Caminhos da Liberdade
O Projeto Caminhos da Liberdade é voltado para alunos matriculados nos cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é oportunizar ao público o conhecimento sobre o trabalho digno, evidenciando que todos têm direito a uma vida digna, além de relatar histórias de libertação inspiradoras, criando uma consciência coletiva de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas, bem como criar uma rede de apoio formada por guias turísticos, conselheiros tutelares e outros grupos focais que podem ajudar no combate à exploração nas suas mais diversas formas.
O projeto teve início em outubro de 2024. A iniciativa busca contribuir com o Pacto do Poder Judiciário para o fortalecimento da Agenda 2030 da ONU, um plano global, para um mundo digno e sustentável. Durante as palestras são tratadas as temáticas do trabalho infantil, trabalho escravo e tráfico de pessoas.
Está sendo desenvolvido pela vice-coordenadora da Comissão de Combate ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo, juíza Liliana Bouéres.
- E-mail do laboratório: inovalab@trt16.jus.br