastramento biométrico para povos indígenas em Territórios Indígenas (PIDs) e população em situação de rua, combatendo barreiras geográficas, linguísticas e sociais. A iniciativa integra esforços do Tribunal Regional Eleitoral -TRE, Poder Judiciário do Acre-PJAC, por meio do Projeto Cidadão e lideranças indígenas para ampliar a inclusão social eleitoral, especialmente
  • entre mulheres e jovens indígenas.
  • Aumentar o percentual de eleitores com cadastro biométrico para, no mínimo, 98%. Hoje o Estado do Acre tem 93% do eleitorado com biometria.
  • Atender cerca de 3.000 eleitores e eleitoras de aldeias indígenas beneficiados pelo sistema de atendimento local.
  • Aumentar a participação feminina de mulheres indígenas no atendimento biométrico.

 

4.     Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 relacionados

  • ODS nº 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, especialmente 10.2: até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra;
  • ODS n.º 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, pela finalidade de garantir o acesso à justiça, à participação cidadã, a representatividade e elegibilidade para todas e todos.

 A parceria institucional entre a Justiça Eleitoral e a Justiça do Estado do Acre visa promover inclusão, informação e outros atendimentos, o que eleva a eficácia e a acessibilidade à prestação jurisdicional.

 

5.     Metodologia de Inovação Aplicada

Será utilizada a metodologia do Design Thinking, mediante participação dos representantes dos setores envolvidos e público interessado, de modo a realizar a entrega eficiente e que atenda às necessidades de participação e inclusão cidadã dos públicos destinatários das ações.

Serão realizados ciclos iterativos de escuta, ideação, prototipagem e testes, com oficinas colaborativas e parceria para atendimento e inclusão cidadã.

 

6.     Cronograma de Projeto

 

Ação Período Participantes Situação
1. Levantamento dos problemas/ necessidades comuns às instituições de 2 a 7/4/2025 Representantes dos laboratórios In-Náua (TRE-AC) e LAPIS (TJAC)  Concluída
2. Ideia de projeto concebida e aprovada pelos Laboratórios In-Náua (TRE-AC) e LAPIS (TJAC) de 7 a 15/4/2025 Laboratórios In-Náua (TRE-AC) e Lab LAPIS (TJAC) Concluída
3. Elaboração  e aprovação da proposta de projeto de 05 a 22/05/2025 Laboratórios In-Náua (TRE-AC) e Lab LAPIS (TJAC) Concluída
4. Cadastramento do projeto na Plataforma RenovaJud de 23 a 30/05/2025 Laboratórios In-Náua (TRE-AC) e Lab LAPIS (TJAC) Concluída

5. Realização de oficinas com utilização da abordagem metodológica voltada ao estímulo da criatividade, cocriação e experimentação (processo de inovação), bem como a inovação contida na proposta de solução

de 1º/6/2025 a 15/06/2025 Laboratórios In-Náua (TRE-AC) e Lab LAPIS (TJAC) e  representantes das partes interessadas Em andamento
6.  Atualização cadastro na Plataforma Renovajud de 20/06 a  31/07/2025 Laboratórios In-Náua (TRE-AC) e Lab LAPIS (TJAC) Não iniciada – no prazo
7.  Implementação do Projeto de 20/06/2025 a 31/10/2025 TRE-AC e TJAC Não iniciada – no prazo
8.  Comprovação da implementação do projeto na Plataforma RenovaJud – versão final da atualização Até 31/10/2025 Laboratórios In-Náua (TRE-AC) e Lab LAPIS (TJAC) Não iniciada – no prazo

 

7.     Produto do Projeto – Solução a ser implantada

A parceria entre as instituições resultará em utilização de recursos comuns – estrutura dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) e de atendimento para população de rua, visando levar serviços de atendimento presencial, como biometria e palestras sobre direitos dos cidadãos, de modo a promover inclusão social, participação dos cidadãos e oferecimento de acesso aos serviços judiciários.

Dessa forma, a finalidade pretendida com a ideia do PID se soma à necessidade de levar o atendimento eleitoral biométrico a eleitoras e eleitores com maiores dificuldades no acesso aos serviços.

 

8.     Considerações Finais

O Projeto representa uma resposta concreta a uma necessidade comum das instituições parceiras, relacionada a Objetivos da Agenda 2030, à otimização de recursos e com potencial para ampliar a divulgação e atuação dos Pontos de Inclusão Digital.

Assim, também poderá ser proporcionada capacitação aos colaboradores locais e maior visibilidade dessa solução para inclusão com a redução da distância ao atendimento.

 

Tags: Premio25 33 Meta9-2025 49
  • E-mail do laboratório: liods@tre-ac.jus.br