Instituição da Linguagem Simples
O projeto “Instituição da Linguagem Simples” - idealizado em parceria pela Comissão de Inovação (INOVAJUS) e Corregedoria-Geral da Justiça - visa simplificar a forma como são elaborados os textos dirigidos ao público interno e externo, tanto na área administrativa quanto judicial do TJRS. Dessa forma, busca-se uma maior eficácia na comunicação do Judiciário com a sociedade.
Dentre as entregas, estão a instituição da Política de Utilização da Linguagem Simples no Poder Judiciário do RS, formalizada pelo Ato nº 24/2022-P e a realização do lançamento do Guia da Linguagem Simples (disponível em https://www.tjrs.jus.br/static/2022/07/Guia-de-Linguagem-Simples-TJRS.pdf). O guia consiste em uma orientação elaborada com o propósito de incentivar e facilitar o uso da Linguagem Simples nas atividades do Poder Judiciário, servindo tanto para o público interno, nas atividades voltadas à área administrativa ou judicial, como para advogados e pessoas em geral, estas destinatárias finais das atividades do Judiciário.
O projeto oportunizou, ainda, Webinário e oficinas, destinadas a difundir a aplicação da Linguagem Simples. Além disso, promoveu a inclusão da temática da Linguagem Simples nos cursos do Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do RS, Cursos de Atualização de Magistrados (CAMs) e Cursos de Formação de Magistrados (inicial e continuada).
Reportagem no link https://www.tjrs.jus.br/novo/noticia/ensino-colocado-em-pratica-1a-oficina-de-linguagem-simples-teve-mais-de-30-participantes/
- E-mail do laboratório: labee9@tjrs.jus.br