Banco Inteligente de Perícias - TRT8 e TRT20
Objetivo e Descrição do Projeto
Desenvolver e implementar um banco de perícias valendo-se de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para concentrar e facilitar o acesso a laudos periciais já existentes, agilizando processos e auxiliando em conciliações e decisões, a partir do conceito da “prova emprestada”
Laboratórios dos Tribunais Participantes
Participam do desenvolvimento do projeto: os Laboratórios de Inovação do TRT8 e TRT20. O trabalho está sendo realizado de forma colaborativa e multidisciplinar, envolvendo os mais diversos perfis: equipes de negócio (área judicial), equipe de inovação (laboratórios de inovação) e equipes técnicas (TI).
Contexto
Relaciona-se, a seguir, contextos que justificam a implementação dessa ferramenta:
Volume Processual Elevado e Morosidade: A Justiça do Trabalho lida com um grande número de processos que frequentemente demandam perícias técnicas (médicas, de engenharia de segurança, contábeis, etc.). A realização dessas perícias pode ser um gargalo significativo, contribuindo para a morosidade processual. Um banco inteligente agilizaria a consulta e a seleção de peritos qualificados, além de padronizar procedimentos.
Padronização e Qualidade das Perícias: Atualmente, a qualidade e a metodologia das perícias podem variar bastante entre os profissionais. Um banco de perícias inteligente permitiria a criação de modelos, diretrizes e até mesmo a avaliação do desempenho dos peritos, visando a padronização e a melhoria contínua da qualidade dos laudos. Isso reduziria a incidência de laudos inconsistentes ou incompletos, que geram retrabalho e prolongam os litígios.
Gestão de Peritos e Especialidades: A Justiça do Trabalho precisa de peritos com diversas especialidades. Gerenciar esses profissionais, suas qualificações, disponibilidades e histórico de atuações pode ser um desafio. Um banco de perícias inteligente funcionaria como um cadastro centralizado e dinâmico, facilitando a busca pelo perito mais adequado para cada caso e a distribuição equitativa das demandas.
Transparência e Controle: A utilização de um sistema inteligente pode aumentar a transparência na escolha e atuação dos peritos, minimizando a subjetividade e possíveis alegações de parcialidade. Além disso, permite um controle mais efetivo sobre os prazos, custos e resultados das perícias.Redução de Custos Indiretos: Embora a implementação inicial possa ter um custo, a longo prazo, um banco de perícias inteligente pode gerar economia. A redução do tempo de trâmite processual, a diminuição de laudos questionados e a otimização da alocação de peritos podem diminuir os gastos relacionados a recursos humanos e materiais.
Apoio à Decisão Judicial: Com laudos mais padronizados, consistentes e acessíveis, os juízes teriam um suporte mais robusto e rápido para suas decisões, contribuindo para a segurança jurídica e a celeridade da prestação jurisdicional.
Inovação e Modernização do Judiciário: A implementação de tecnologias como um banco de perícias inteligente está alinhada com as tendências de modernização do Poder Judiciário, buscando a eficiência e a adaptação às demandas da sociedade digital.
Um Banco de Perícias Inteligente na Justiça do Trabalho surge da busca por um sistema mais eficiente, transparente e justo, capaz de lidar com a complexidade e o volume das demandas periciais de forma mais ágil e padronizada.
Ferramentas, Técnicas e Métodos
O projeto usa a metodologia “Design Thinking”, em suas 5 fases: Empatia, Redefinição, Ideação, Prototipação e Teste. Além do “Design Thinking”, estão sendo utilizadas outras ferramentas como: Árvore de Problemas, Crazy 8, Brainstorming, etc. Também são empregados, nas oficinas, softwares especializados, como o Miro.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Contribuir para os Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o item 16 - Paz, justiça e instituições eficazes, promovendo sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. (16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis e 16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis).
