Oficina Mulheres Criando Juntas - Justiça Restaurativa TJMG
A Unidade Avançada de Inovação em Laboratório - UAILab recebeu convite “para realizar oficinas de design thinking para criação do projeto de mulheres na Justiça Restaurativa, envolvendo as juízas e servidoras atuantes na pauta”, conforme ofício do CNJ de 25/10/2024. A 3ª Vice-Presidência indicou para participarão a Juíza Riza Aparecida Nery, integranteda Rede Restaura/TJMG e a servidora Jade Moreira Ribeiro, Coordenadora do SEANUP.
A Dra. Solange de Borba Reimberg, juíza do TJMG, e a Dra. Kátia Herminia Martins Lazarano Roncada, juíza auxiliar da Presidência do CNJ, indicaram e convidaram as demais participantes (mulheres - juízas e servidoras da justiça federal, estadual e do CNJ). A UAILab (através das laboratoristas: Gisele Luiza Soares Moura, Renata Oliveira Marques, Vivian Alves da Rocha, Viviane da Silva Queiroz Callazans) estruturou e conduziu a oficina, conforme reunião de alinhamento realizada com as magistradas, Dra Solange e Dra Kátia, e com o coordenador da UAILab, Guilherme Chiodi, no dia 15/10/24.
A iniciativa está alinhada, principalmente, com os Macrodesafios I e II, bem como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - 5 e 16.
Macrodesafio I: Garantia dos Direitos Fundamentais e do Estado Democrático de Direito: garantir, no plano concreto, os Direitos e as Garantias Fundamentais (CF, art. 5º), sob a égide do Estado Democrático de Direito, buscando-se assegurar o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, bem como atenuar as desigualdades sociais, garantir os direitos de minorias e a inclusão e acessibilidade a todos.
Macrodesafio II: Ampliação da relação institucional do Judiciário com a sociedade: adotar estratégias de comunicação e de procedimentos objetivos, ágeis e em linguagem de fácil compreensão, visando à transparência e ao fortalecimento do TJMG como instituição garantidora de direitos.
METODOLOGIA
A oficina foi baseada na abordagem do Design Thinking, que prevê as seguintes etapas: problematizar (descobrir), definir, idear e prototipar.
Duração da oficina: 3 (três) encontros, totalizanto 8 (oito) horas. A oficina foi conduzida por videoconferência (Google Meeting).
Dia 1: 02/12/2024 - 9 às 12 horas
Fase de imergir e descobrir
Contextualização da oficina mediante breve apresentação teórica dos conceitos do duplo diamante do Design Thinking (etapas da abordagem) e suas características basilares, como empatia e foco no usuário. Explicação sobre as ferramentas utilizadas durante a oficina.
Início das atividades práticas: a imersão é a primeira fase do Design Thinking e se dá por meio da coleta de dados, de forma a enxergar os desafios pelos olhos de quem os vivencia diariamente. Imergir no contexto garante que as soluções desenvolvidas possam trazer valor para a realidade. Nessa fase as participantes foram convidadas a compartilhar os problemas/desafios já identificados por elas, relacionados à temática.
Fase de (Re)Definição do Problema
Uma vez realizada a imersão e o mapeamento de problemas, tem início a fase de (Re)Definição do Problema. Nessa etapa o desafio é analisado profundamente para que seja possível detectar quais são as causas do problema.
As participantes sinalizaram interesse em prosseguir com dois desafios. Foram formados então dois grupos distintos para evolução das atividades. Em cada um deles foi formulada a “pergunta desafio” que, dando sequencia à metodologia de Design Thinking aplicada, define o que será feito, para quem e com qual o objetivo.
Dia 2: 06/12/2024 - 9 às 12 horas
Fase de Idear
Na fase da ideação o objetivo é gerar ideias que solucionem o problema, abrindo o caminho para a próxima fase de pensar o protótipo. Na ideação as participantes estão livres para propor o que quiserem, em um espaço igualitário e sem julgamentos.
O objetivo é apresentar o máximo de ideias possível, de maneira individual e coletiva, sendo viável a junção de propostas para a formatação de iniciativas mais completas e robustas. Ao final da fase as participantes foram convidadas a votar na melhor ideia apresentada e seguiram para a construção do protótipo.
Dia 3: 13/12/2024 - 9 às 11 horas
Fase de prototipar
Na fase de Prototipação são construídos protótipos para ajudar a pensar sobre a maneira como as pessoas irão interagir com o conceito projetado. A construção de modelos ajuda na visualização de ideias reais e tangíveis, além de auxiliar na interação de soluções de forma rápida.
O protótipo deve responder as seguintes perguntas: O que queremos testar? O que precisamos descobrir? Para que estamos prototipando isso?
Fase de apresentação dos protótipos (pitchs)
Concluído os trabalhos de preenchimento do Canvas de Prototipação, a fase seguinte foi de apresentação dos resultados de cada grupo. A explanação ocorreu em formato de pitch. Trata- se de uma técnica de comunicação usada para apresentar ideias de forma rápida e concisa em um tempo limitado.
Para uma apresentação clara e de sucesso em formato de pitch, é importante preparar um roteiro bem definido, com uma introdução cativante, uma apresentação objetiva da ideia e a perspectiva de futuro. É fundamental que a apresentação seja concisa e que sejam destacados os pontos mais importantes.
CONCLUSÃO:
O time UAILab incentiva a colaboração entre os diversos setores da instituição e acredita na parceria com outros órgãos. Entendemos que metodologias como “Design Thinking” sejam ferramentas promissoras na identificação e resolução de problemas.
As participantes avaliaram a oficina como positiva e produtiva: “eu adoro o design thinking, achei que foi tudo ótimo!”; “adorei os projetos!”; “amei! A nossa capacidade de ajustes e de transformação com a equipe.”; “gostei de tudo”.
Agradecemos o convite para atuação como facilitadores e reforçamos nossa disponibilidade. Desejamos continuar trabalhando na disseminação do "DT", conceitos e métodos inovadores para que, por meio do ensino, o Poder Judiciário se torne, cada vez mais, um ambiente humanizado e inovador.
A seguir, os protótipos desenvolvidos pelos grupos 1 e 2, respectivamente:
- E-mail do laboratório: uailab@tjmg.jus.br