Caravana da Linguagem Simples.
Caravana da Linguagem Simples
Área: Labee9
Descrição: O curso de Redação Jurídica com o uso de Linguagem Simples foi construído com o intuito de simplificar a área de Competência da Linguagem, tendo sido destinado a magistrados e a servidores do 1º e 2º grau.
Objetivo: Este projeto consiste na aplicação da linguagem simples para fomentar essa prática inovadora em documentos redigidos tanto por magistrados bem como servidores, trazendo uma simplificação e ampliando a acessibilidade aos mais diversos usuários da justiça.
A Linguagem Simples é um movimento mundial e vem sendo aplicada em diversos setores da sociedade. No poder judiciário, a implantação da Linguagem Simples vem sendo um desafio, e é considerada uma inovação. Assim, tornam-se necessárias ações que fomentem essa prática no Poder Judiciário, facilitando a compreensão dos envolvidos acerca dos atos e decisões proferidos por este Tribunal; considerando-se nesse contexto a sociedade em sua totalidade. O Ato nº 024/2022-P, que institui a Política de utilização de Linguagem Simples no âmbito do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, tem, dentre os objetivos da sua implantação, justamente, o de possibilitar que todas as pessoas possam entender com facilidade os regramentos e orientações do Poder Judiciário. Linguagem Simples é uma forma de acessibilidade e a proposta de formação é de suma importância tendo em vista o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além da Recomendação nº144/2023 (CNJ).
Assim, o curso de Redação Jurídica ministrado pelo professor Antonio Gidi é uma ação que visa preparar os participantes, magistrados e servidores a utilização dos princípios relacionados a esse tema e passando pelas mais diversas comarcas do estado e finalizando no 2º grau de jurisdição para desembargadores (as) e servidores na cidade de Porto Alegre. Como resultado da Caravana da Linguagem Simples, foram certificados 250 magistrados e 1000 servidores do 1º grau, e 150 desembargadores e 800 servidores do 2º grau.
- E-mail do laboratório: labee9@tjrs.jus.br