Central de Atendimento Virtual - CAVRS
Central de Atendimento Virtual - CAVRS
O "Atendimento Geral RS” foi implantado em março de 2022, onde o eleitor poderia ser atendido em qualquer cartório do RS. Essa iniciativa evidenciou alguns problemas:
- Canais distintos para atendimento virtual, não existia um canal institucional.
- Falta de padronização na linguagem e orientação.
- Falta de gestão e controle dos atendimentos virtuais.
- Dificuldade na distribuição da demanda de contato síncrono.
A partir desta experiência o Comitê de Governança do Atendimento ao Eleitor do TRE-RS apresentou projeto centralização do atendimento virtual em um único canal institucional, abrangendo multiplataformas (Facebook, Instagram, WhatsApp, webchat,etc) gerando:
- Redistribuição da demanda por todas unidades cartorárias
- Equalização do volume de chamados entre as zonas (Gestão da força de trabalho)
Para realizar esse atendimento centralizado foi criada a Central de Atendimento Virtual – CAVRS, composta pelas servidoras e pelos servidores lotados em todas as zonas eleitorais, centrais e posto de atendimento do Estado sob liderança da Central de atendimento de Porto Alegre., com o objetivo de:
- Permitir que o eleitorado de qualquer grupo social, étnico ou econômico alcance informações atualizadas e serviços prestados pela Justiça Eleitoral Gaúcha de forma célere, clara e simples
- gerenciar a força de trabalho voltada para o atendimento virtual do eleitorado, com a diminuição da demanda voltada para o atendimento telefônico nas unidades cartorárias
- padronizar a linguagem utilizada, com foco na linguagem simples
Para viabilizar a operacionalização foram adotadas as seguintes diretrizes:
- zonas eleitorais redirecionaram todo contato de eleitores(as) e mesários(as) para o número central do TRE-RS
- foi permitida a comunicação ativa e passiva pela ferramenta institucional “OmniCentral”
- treinamento de todas zonas
- monitoramento da qualidade de atendimento e feedback
- disponibilização de escala mensal para atendimento na CAV
Benefícios esperados:
- distribuição colaborativa do atendimento via chat;
- qualificação dos serviços oferecidos à população;
- horário de atendimento virtual estendido: das 10h às 19h;
- mensagens a serem utilizadas, principalmente no contato ativo com o eleitorado, foram padronizadas, com orientações claras, precisas e simplificadas
Resultados: alcançados:
- aumento da eficácia do autoatendimento: de 56% para 88%;
- tempo de autoatendimento: 10min15s (antes era superior a 30 minutos)
- tempo médio de espera para atendimento humano: 28 segundos
- nota média de avaliação: 4,84 (janeiro a abril de 2024)
- CAVRS foi essencial para atendimento ao eleitor durante as enchentes ocorridas no estado. Este foi o único serviço que se manteve para orientação ao cidadão
Lições aprendidas:
- esteja (muito) pronto para lidar com resistências a mudanças
- comitê multidisciplinar liderando o projeto
- nomear uma unidade para gerenciar e monitorar é muito importante
- a solução digital não basta: atendimento humanizado sempre
Estatística de atendimentos (Autoatendimento x Atendimento Humano):
2024 | Autoatendimento | Atendimento Humano |
Janeiro | 429 | 222 |
Fevereiro | 6006 | 2190 |
Março | 7232 | 2423 |
Abril | 13554 | 5632 |
Maio | 14220 | 8156 |
Junho | 4929 | 1686 |
Julho | 282418 | 3366 |
Agosto | 92557 | 2166 |
Setembro | 88710 | 2657 |
Outubro | 169573 | 4858 |
Total | 679628 | 33356 |
Autor da iniciativa: Comitê de Governança do Atendimento ao eleitor do TRE-RS
Contato: (51) 3294-9826 (whatsapp) com Larissa
Essa iniciativa ganhou o 1º lugar na categoria Atendimento à pessoa cidadã, no I Prêmio de Inovação Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral, iniciativa concebida no contexto das comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, com o fim de reconhecer e estimular, por meio de premiação em categorias, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores de cartórios e Tribunais Eleitorais que tenham realizado iniciativas (projetos ou ações) inovadoras na Justiça Eleitoral, visando à solução de problemas comuns na atuação administrativa. (site do evento: https://www.tse.jus.br/institucional/justica-eleitoral/i-premio-de-inovacao-eleitoral)
- E-mail do laboratório: asplan@tre-rs.jus.br