Atendimento via chatbot com IA
O projeto Atendimento ao Público via Chatbot com Uso da Inteligência Artificial, idealizado pelo servidor Roberto Flávio Malheiros Barros, da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista/BA, com apoio de Ewerton da Costa Vaz, servidor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Seção Judiciária do Pará (NUTEC/SJPA), visa a modernizar e facilitar o acesso dos jurisdicionados às informações processuais presentes nos Juizados Especiais Federais (JEFs), evitando assim o deslocamento dos usuários ao prédio dos JEFs, contribuindo para práticas mais sustentáveis.
O principal objetivo é oferecer aos usuários um resumo de seus processos de forma simples e acessível, utilizando mensagens de texto ou áudio via WhatsApp, integradas ao sistema Processual Judicial Eletrônico (PJe). A iniciativa apresenta diversas justificativas para sua implementação, tais como sustentabilidade, elevação da qualidade dos serviços prestados, redução da carência de servidores e ampliação do acesso à justiça e inclusão digital.
Atualmente, o atendimento oferecido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), através da ferramenta "Lucy", é limitado a consultas processuais no site. O novo fluxo de trabalho busca aprimorar a análise de documentos judiciais, utilizando inteligência artificial para otimizar essa tarefa complexa e demorada. O atendimento via chatbot diminuirá a demanda por atendimentos presenciais, telefônicos e por balcão virtual, permitindo que os servidores se concentrem em outras tarefas relacionadas ao fluxo dos processos.
- E-mail do laboratório: labahia@trf1.jus.br