Trilhas de Capacitação Laboratoristas
INICIATIVA: Promover capacitação em inovação para magistrados(as) e servidores(as) dos órgãos do Poder Judiciário.
JUSTIFICATIVA:
Os laboratórios de inovação são espaços colaborativos voltados para o desenvolvimento de soluções criativas e eficazes para os desafios enfrentados pelo Judiciário. No entanto, para que esses laboratórios funcionem adequadamente, é imprescindível contar com profissionais qualificados, que compreendam e saibam aplicar metodologias ágeis, design thinking, abordagem centrada no usuário e outras estratégias inovadoras.
A capacitação de laboratoristas é fundamental, considerando que os laboratórios contam com um quadro muito reduzido de servidores (quando tem) e por isso necessitam de laboratoristas para auxílio em suas atividades. Diante desse cenário, garantir que esses voluntários estejam bem preparados e motivados a contribuir é essencial para o sucesso das iniciativas. A oferta de formação estruturada e continuada possibilita que eles adquiram confiança na aplicação das metodologias e compreendam a importância do seu papel na transformação institucional.
A capacitação também contribui para a disseminação da cultura da inovação dentro da instituição. Muitos ainda desconhecem a existência e a relevância dos laboratórios, o que pode dificultar a adoção e a aplicação das soluções desenvolvidas. Investir na capacitação ajuda a sensibilizar sobre a importância da inovação, incentivando o engajamento e auxiliando na construção e fortalecimento dessa cultura.
OBJETIVO:
-Formar laboratoristas voluntários para atuarem, principalmente, nos laboratórios de inovação da Justiça Federal da 4ª Região e, secundariamente, nos laboratórios dos tribunais pertencentes às redes de laboratórios do Poder Judiciário na Região Sul
-Disseminar a cultura da inovação na Justiça Federal da 4ª Região
ESCOPO:
Formação realizada em módulos, com ou sem pré-requisitos (a depender de cada módulo)
Duração de cada módulo de 12 a 20 horas
Oferecimento de palestras abertas, de forma a permitir que também aqueles que não participem da formação possam ter acesso ao conteúdo trazidos por palestrantes, de forma a ampliar a disseminação da cultura da inovação.
Temas a serem abordados:
- Inovação e Design
- Design Thinking
- O Processo
- Métodos de Pesquisa
- IA Generativa
- Design Sistêmico
outros ainda a definir
Público-alvo: magistrados(as) e servidores (as) da Justiça Federal da 4ª Região
Reserva de vagas destinadas às redes de laboratórios do Poder Judiciário na Região Sul
METODOLOGIAS:
Metodologias ativas, como oficinas, world cafe e exposição dialogada
- E-mail do laboratório: inspiralab@trf4.jus.br
- E-mail do laboratório: inova@jfpr.jus.br
- E-mail do laboratório: inovatche@jfrs.jus.br
- E-mail do laboratório: labjus@jfsc.jus.br