Cronograma do Projeto
Fase do Projeto |
Atividade |
Responsável |
Data de Início Prevista |
Data de Término Prevista |
Status |
1 Planejamento e Escopo |
|||||
1.1 |
Realizar oficina com os representantes das unidades envolvidas e a equipe do projeto |
Laboratórios de Inovação TRT8 / TRT20 |
01/04/2025 |
30/05/2025 |
Concluído |
1.2 |
Entender o contexto do problema e identificar as necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções |
Laboratórios de Inovação TRT8 / TRT20 |
01/04/2025 |
30/05/2025 |
Concluído |
2 Empatia |
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2.1 |
Com base no problema identificado, buscar suas reais causas |
Laboratórios de Inovação TRT8 / TRT20 |
01/04/2025 |
30/05/2025 |
Concluído |
2.2 |
Redefinição |
Laboratórios de Inovação TRT8 / TRT20 |
01/04/2025 |
30/05/2025 |
Concluído |
3 Meta 9 - RenovaJud |
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3.1 |
Cadastrar no Renovajud - Meta 9. Primeira versão |
Laboratórios de Inovação TRT20 |
01/05/2025 |
31/05/2025 |
Não Iniciado |
3.2 |
Considerando o problema identificado e suas causas, realizar oficina para coletar, categorizar, refinar e selecionar as melhores soluções ou práticas que podem solucionar ou mitigar o problema identificado |
Laboratórios de Inovação TRT8 / TRT20 |
01/05/2025 |
31/05/2025 |
Concluído |
3.3 |
Cadastrar no Renovajud - Meta 9. Versão final |
Laboratórios de Inovação TRT8 / TRT20 |
01/05/2025 |
31/05/2025 |
Não Iniciado |
4 Ideação |
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4.1 |
Desenvolver uma ou mais versões de protótipos que podem solucionar o problema, verificando suas funcionalidades e exequibilidade, permitindo uma avaliação mais abrangente e real da solução idealizada 12/05/2025 12/05/2025 Laboratórios de Inovação |
Laboratórios de Inovação TRT8 / TRT20 |
01/06/2025 |
30/06/2025 |
Não Iniciado |
5 Prototipação |
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5.1 |
Elaborar o 1º protótipo do Banco |
Laboratórios de Inovação TRT8 / TRT20 |
01/06/2025 |
30/06/2025 |
Não Iniciado |
6 Testes |
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6.1 |
Realizar os primeiros testes do Banco |
Laboratórios de Inovação TRT8 / TRT20 |
01/06/2025 |
30/06/2025 |
Não Iniciado |
Levantamento das principais melhorias/evoluções (backlog da solução)
- Banco Inteligente de Perícias: O Banco conteria o repositório de perícias já realizadas no PJe e uma ferramenta de IA/automação iria extraindo as perícias e colocando-as no banco.
- Consulta:O Banco permitiria o acesso a partir de chaves previamente definidas e/ou consulta ampla por tema.
Principais atores(atrizes) impactados(as)
O trabalho está sendo realizado de forma colaborativa e multidisciplinar, envolvendo os mais diversos perfis dos TRTs envolvidos: equipes de negócio (área judicial), equipe de inovação (laboratórios de inovação) e equipes técnicas (TI):
NOME |
CARGO |
FUNÇÃO |
PAPEL |
|
Alex Barros dos Santos |
Analista Judiciário - Tecnologia da Informação |
Diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica |
Laboratorista TRT8 |
alex.santos@trt8.jus.br |
Mariane Lima de Sales |
Analista Judiciário - Área Administrativa |
Coordenadora do Escritório de Projetos e Processos |
Laboratorista TRT8 |
mariane.sales@trt8.jus.br |
Rafael Martins Feitosa |
Analista Judiciário - Tecnologia da Informação |
Chefe da Seção de Inovação |
Laboratorista TRT8 |
rafael.feitosa@trt8.jus.br |
Mônica Moraes Rêgo Guimarães |
Analista Judiciário - Tecnologia da Informação |
Coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas e Soluções de Inteligência Artificial e Automação |
Laboratorista TRT8 |
monica.guimaraes@trt8.jus.br |
Renan Moura Ferreira |
Analista Judiciário - Tecnologia da Informação |
Chefe da Seção de Soluções de Inteligência Artificial e Automação |
Laboratorista TRT8 |
renan.ferreira@trt8.jus.br |
Estillac Lins Maciel Borges Filho |
Analista Judiciário - Tecnologia da Informação |
Chefe da Divisão de Desenvolvimento |
Laboratorista TRT8 |
estillac.filho@trt8.jus.br |
Adriano Leão Venceslau |
Técnico Judiciário - Área Administrativa |
Secretário de Governança e Gestão Estratégica |
Laboratorista TRT20 |
adriano.venceslau@trt20.jus.br |
Garrete Alves Reis |
Técnico Judiciário - - Especialidade Tecnologia da Informação |
Chefe da Divisão de Dados e Inovação |
Laboratorista TRT20 |
garrete.reis@trt20.jus.br |
Fabrício Figueiredo da Silva |
Técnico Judiciário - Área Administrativa |
Diretor de Secretaria da 13ª Vara do Trabalho de Belém |
Laboratorista TRT8 |
fabricio.silva@trt8.jus.br |
Lázaro Antonio Gomes de Carvalho |
Técnico Judiciário - Área Administrativa |
Diretor de Secretaria da 1ª Vara do Trabalho de Abaetetuba |
Laboratorista TRT8 |
lazaro.carvalho@trt8.jus.br |
Resultados Esperados
Consulta e a seleção de peritos qualificados
Padronização de procedimentos
Busca pelo perito mais adequado para cada caso e a distribuição equitativa das demandas.
Transparência na escolha e atuação dos peritos, minimizando a subjetividade e possíveis alegações de parcialidade
Controle mais efetivo sobre os prazos, custos e resultados das perícias.
Redução do tempo de trâmite processual
Diminuição dos gastos relacionados a recursos humanos e materiais
Eficiência e a adaptação às demandas da sociedade digital
Mais Informações
Plano de Projeto: Link
Relatório do Projeto: Link (em elaboração)
- E-mail do laboratório: liods@trt8.jus.br
- E-mail do laboratório: segest@trt20.jus.br