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Iniciativa

Projeto: IntegrAção

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Projeto Integração

 

1. Unidade demandante: Corregedoria Regional

2. Desafio: 

"Como podemos tornar a comunicação e o fluxo de informações sobre o funcionamento das Secretarias Conjuntas mais claros e acessíveis para todos os atores internos do Tribunal, reduzindo retrabalho e conflitos operacionais?"

3. Justificativa:

As Secretarias Conjuntas unificam a estrutura organizacional e de pessoal das secretarias das unidades judiciárias de primeiro grau, mantendo separados os gabinetes dos juízes de primeiro grau, titulares e substitutos (Provimento GP-CR Nº 007/2022). São responsáveis pela tramitação dos processos de mais de uma Vara do Trabalho. 

A nova estrutura organizacional ainda é pouco compreendida por outras áreas do Tribunal, especialmente nas unidades administrativas e de segundo grau. Esse desconhecimento e a ausência de uma estrutura eficiente e padronizada de comunicação pode ocasionar retrabalhos ou encaminhamentos incorretos de processos, provocando atrasos desnecessários e dificuldade no cumprimento de algumas tarefas.

Há também dificuldades identificadas no que se refere às adaptações dos espaços físicos para assimilar a nova estrutura organizacional das Secretarias Conjuntas.

Iniciativas de comunicação anteriores, como a emissão de portarias, não foram suficientes para atingir o público interno de maneira eficaz. O projeto visa corrigir essa situação, adotando a abordagem do design thinking para criação de uma proposta que viabilize o entendimento e a sinergia de trabalho entre as unidades impactadas com a mudança.

O Projeto IntegrAção visa enfrentar esse desafio por meio de oficinas colaborativas fundamentadas na abordagem do Design Thinking, permitindo que os próprios atores impactados cocriem soluções práticas e eficientes para facilitar a comunicação e a compreensão desse novo modelo de trabalho.

4. Objetivos:

  •  Promover um espaço de compreensão mais clara do desafio e das interfaces trazidas pelos representantes das unidades impactadas  com o novo modelo de trabalho das Secretarias Conjuntas.
  • Criar, de forma colaborativa, uma solução estruturada para melhorar a disseminação e a organização das informações sobre o funcionamento das Secretarias Conjuntas
  • Desenvolver e validar um protótipo, que sirva como base para implementação de soluções futuras, alinhadas às necessidades dos envolvidos.

5. Fora do Escopo:

  • Regulamentação ou reestruturação de informações na intranet da Corregedoria Regional.
  • Avaliação ou ajustes na estrutura organizacional do modelo de Secretarias Conjuntas.

6. Alinhamento Estratégico

  • Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais.
  • Fortalecer a Governança e a Gestão Estratégica

     Macrodesafio do Poder Judiciário: 

  • Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional
  • Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária

 

7. Metodologia

O projeto adotou o Design Thinking como abordagem, contemplando as seguintes etapas:

Imersão – Levantamento e compreensão do problema a partir das perspectivas dos envolvidos.

Definição – identificação das principais dificuldades enfrentadas e priorização dos desafios.

Ideação – Desenvolvimento de ideias e propostas de soluções com a participação ativa do grupo.

Prototipação – Construção de um protótipo, que poderá ser testado antes de uma implementação definitiva.

Testes e Validação – Ajustes finais no protótipo para garantir sua aplicabilidade e viabilidade.

 

8. Data das oficinas: 10 de março,  12 e 14 de março de 2025.

9. Solução prototipada: A partir da priorização de ideias dois grandes eixos revelaram-se necessários para responder ao desafio:

1. A criação de um painel com informações claras relacionadas ao modelo das Secretarias Conjuntas, para acesso por aqueles que necessitam de informações específicas. O painel deverá contemplar:

  • Gráfico da estrutura das Secretarias Conjuntas;
  • Links para regulamentações relacionadas às Secretarias Conjuntas;
  • Detalhamento das áreas e respectivos responsáveis; 
  • Quadro comparativo (antes e depois);
  • Quadro de novidades;
  • Vídeos e cartilhas.

2. realização de atividades práticas, genericamente denominadas pelo grupo de “dinâmicas”. As “dinâmicas” contemplam palestras, oficinas, visitas guiadas, encontros setorizados, cartilhas e vídeos informativos curtos que podem ser hospedados no painel.

São, portanto, propostas complementares que podem oferecer uma abordagem mais ampla para o tratamento do desafio. Trata-se de um conjunto de ações que podem ser testadas e, caso validadas pelos usuários, implementadas em etapas.

 

10. Próximos passos: testes com usuários

 

Tags: Comunicação 107
  • E-mail do laboratório: co.labora15@trt15.jus.br