Robô Clóvis
ROBÔ CLÓVIS
Descrição
O Robô Clóvis é uma automação desenvolvida a partir de uma cooperação técnica de transferência de tecnologia entre o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com implementação conduzida pelo Laboratório de Inovação do TJMA – Toada Lab. Trata-se de um robô colaborativo com habilidades de automação que atua 24 horas por dia realizando triagens e etiquetagens de processos eletrônicos no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O nome Clóvis é uma homenagem ao jurista Clóvis Beviláqua, figura marcante da história jurídica brasileira e que também dá nome à sede do TJMA, o Palácio de Justiça “Clóvis Bevilacqua”.
Objetivo
O objetivo da ferramenta é automatizar tarefas repetitivas de triagem e organização de processos judiciais eletrônicos, promovendo maior eficiência, agilidade e economia de tempo na atuação de servidores e servidoras, ao permitir o redirecionamento do esforço humano para atividades mais complexas e estratégicas no âmbito do Judiciário.
Justificativa
Antes da implantação do robô, a triagem e organização de processos no PJe era feita manualmente por servidores(as), que separavam e identificavam cada processo um a um. A repetição e o volume dessas tarefas impactavam diretamente na produtividade e qualidade da prestação jurisdicional. Com o crescimento da demanda, tornou-se necessário adotar soluções tecnológicas que otimizassem o tempo e a qualidade do trabalho.
O Robô Clóvis surgiu, assim, como uma solução inteligente para automação da triagem processual com base em palavras-chave, promovendo celeridade, confiabilidade e organização nas unidades do Poder Judiciário.
Abordagem ou recursos/métodos/ferramentas utilizados/funcionamento
O robô realiza a triagem de processos com base em palavras-chave previamente definidas pelo(a) usuário(a). Uma vez identificadas essas palavras nos documentos dos autos, ele faz a etiquetagem com a identificação do assunto correspondente. O tempo médio para análise de um processo é de 30 segundos.
Além disso, o Robô Clóvis é capaz de identificar suspeições ou impedimentos de magistrados(as) e, automaticamente, gerar a minuta correspondente.
Para sua atuação, utiliza-se um arquivo de texto no qual são inseridas as palavras-chave. O robô acessa esse arquivo e realiza a análise comparativa entre o conteúdo das palavras-chave e os documentos dos processos, etiquetando conforme o tema detectado.
Etapas da execução
I - Etapas realizadas:
-
Cooperação técnica entre TJBA e TJMA;
-
Desenvolvimento do robô com equipe interdisciplinar do Toada Lab;
-
Planejamento e execução piloto;
-
Implementação inicial em 2022;
-
Implantação em 49 unidades (12 do 1º Grau, 34 do 2º Grau e 3 unidades administrativas).
II - Etapas em andamento:
-
Expansão gradual da implantação, priorizando unidades com maior abrangência;
-
Configuração inicial e alimentação do robô com palavras-chave específicas de cada unidade.
III - Etapas a realizar:
-
Ampliação da utilização do robô para novas unidades;
-
Monitoramento contínuo de desempenho e otimizações;
-
Divulgação de resultados e capacitação contínua das equipes envolvidas.
Avaliação dos benefícios à sociedade
A ferramenta contribui para a eficiência do Poder Judiciário, promovendo uma Justiça mais célere e reduzindo o tempo despendido em atividades repetitivas. Com isso, possibilita a análise mais rápida de processos e melhora a qualidade da prestação jurisdicional.
Entre os benefícios observados estão:
-
Aumento da produtividade;
-
Prevenção de erros humanos;
-
Redução de riscos de doenças ocupacionais, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
-
Possibilidade de julgamento por matéria a partir da triagem temática dos processos;
-
Baixo custo adicional ao tribunal, com elevado retorno institucional.
Ao viabilizar a redistribuição de servidores para tarefas mais analíticas e estratégicas, o Robô Clóvis fortalece o princípio da eficiência administrativa e da celeridade processual, promovendo impacto direto para o jurisdicionado e para a sociedade civil.
LINK DO PROTÓTIPO:
https://www.youtube.com/watch?v=En75PbbPXDM
- E-mail do laboratório: toada.lab@tjma.jus.br