Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

Projeto Roda de Soluções - Conectando Ideias e Produzindo Inovação

  • 0

Projeto: Roda de Soluções – Conectando Ideias e Produzindo Inovação

 Este projeto foi concebido de forma participativa e colaborativa pelos Laboratórios de Inovação dos Tribunais Regionais Eleitorais de Rondônia, Amapá, Mato Grosso e Roraima (LIODS/TRE-RO, TRE-AP, TRE-MT, TRE-RR), por meio da aplicação da abordagem DesignThinking.

 

 

1. Apresentação

Com o objetivo de fomentar um ambiente de diálogo construtivo, criativo e colaborativo entre os servidores, os Laboratórios de Inovação (LIODS) dos Tribunais Regionais Eleitorais do Amapá (TRE-AP), de Rondônia (TRE-RO), do Mato Grosso (TRE-MT) e de Roraima (TRE-RR) propõem a criação da Roda de Soluções – um espaço/momento dedicado a realização de encontros presenciais, online ou híbridos, e/ou eventos e ações utilizando outras abordagens que igualmente promovam a interação e sensibilização dos servidores e colaboradores para a produção de ideias inovadoras na solução de problemas e melhoria de processos internos de trabalho e dos serviços prestados à sociedade.

A cada edição da Roda de Soluções, será apresentada uma problemática real, relevante e atual para a atuação da Justiça Eleitoral, com o objetivo de estimular a reflexão crítica, o engajamento dos servidores e a promoção da inovação nos produtos e serviços institucionais.

A ambientação da Roda de Soluções deverá ser leve, descontraída e com abordagem informal, sem hierarquia, de modo a criar um espaço seguro onde todos se sintam à vontade para compartilhar ideias, experiências e pontos de vista, independentemente de cargo ou setor de atuação. Essa horizontalidade visa favorecer a criatividade, a escuta ativa e a construção coletiva, fortalecendo a confiança mútua e o senso de pertencimento. O foco estará no problema e nas possibilidades de solução, e não em quem propõe ou executa, reforçando a cultura de colaboração e inovação institucional.

 

2. Justificativa

O projeto Roda de Soluções – “ Conectando Ideias e Produzindo Inovação”, surge como uma estratégia institucional inovadora que visa consolidar um ambiente de escuta ativa, diálogo qualificado e construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral. A iniciativa atende a múltiplos propósitos institucionais, promovendo impactos positivos em diferentes níveis.

O projeto “Roda de Soluções – “Conectando Ideias e Produzindo Inovação”, contribui diretamente para o alcance do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao promover a inovação como ferramenta estratégica para o aprimoramento contínuo da gestão pública e da prestação jurisdicional.

 

 

ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Metas 16.6 e 16.7

 

Ao reunir servidores e colaboradores para refletir sobre desafios institucionais e propor soluções inovadoras, a iniciativa fortalece a participação institucional, fomenta a transparência, e impulsiona a construção de instituições mais responsivas, eficazes e inclusivas — diretrizes previstas nas metas 16.6 e 16.7 da Agenda 2030 da ONU.

A construção colaborativa de soluções amplia o engajamento da força de trabalho, valoriza o conhecimento interno, e cria condições para que os serviços e produtos institucionais sejam continuamente revistos, com foco na melhoria da experiência do cidadão e na efetividade das políticas públicas.

Trata-se, portanto, de um projeto que não apenas estimula a inovação, mas que contribui de forma concreta para o fortalecimento da governança pública e o aprimoramento da eficiência institucional, valores essenciais para o cumprimento dos compromissos assumidos no âmbito do ODS 16.

Além disso, a proposta fomenta a cultura da inovação no setor público, conforme previsto nas diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialmente quantos aos requisitos do Prêmio CNJ de Qualidade, que incentiva os órgãos do Judiciário a desenvolverem práticas inovadoras para aprimorar sua atuação.

A iniciativa também dialoga diretamente com metas estratégicas institucionais dos Tribunais, tais como:

  • Fortalecer a gestão participativa e a valorização dos servidores;
  • Aprimorar os processos de trabalho com foco na eficiência e no engajamento;
  • Incentivar a escuta ativa e o trabalho colaborativo intersetorial;
  • Consolidar práticas sustentáveis e alinhadas aos compromissos da Agenda 2030.

