Automação e otimização de projetos audiovisuais baseados em algoritmos aplicados em soluções gratuitas e de código aberto. 2
1. Introdução
O presente projeto visa a implementação de uma solução integrada para otimização de produção e transmissão audiovisual. A proposta centraliza e automatiza tarefas essenciais, como roteamento de áudio, retorno audiovisual, cortes de câmeras, mixagem de som, aplicação de GC (gerador de caracteres), reprodução de mídias, transições de cenas e aplicação de efeitos visuais.
2. Justificativa
O processo tradicional de produção audiovisual é complexo e demanda uma equipe numerosa para operar diversos sistemas e dispositivos de forma simultânea. Essa realidade gera altos custos operacionais e limita a capacidade de execução de projetos mais complexos. A solução proposta se justifica pela necessidade de aprimorar a eficiência na produção audiovisual, permitindo que operações mais sofisticadas sejam realizadas por equipes reduzidas, sem comprometer a qualidade final do produto.
Ao realizar pesquisas e estudos de caso em Tribunais, além de outras instituições públicas e privadas, visando levantar possíveis modelos e soluções para estruturação audiovisual da Justiça Eleitoral Paulista, ficou evidenciada a necessidade de diferentes profissionais técnicos especializados em áreas relativas às atividades audiovisuais, além de equipamentos e sistemas em quantidade e custo significativos que tenderiam a adiar, ou até mesmo inviabilizar, a estruturação audiovisual do TRE-SP.
Ao comparar a estrutura audiovisual do Tribunal Superior Eleitoral com a do TRE-SP, é possível constatar que a Corte Superior possui em torno de 14 vezes mais profissionais especializados vinculados a estrutura de uma Coordenadoria de Audiovisual, além de trabalhar prioritariamente em ambientes internos e estruturados, como auditórios e estúdios instalados em sua sede, enquanto na Corte Eleitoral Paulista os servidores estão vinculados a estrutura de uma Seção que realiza a sustentação técnica de sessões de julgamento e cobertura audiovisual em diversas locações internas e externas, com ou sem estruturação audiovisual permanente. Num outro paradigma, ao analisar os processos de trabalhos audiovisuais do TJ-SP temos, por exemplo, uma relação de 5 a 10 vezes mais profissionais alocados para cobertura audiovisual de um evento institucional e sessões de julgamento em relação ao TRE-SP.
Frente aos dados obtidos em suas pesquisas e estudos de caso, a automação e otimização de atividades audiovisuais baseadas na aplicação de algoritmos em soluções gratuitas e de código aberto demonstrou-se uma alternativa viável para equacionar a diferença estrutural em audiovisual existente entre o TRE-SP e outras instituições.
3. Objetivos
- Automatizar e centralizar os processos de produção audiovisual.
- Reduzir o impacto operacional e os custos relacionados a equipes numerosas.
- Permitir a execução de projetos complexos com equipes menores.
- Garantir maior eficiência e qualidade nas transmissões audiovisuais.
- Ofertar mais produtos audiovisuais à sociedade.
- Ampliar as formas e linguagem de comunicação com os eleitores, advogados, magistrados e servidores.
4. Metodologia
A metodologia adotada prevê a implementação de um sistema integrado que permite:
- Roteamento de áudio e retorno audiovisual: Otimização da comunicação interna e externa.
- Cortes de câmeras e mixagem de som: Sincronização eficiente para transmissões ao vivo.
- Aplicação de GC e efeitos visuais: Melhoria na apresentação de informações e identidade visual.
- Reprodução de mídias e transições de cenas: Automação das operações em fluxos complexos.
- Integração de sistemas: Criação de um ambiente unificado para gestão de toda a produção audiovisual.
- Automação: Uso de plugins e elaboração de algoritmos e macros aplicados no Open Broadcaster Software (OBS Studio) para aferir eficiência na operacionalização de produções audiovisuais.
5. Resultados Esperados/Benefícios
- Maior agilidade na produção audiovisual.
- Redução de custos operacionais e de pessoal.
- Aumento da capacidade de entrega de projetos complexos.
- Melhor controle e padronização dos processos audiovisuais.
- Qualidade aprimorada das transmissões com menor esforço operacional.
- E-mail do laboratório: seinova@tre-sp.jus.br