Projeto TAMPETS e TRE
1. Introdução
O projeto nasceu na 137ª Zona Eleitoral de Sorocaba, em parceria com a organização sem fins lucrativos chamada TAMPETS, que arrecada/coleta e vende tampinhas plásticas e destina o valor arrecadado em benefício da causa animal, para financiar castrações de cães e gatos em Sorocaba e região. A iniciativa promove a sustentabilidade por meio da reciclagem e contribui para o controle da superpopulação animal.
Entramos nesse projeto por acreditar que é possível contribuir, de pouco em pouco, através da reciclagem de tampinhas plásticas para o controle da superpopulação de animais. Iniciamos nossa parceria em janeiro de 2024, quando os servidores e seus familiares se engajaram em guardar as tampinhas em casa e trazer até o cartório.
Entregamos em dezembro de 2024, cerca de 15 kg de tampinhas, o que resulta, em média de 7.500 tampinhas.
Uma tampinha sozinha jogada na rua não tem preço de venda, mas junto com outras elas tem um valor transformador. Juntas, elas mudam a vida de um animal e contribuem para a preservação do meio ambiente.
2. Justificativa/Problema a ser resolvido
A superpopulação de animais em situação de rua é um problema crescente em Sorocaba e região. O projeto busca contribuir para a solução desse problema por meio da reciclagem de tampinhas plásticas, destinando os recursos obtidos à castração de cães e gatos. Além disso, promove a conscientização ambiental e o engajamento dos servidores, estagiários e familiares do TRE-SP.
O projeto tem crescido de tal maneira que diversas empresas da cidade e da região, que tem como valor a preservação do meio ambiente, conhecem a importância da iniciativa e centenas de funcionários conhecem o projeto e levam para casa um novo hábito, que embora simples, tem o poder de mudar a realidade de milhares de animais em situação de vulnerabilidade.
3. Objetivos
A beleza do projeto está exatamente nisso, na simplicidade que pode alcançar grandes objetivos.A Tampets foi criada em outubro de 2019 com o objetivo de ajudar a mudar a realidade dos animais.
O objetivo principal é coletar e vender tampinhas plásticas para criar um fundo que possibilita a realização de castração em animais em situação de abandono que vagam pelas ruas, praças e rodovias, bem como os maus tratos por eles sofridos, os animais sob cuidado em abrigos, protetores independentes ou tutores em condições financeiras limitadas.
- Consciência ambiental corporativa: reciclando para o futuro.
- Contribuir para o controle populacional de cães e gatos através da castração.
- Incentivar a coleta seletiva e a reciclagem de tampinhas plásticas.
- Estimular o engajamento cívico e ambiental de servidores, familiares e estagiários.
- Fortalecer parcerias com organizações sem fins lucrativos e iniciativas comunitárias.
4. Metodologia
Trata-se de um projeto tão simples, que traz um retorno tão significativo para todos os envolvidos e especialmente, os animais beneficiados.
Para ajudar os professores das escolas de ensino infantil foi criado o gibi-cartilha que conta de forma lúdica como as tampinhas podem salvar vidas transformando a realidade dos pets que vivem nas ruas. Com a colaboração de empresas parceiras, foram distribuídas 2.000 unidades na versão preto-e-branco para os alunos colorirem e aprenderem como o projeto funciona.
O projeto faz ainda palestras em escolas públicas e particulares, com os alunos do ensino fundamental 1 e 2, com explicação completa e didática sobre como funciona o projeto, desde a separação das tampinhas até o ponto em que elas beneficiarão os animais carentes.
Essas palestras são momentos muito especiais, pois acreditamos que ao sensibilizarmos as crianças para a causa animal, semeamos um futuro feliz e consciente para elas e os animais.
Seguem alguns exemplos de tampinhas plásticas arrecadadas: garrafas pet (refrigerantes), remédios, alimentos (margarina, maionese, manteigas, molho, requeijão), beleza e higiene (shampoos, condicionadores, cremes, pastas de dentes, hidratantes, caixinha de fio dental, caixinhas de lentes de contato, sucos e bebidas, produtos de limpeza (amaciantes, cloros, desinfetantes, desengordurantes), tampinhas de canetas, além de outras.
