Painel de Monitoramentos 2
1. Introdução
O "Painel de Monitoramentos das Eleições 2024" foi criado com o objetivo de facilitar o acompanhamento, pela Administração do TRE/SP, dos trabalhos preparatórios para as Eleições de 2024. Ele centraliza informações estratégicas dos processos eleitorais executados pelos Cartórios, permitindo que a alta administração acesse dados essenciais de forma ágil e organizada. Desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento aos Cartórios Eleitorais - NACAN 2024, coordenado pela Coordenadoria de Gestão de Eleições e outras secretarias, o painel utiliza a plataforma Oracle APEX para apresentar dados provenientes dos sistemas eleitorais e administrativos, cruzando informações e montando tabelas e painéis em uma única página.
2. Justificativa/Problema a ser resolvido
O Estado de São Paulo possui em torno de 34 milhões de eleitores, em 645 municípios. São 393 Zonas Eleitorais, 11 mil locais de votação e 103 mil seções eleitorais. Para execução das eleições foram necessários mais de 460 mil colabores(as), sendo que em 2024, foram recebidos mais de 78 mil pedidos de registro de candidaturas. Para cumprir a missão de “garantir a legitimidade do processo eleitoral” identificou-se a necessidade da Administração acompanhar e monitorar os procedimentos preparatórios e processos de trabalho executados, em sua grande maioria, pelas Zonas Eleitorais do Estado.
A execução das atividades preparatórias para as eleições exige um grande volume de dados e informações que provêm de diversas áreas e sistemas, como o Sistema de Registro de Candidaturas (CAND), o Processo Judicial Eletrônico (PJE), o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE WEB), o Sistema de Gerenciamento de Mesários e Apoios Logístico - GAM e o Sistema, entre outros. Esses dados precisam ser coletados e transmitidos à Administração com rapidez e regularidade, pois qualquer atraso ou falha pode comprometer a execução eficiente das atividades eleitorais. Frente a essa necessidade, o TRE/SP mobilizou diversas unidades para desenvolver uma solução para a centralização dos dados, garantindo acesso simplificado e em tempo real às informações de interesse relevante, de forma mais visual.
3. Objetivos
O principal objetivo do Painel de Monitoramentos é fornecer à Administração do TRE/SP uma ferramenta para acompanhar e monitorar os procedimentos preparatórios e processos de trabalho das Eleições 2024. Isso inclui:
- Centralizar informações: Coletar e apresentar dados de diversas áreas e sistemas em um único local, facilitando o acesso e a análise.
- Acompanhamento em tempo real: Permitir que a alta administração monitore as atividades preparatórias em tempo real, garantindo respostas rápidas a eventuais desvios.
- Tomada de decisões baseada em dados: Fornecer dados essenciais para a tomada de decisões estratégicas, visando garantir a integridade das eleições.
- Otimizar a gestão: Automatizar a coleta de informações e reduzir o tempo de consulta e análise, otimizando a gestão do processo eleitoral.
- Melhorar a transparência: Aprimorar a governança e a transparência no processo eleitoral, fortalecendo a confiança e a integridade das eleições.
4. Metodologia
Foram realizadas reuniões ao longo do ano de 2023, a fim de avaliar as ferramentas utilizadas nas eleições anteriores para os monitoramentos das atividades preparatórias de eleição, com a finalidade de identificar as possibilidades de melhorias, especialmente no que diz respeito ao cruzamento de informações provenientes de diferentes bancos de dados e à centralização dos monitoramentos em um único local/sistema.
Conforme análise em reunião da equipe com potencial envolvimento nos monitoramentos do NACAN, chegou-se à conclusão de que a melhor alternativa para apresentação desses monitoramentos seria a criação de uma página única por meio da plataforma Oracle APEX pela Seção de Análise de Dados (STI) para apresentação de dados provenientes do cruzamento de informações, montagem de tabelas e paineis com auxílio da Coordenadoria de Autuação, Distribuição e Dados Processuais (SJ), da Assessoria de Ciência de Dados e Estatística, da Seção de Implantação e Integração de Sistemas (STI), entre outras unidades que poderiam auxiliar na coleta e cruzamento de dados provenientes de sistemas eleitorais e administrativos.
A partir dessa definição, tiveram início as reuniões para mapeamento dos monitoramentos desejáveis. Esse processo foi conduzido pela Coordenadoria de Gestão de Eleições no primeiro semestre de 2024, seguindo a cronologia estabelecida pelo Calendário Eleitoral. No total, foram identificados e desenvolvidos em torno de 140 monitoramentos, todos integrados ao Painel, permitindo uma visão ampla e detalhada das etapas de preparação eleitoral.
5. Resultados alcançados
A implementação do Painel de Monitoramentos trouxe uma série de benefícios diretos, permitindo que a alta administração do TRE/SP acompanhasse em tempo real as atividades preparatórias para as Eleições 2024. O painel centralizou dados dispersos em uma única interface de fácil acesso, automatizando a coleta de informações e reduzindo o tempo de consulta e análise. Esse sistema otimizado permitiu respostas rápidas a eventuais desvios nas atividades monitoradas, o que reforçou a capacidade de controle e governança do Tribunal, atendendo plenamente aos objetivos estabelecidos de melhorar o acesso e a organização dos dados estratégicos.
A experiência com o Painel de Monitoramentos trouxe importantes aprendizados, entre eles a relevância da integração de sistemas para consolidar dados em uma única interface, o que melhora a acessibilidade e a confiabilidade das informações. Outro aprendizado foi a importância de uma comunicação eficiente e regular entre as unidades envolvidas, essencial para superar desafios técnicos e garantir a entrega de um produto final que atende aos objetivos estratégicos. Por fim, ficou claro que a automatização e centralização de dados são fatores-chave para aumentar a eficiência do processo eleitoral e a capacidade de monitoramento da Administração, evidenciando o valor de ferramentas tecnológicas que simplificam e agilizam a gestão de informações em contextos de grande complexidade.
- E-mail do laboratório: seinova@tre-sp.jus.br