Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

Biblioteca Virtual

  • 0

A Biblioteca Digital tem o potencial de modernizar o acesso à informação, proporcionando um ambiente inclusivo e democrático para o compartilhamento e a disseminação do conhecimento.

  1. Apresentação

O projeto Biblioteca Digital Desa. Ruth Pondé tem como objetivo criar um repositório online de livros, artigos, periódicos, publicações institucionais do tribunal e outros materiais acadêmicos e culturais, promovendo o acesso democrático ao conhecimento por meio de uma plataforma digital intuitiva, acessível e de fácil navegação.

  1. Justificativa

Com o avanço da tecnologia e a crescente necessidade de acesso remoto a conteúdos educativos, a criação de uma biblioteca digital se torna essencial para ampliar a disseminação do conhecimento e reduzir barreiras geográficas e socioeconômicas.

A criação da biblioteca virtual se fundamenta na necessidade de reunir em apenas um local as publicações e documentos produzidos pelo TRE-BA, bem como os serviços oferecidos pela biblioteca para os usuários.

  1. Objetivos

3.1. Objetivo Geral

Desenvolver uma plataforma digital que disponibilize acervos bibliográficos de forma acessível e organizada, com vistas a facilitar e proporcionar aos usuários o acesso à informação, às publicações institucionais e aos serviços oferecidos pela biblioteca com mais eficiência.

3.2. Objetivos Específicos

  • Garantir acessibilidade para diferentes públicos, incluindo pessoas com deficiência.
  • Garantir segurança e integridade dos conteúdos.
  • Centralizar as publicações institucionais em um único ambiente digital.
  1. Público-Alvo
  • Magistrados (as) e servidores (as) do TRE-BA;
  • Estudantes e pesquisadores,
  • Professores e acadêmicos,
  • Comunidade em geral interessada.

 

  1. Metodologia

5.1 Levantamento de Requisitos

Identificação das necessidades dos usuários e requisitos técnicos para a construção da plataforma.

5.2 Desenvolvimento da Plataforma

  • Definição da arquitetura da informação
  • Implementação da interface do usuário
  • Desenvolvimento das funcionalidades principais

5.3 Testes e Validação

  • Testes de usabilidade
  • Ajustes conforme feedback dos usuários

5.4 Implementação e Divulgação

  • Lançamento da plataforma
  • Estratégias de divulgação para atrair usuários

https://www.tre-ba.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Setembro/tre-ba-lanca-biblioteca-digital-desembargadora-ruth-ponde-luz

A página pode ser acessada pelo endereço: https://sites.google.com/nuvem.tre-ba.jus.br/bibliotecaruthpondeluz ou pela página institucional do Tribunal:  https://www.tre-ba.jus.br/institucional/biblioteca-e-memoria/biblioteca-e-memoria  

  1. Cronograma

Fase

Atividade

Prazo

Planejamento

Levantamento de requisitos

Até dezembro 2023

Desenvolvimento

Construção da plataforma

Até julho de 2024

Testes

Validação e ajustes                   

Até agosto de 2024

Implementação

Lançamento e divulgação

Setembro de 2024

  1. Indicadores

Prestar serviço de qualidade ao público, fortalecer a relação institucional com a sociedade, aumentar a agilidade e a produtividade na prestação jurisdicional, aperfeiçoar a governança e gestão administrativa e promover a sustentabilidade ambiental.

 

 

  1. Relação com a Agenda 2030

A criação da biblioteca está interligada com a Agenda 2030-  (ODS) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente à ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, cujos objetivos em comum estão pautados na democratização do conhecimento e do acesso a informação, promovendo o uso de inovações tecnológicas por meio do desenvolvimento de uma infraestrutura digital robusta, essencial para o avanço da sociedade digital, como garante a ODS 9 .

  1. Benefícios

O site da Biblioteca Desª Ruth Pondé Luz oferece diversos benefícios aos seus usuários que estão pautados na sua facilidade em proporcionar o acesso às documentações e aos serviços oferecidos. Ele garante o acesso ao catálogo do acervo, o que facilita a consulta de disponibilidade das obras. Além disso, os usuários podem encontrar em um mesmo site a disponibilização de normas ABNT, manuais, o acesso às plataformas de bibliotecas digitais Minha Biblioteca e Fórum, legislações compiladas e os portais referentes ao Centro de Memória da instituição. A plataforma também facilita o acesso às publicações institucionais, como a Revista Populus, que disponibiliza artigos nas áreas de direito, filosofia e sociologia política, e o BiblioCanto, que reúne textos literários, notícias e curiosidades. Outra vantagem é que o site permite que os usuários acessem os novos títulos adquiridos pela biblioteca sem a necessidade de deslocamento, proporcionando mais comodidade e agilidade no acesso à informação.

 

Tags:
  • E-mail do laboratório: liods@tre-ba.jus.br