- Coleta de Tampinhas:
- Incentivo aos servidores, familiares e estagiários para coletarem tampinhas plásticas.
- Entregamos em dezembro de 2024 cerca de 15 kg de tampinhas.
- Parceria com o TAMPETS:
- Entrega das tampinhas arrecadadas para venda e financiamento das castrações.
- Participação dos Estagiários:
- Envolvimento ativo das estagiárias do Ensino Médio/Técnico da ETEC Rubens de Farias e Souza, tanto no projeto TAMPETS quanto em outras iniciativas como o Projeto FORMIGAS e COOPERESO.
- O que nos chamou a atenção foi a coincidência única de termos estagiárias do ensino médio/técnico da mesma idade, escola, turma e curso trabalhando juntas, no mesmo período nos cartórios eleitorais. Muitas delas em sua primeira experiência profissional. Todas são meninas, da ETEC Rubens de Faria e Souza, oriundas do curso de Práticas Jurídicas, que se mobilizaram e desenvolveram esses projetos com os servidores do cartório.
- Monitoramento e Avaliação:
- Acompanhamento das quantidades arrecadadas e do impacto gerado nas castrações realizadas.
- De outubro de 2019 a março de 2025: 100 toneladas de tampinhas arrecadadas e 2.659 animais beneficiados.
5. Resultados Esperados/Benefícios
O projeto funciona da forma mais simples possível, o que gera toda a sua beleza:
- Arrecadação de tampinhas para financiar castrações de cães e gatos.
- Os colaboradores/apoiadores do projeto juntam as suas tampinhas;
- Levam até os pontos de coleta parceiros;
- Os voluntários retiram e levam até o centro triagem
- As tampinhas são vendidas e o dinheiro arrecadado é revertido em castrações para os animais.
- Conscientização ambiental e fortalecimento da responsabilidade social do TRE-SP.
- Integração de servidores e estagiários em atividades colaborativas e educativas.
- Promoção de práticas sustentáveis e inclusivas.
A coleta de tampinhas é realizada através de parcerias entre a entidade e pessoas físicas e jurídicas que, após terem conhecimento do objetivo do projeto, oferecem espontaneamente sua contribuição para a coleta das tampinhas.
Colaboradores/Apoiadores: São todas as pessoas que conhecem o projeto e juntam suas tampinhas em suas casas, escolas, empresas, instituições, etc.
Voluntários: São as pessoas que ajudam nas atividades operacionais como coleta, triagem, divulgação, palestras, etc.
Pontos de coleta: São os estabelecimentos comerciais, empresas, escolas, que espontaneamente se oferecem para receber as tampinhas.
Vamos aos números: Contabilizados de Outubro de 2019 a Março de 2025:
Pontos de Coleta: 200
Voluntários: 80
Quantidade de tampinhas arrecadadas: 100 toneladas
Animais beneficiados: 2.659 animais.
A iniciativa é tão simples, e por ser simples, funciona tão bem. Trata-se apenas de conscientizar as pessoas a guardarem as tampinhas e levar até o ponto de coleta.
Nossos números: Entregamos em dezembro de 2024, cerca de 15 kg, o que resulta, em média de 7.500 tampinhas.
O Projeto Tampets tem coletado e vendido tampinhas plásticas possibilitando a realização de castrações em animais sob cuidado de abrigos, protetores independentes ou tutores em condições financeiras limitadas. Este procedimento evita e diminui o abandono, maus tratos, fome, ninhadas indesejadas e doenças.
Embora já existam projetos voltados à causa animal em Sorocaba e região, o fator financeiro impede que muitos tutores, abrigos ou protetores independentes recebam o benefício da castração para os seus animais.
- E-mail do laboratório: seinova@tre-sp.jus.br