Assim, a implementação do Roda de Soluções representa não apenas uma ação inovadora, mas um passo estratégico e necessário para que os TRE’s avancem em direção a uma atuação cada vez mais inclusiva, moderna e eficaz.

 

3. Problema

Como podemos criar um espaço institucional permanente de escuta, reflexão e proposição de soluções para melhoria de processos internos de trabalho e dos serviços oferecidos à sociedade, promovendo o engajamento dos servidores e a cultura da inovação.

 

4. Escopo do Projeto

Instituir um espaço institucional permanente de escuta qualificada, reflexão colaborativa e proposição de soluções inovadoras, com vistas à melhoria contínua dos processos internos de trabalho e dos serviços prestados à sociedade, promovendo o engajamento da força de trabalho, o fortalecimento da cultura da inovação e o aprimoramento da gestão pública no âmbito do TRE-RO.

 

5. Objetivo Superior

Contribuir para o fortalecimento institucional do TRE-RO, por meio da promoção de uma gestão pública mais inovadora, participativa e orientada à entrega de valor à sociedade.

 

6. Objetivos Específicos

  • Promover a escuta ativa e sistemática de servidores e colaboradores sobre os desafios enfrentados nos processos de trabalho e na prestação de serviços;
  • Estimular a cultura de inovação no serviço público;
  • Identificar propostas viáveis e passíveis de implantação pelo Tribunal;
  • Estimular o protagonismo dos servidores na construção de soluções para desafios institucionais;
  • Promover o diálogo transversal entre unidades;
  • Contribuir para o desenvolvimento da inteligência coletiva nos TRE’s;
  • Consolidar um canal transversal e contínuo de diálogo e inovação, integrado à governança institucional e ao planejamento estratégico do TRE-RO.

 

7. Premissas

  • Comprometimento institucional com a cultura da inovação, reconhecendo a importância da participação ativa dos servidores na construção de soluções;
  • Disponibilidade mínima de tempo e estrutura (espaço físico ou virtual) para a realização periódica das Rodas de Soluções;
  • Apoio da alta administração na valorização dos resultados e integração das propostas no processo decisório institucional;
  • Diversidade de participação, com envolvimento de servidores de diferentes unidades, perfis e níveis hierárquicos;
  • Integração com o planejamento estratégico e os instrumentos de gestão do TRE-RO, garantindo alinhamento e rastreabilidade das soluções implementadas;
  • Compromisso com o registro e o monitoramento dos resultados, garantindo memória institucional e avaliação de impactos.

 

8. Restrições

  • Limitação de recursos humanos e logísticos, o que pode restringir a frequência e o alcance das Rodas de Soluções;
  • Dependência de agenda institucional, especialmente para a participação de representantes da alta administração e de unidades-chave;
  • Capacidade limitada de implementação simultânea de propostas, em virtude de restrições orçamentárias, normativas ou operacionais;
  • Tempo disponível dos participantes, considerando as demandas ordinárias das unidades, o que pode afetar a profundidade das discussões;
  • Possibilidade de resistências culturais internas à mudança e à adoção de práticas mais participativas e horizontais.

 

9. Caráter Inovador

O projeto inova ao estabelecer um ambiente permanente de diálogo e construção conjunta entre servidores, incentivando a participação ativa na melhoria dos processos institucionais. Ao adotar metodologias criativas e incluir diferentes perspectivas na formulação de soluções, fortalece a cultura da inovação, aproxima a gestão das reais necessidades do público interno e externo, e contribui para tornar o serviço público mais ágil, eficiente e alinhado aos desafios contemporâneos.

A utilização da metodologia de Design Thinking na ideação do protótipo da solução proposta no presente projeto, também representa uma experiência inovadora de construção interativa e colaborativa, com envolvimento real das pessoas interessadas na criação da solução.

 

10. Benefícios/Resultados Esperados

  • Melhoria contínua dos processos internos e dos serviços prestados à sociedade;
  • Maior eficiência administrativa e integração entre unidades;
  • Valorização do protagonismo e engajamento dos servidores;
  • Disseminação da cultura da inovação no ambiente institucional;
  • Fortalecimento da transparência, da colaboração e da confiança pública.

