Robôs de Consulta de Endereços
O projeto “Robôs de Consulta de Endereços” - idealizado pela Comissão de Inovação (INOVAJUS) - busca otimizar o uso do eproc através da criação e implementação de robôs de pesquisa de endereço na plataforma, que auxiliar magistrados e servidores do 1º Grau de jurisdição.
Por meio de convênios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul com CDL/SPC, JUCISRS, SISBAJUD, DMAE E CORSAN estão sendo realizadas consultas de forma automática. Já os convênios com TRE, SERASAJUD e RGE propiciam consultas semiautomáticas, tendo em vista que não possuem APIs e exigem autenticação de segurança, como token e/ou segunda autenticação. Além disso, novos sistemas podem ser agregados à medida que novos convênios foram sendo firmados no TJRS.
Como se dá o funcionamento: o usuário do eproc da unidade de origem no ícone denominado "ações" clica no chamado “Consultar Endereços”. Ao confirmar, o sistema gera um evento de remessa do processo para a Unidade Remota de Cumprimento e Apoio (URCAJUD), unidade onde fica a Central de Consulta de Endereços (CCE). Assim, os robôs automáticos realizam as pesquisas nos sistemas conveniados com o TJRS. A unidade pode acompanhar os processos enviados para a Central por localizador específico no sistema eproc.
Resultados:
- Rapidez e eficiência
- Gera tudo automático e sem margem de erro
- Processos que levavam 10 a 15 minutos para realizar a consulta, o robô está levando menos de 1 minuto.
- E-mail do laboratório: labee9@tjrs.jus.br