Oficina Semana do Meio Ambiente – Tema Frota de veículos
Objetivo: Discutir os indicadores do Eixo Temático “Veículos” do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), além de propor melhorias na gestão de frotas, alinhadas aos indicadores do Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com foco em eficiência, sustentabilidade e modernização dos processos.
Descrição Resumida: A Oficina do Meio Ambiente – Frota, realizada em 07 de junho de 2024, reuniu 14 (catorze) servidores de diversas áreas do TJGO para discutir os indicadores relacionados à gestão de veículos no Plano de Logística Sustentável do tribunal. Com base na metodologia do Design Thinking, foram identificados problemas, levantadas soluções e definida um plano de trabalho para a constituição de um grupo para revisar as normativas relacionadas à frota do TJGO.
Contexto: A oficina teve como base os desafios apresentados pelo Eixo Temático “Veículos” do Plano de Logística Sustentável do TJGO, que busca promover práticas mais eficientes e sustentáveis. Durante a oficina, foram apresentados os indicadores da Variável 13 e detalhadas as operações da Divisão de Transporte, com o objetivo de identificar problemas e propor soluções que contribuam para a melhoria dos indicadores e a gestão da frota.
Detalhamento do Projeto: A oficina foi realizada com base na metodologia do Design Thinking, que foi desenvolvida em quatro etapas:
- Empatia: compreender profundamente as necessidades de uso de transporte no TJGO, a composição da frota existente, a composição dos contratos relativos à frota (seguro, manutenção, abastecimento e motoristas), os Critérios para distribuição e compartilhamento de veículos; indicadores do IDS (Índice de Desenvolvimento Sustentável) do CNJ e os problemas envolvendo contratação e gestão da frota por meio dos relatos da Diretoria de Transporte, do NURSA e da DPI;
- Definição do problema/desafio: sintetizar as informações coletadas para definir claramente o problema ou desafio a ser resolvido para contribuir na melhoria dos indicadores relacionados à Frota;
- Ideação: foram idealizados vários pontos de melhoria do processo de gestão da frota que careciam de revisão normativa ou definição da estratégia pela Administração.
- Prototipagem: foi entregue um plano de trabalho com os pontos a serem revistos, assim como sugestões de participantes do grupo para formalização dos estudos.
Público-Alvo: Servidores e gestores do TJGO envolvidos na administração e uso da frota, incluindo áreas de transporte, planejamento, contratos, sustentabilidade e as unidades judiciais do tribunal.
Impacto Esperado:
- Redução de custos operacionais relacionados à manutenção, abastecimento e gestão da frota.
- Melhoria nos indicadores de sustentabilidade e eficiência do IDS.
- Modernização e padronização dos processos normativos e operacionais da frota.
- Maior controle e rastreabilidade na utilização dos veículos.
- Incremento na sustentabilidade e eficiência logística do TJGO.
Resultados Obtidos:
- Identificação dos principais problemas na gestão de frotas, como subutilização de veículos, normatização desatualizada, e controle ineficiente por planilhas.
- Levantamento de soluções abrangentes, incluindo estudos técnicos para revisão normativa e implementação de sistemas de gestão com GPS.
- Consolidação da proposta de criar um Grupo de Trabalho focado em revisar e atualizar as normativas existentes, com base nas necessidades identificadas.
Etapas de Implementação:
- Início (01/07/2024):
- O Grupo de Trabalho será constituído por representantes de diferentes áreas e funções, visando abranger diferentes perspectivas para a revisão normativa do tribunal.
- Desenvolvimento e finalização (01/07/2024 a 15/09/2024):
- Definição de critérios para distribuição de veículos;
- Planejamento e comunicação intersetorial das demandas dos deslocamentos e rotas;
- Identificação e guarda dos veículos;
- Definição dos critérios objetivos para fins de compra de novos veículos;
- Definição de requisitos de rastreabilidade no uso dos veículos;
- Estabelecimento de critérios de compartilhamento de veículos;
- Capacitação dos condutores e demais envolvidos;
- Estabelecimento critérios no processo de fornecimento de diárias (motoristas).
- E-mail do laboratório: inovajus@tjgo.jus.br