 

11. Alinhamento Estratégico

“Transformação Digital” e “Melhoria continua dos serviços prestados à sociedade”.

 

12. Alinhamento Normativo

Resolução CNJ 395, de 7 de junho de 2024, institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.

 

13. Etapas do Projeto e Prazos de Entrega

 

Definição das parcerias para o projeto

Abril de 2025

Ideação do escopo do projeto de forma colaborativa e participativa utilizando a abordagem de design thinking

Abril de 2024

Lançamento do projeto

Maio de 2025

1ª edição da Roda de Soluções

Maio/Junho de 2025

Consolidação e divulgação das propostas

Até 5 dias úteis após cada edição da Roda de Soluções

Encontros mensais ou bimestrais

A partir da realização da 1ª edição da Roda de Soluções

 

14. Estratégias do Projeto

  • Divulgação da iniciativa;
  • Sensibilização para engajamento dos participantes;
  • Realização do encontro, ações e eventos de Inovação;
  • Elaboração do relatório das atividades da Roda de Soluções;
  • Encaminhamento das propostas de inovação a alta administração para análise da viabilidade de implantação ;
  • Acompanhamento da tramitação das propostas de inovação;
  • Registro das propostas no Banco de Boas Ideias do TRE-RO;
  • Registro das inovações concebidas no Banco de Boas Práticas do TRE-RO e no RENOVAJUD;
  • Avaliação dos resultados das inovações implantadas.

 

15. Metodologia

Periodicidade: mensal ou bimestral (ficando a critério de cada tribunal parceiro definir seu cronograma).

Formato: Encontros presenciais, online ou híbridos; ou outros eventos e ações com abordagens que tenham a mesma finalidade de promover a interação e sensibilização dos servidores e colaboradores para a inovação, a solução de problemas e a melhoria dos processos de trabalho.

Dinâmica:

  • O LIODS apresenta uma problemática previamente escolhida, ou propõe aos participantes que apresentem problemáticas dentro do campo de atuação da Justiça Eleitoral;
  • Os servidores participam de uma roda de conversa mediada por facilitadores do LIODS;
  • São registradas todas as contribuições e propostas de solução;
  • O material é consolidado pelo LIODS em até 5 dias úteis e compartilhado com os participantes;
  • A solução coletiva será documentada e, quando pertinente, encaminhada à unidade responsável para avaliação e possível implementação.

 

16. Público-alvo

Servidores e colaboradores de todas as unidades do TRE, sem necessidade de inscrição prévia.

 

17. Avaliação

A cada três meses será realizada uma avaliação interna do projeto com base em critérios como:

  • Participação média nos encontros;
  • Qualidade e aplicabilidade das propostas geradas;
  • Satisfação dos participantes (via formulário breve pós-evento).

 

18. Equipe Responsável

  • Coordenação: LIODS (TRE-AP, TRE-MT, TRE-RO e TRE-RR)
  • Apoio: unidades de planejamento dos TREs

 

19. Recursos Necessários

  • Plataformas como Google Meet ou Zoom (eventos virtuais);
  • Espaço físico (se for o caso);
  • Apoio de som e projeção (quando necessário);
  • Facilitadores (internos ou convidados);
  • Equipe de apoio para registro e organização.

 

20. Sustentabilidade do Projeto

O projeto é de baixo custo, apoiado na estrutura existente dos tribunais e na valorização do capital humano interno. Sua continuidade dependerá apenas da organização dos temas e da mobilização dos servidores, o que o torna plenamente viável e sustentável.

 

21. Anexos

  • Termo de Cooperação entre os TREs
  • Oficina da Roda de Soluções - Design Thinking

LIODS

TRE-AP, TRE-MT, TRE-RO e TRE-RR

 

Tags: Premio25 33 Meta 9-2025 38
  • E-mail do laboratório: labin@tre-ap.jus.br
  • E-mail do laboratório: asplan@tre-ro.jus.br
  • E-mail do laboratório: agoraquandolab@tre-mt.jus.br
  • E-mail do laboratório: trenovar@tre-rr.jus.br