Registro de Comparecimento com Foto
Durante a pandemia do COVIFD-19, focamos na digitalização dos processos físicos e migração para o PJe, o que fez com que repensássemos os processos de trabalho que eram utilizados com os autos físicos. Atento a estas mudanças, um servidor da 2ª Vara Criminal fez uma sugestão de alteração do procedimento de registro do comparecimento das medidas cautelares de comparecimento periódico ao juízo. O procedimento era elaborar a certdão, imprimir, coletar assinatura, digitalizar, juntar no processo eletrônico e descartar a folha de papel.
A partir da sugestão do servidor, o NUCGE desenvolveu um aplicativo utilizando o Power Apps que não só mudou a forma de elaboração do termo de comparecimento, como incrementou a informação juntada aos autos, com o registro fotográfico do réu.
Através do aplicativo é possível cadastrar o réu e gerar uma certidão, em PDF, com os dados atualizados de endereço, telefone, profissão, etc., para ser juntada ao processo no PJe, eliminando a impressão em papel e coleta de assinatura, além de possibilitar uma melhor identificação do réu através da fotografia atualizada. Os dados do cadastro ficam disponíveis no Sharepoint para atualização e registro dos comparecimentos futuros. Uma ferramenta de trabalho de fácil utilização, sem custo, que otimiza o tempo de atendimento, não utiliza papel e aprimora o serviço prestado.
- E-mail do laboratório: labahia@trf1.jus.br