Protótipo de Mandado de Citação, Intimação e Penhora e Avaliação em Linguagem Simples e Direito Visual (Visual Law)
Nos dias 17 e 18 de agosto de 2023, foi realizado o curso "Imersão em Design Sprint" presencialmente na sede da Escola Judicial Des. Edésio Fernandes - EJEF.
Sobre a “Imersão em Design Sprint” - A imersão foi proposta para que os participantes das turmas de capacitação em Design Sprint pudessem aplicar o que aprenderam na teoria, agora, em desafios reais, levantados previamente
com as áreas participantes.
Foram realizados 10 Sprints simultâneos, sendo 10 grupos de diferentes desafios temáticos. Em cada desafio superado, especialistas multidisciplinares participaram e são essenciais para que um protótipo seja construído em um nível maior de fidelidade. Um dos grupos cuidou da versão do protótipo do mandado de citação, intimação e penhora em linguagem simples. O que é um protótipo? Representação fiel do que será desenvolvido. Na construção de um protótipo é possível detectar erros mais cedo e entregar as validações e decisões necessárias em tempo real, economizando assim, recursos e tempo de execução.
Planejar e Mapear
Na primeira etapa o grupo planejou o que seria feito para atingir o objetivo do desafio e mapeou o que já se sabia sobre o assunto até ali.
Importância de planejar
1°) Definir metas claras: estabelecer objetivos específicos ajuda a direcionar o esforço criativo.
2°) Economizar tempo: Um plano bem estruturado reduz a probabilidade de retrabalho e atrasos.
3°) Envolver as partes interessadas: o planejamento permite identificar e envolver as pessoas-chave desde o início.
4°) Manter o foco: Ajuda a evitar distrações e garantir que o trabalho esteja alinhado com os objetivos.
5°) Adaptar-se a desafios: Planejar permite considerar possíveis obstáculos e elaborar soluções antecipadamente.
O que será entregue (objetivo que cumpre o desafio):
Versão do Mandado de Citação, Intimação e Penhora utilizando técnicas de Linguagem Simples e Direito Visual (Visual Law).
Nível: Protótipo de alta fidelidade.
O que já se sabe até aqui (mapeamento):
1) A linguagem da versão atual do mandado é rebuscada e visualmente complexa;
2) Os Oficiais de Justiça informaram à COSIS sobre a dificuldade dos juridicionados entenderem a finalidade do mandado; bem como o significado dos atos processuais;
3) Inúmeros chamados e questionamentos quanto à interpretação dos documentos.
Na segunda etapa os especialistas geraram ideias, esboçaram opções e a definidora selecionou as opções que seriam desenvolvidas no protótipo.
Ao gerar várias ideias de forma rápida e econômica, o grupo reduz o risco de investir em uma solução que pode não funcionar.
Diversidade de perspectivas - Especialistas multidisciplinares contribuem com diferentes pontos de vista, o que enriquece o processo criativo.
Envolvimento de Stakeholders- As partes interessadas têm a oportunidade de contribuir para a decisão, o que aumenta a probabilidade de aceitação e sucesso da solução.
Foco no Usuário- Ajuda a garantir que as soluções sejam centradas no usuário, atendendo às necessidades reais dos destinatários.
Protótipo
Na terceira etapa, a especialista em Linguagem Simples, Direito Visual (Visual Law) e Design UX/UI criou um protótipo de alta fidelidade.
O especialista dessa área entende como traduzir informações jurídicas complexas e utiliza, quando necessário, elementos visuais simples e objetivos, tornando a mensagem mais acessível e compreensível.Ao gerar várias ideias de forma rápida e econômica, o grupo reduz o risco de investir em uma solução que pode não funcionar.
Como o modelo é hoje
Protótipo inicial
Criado sob a ótica da Linguagem Simples e do Direito Visual (Visual Law), o protótipo inicial foi feito de maneira equilibrada.
De um lado, os Oficiais de Justiça que precisam entender com clareza o que precisam fazer. De outro, o intimado(a) que precisa entender a finalidade do mandado e as informações que são direcionadas a ele(a).
Testar - envolver usuários reais na fase de teste rápido ajuda a coletar feedback (avaliação) sobre a solução, identificando o que funciona e o que precisa ser melhorado. Foi criado um questionário estruturado, para que 2 usuários conseguissem completar tarefas relacionadas ao documento.
Conclusão
O protótipo foi criado com base na visão multidisciplinar dos especialistas de varias áreas, profissionais e pessoas que vivenciam o dia a dia e alguns usuários em potencial. Ainda sim, sugerimos realizar testagem mais profunda, inserida em contexto real, controlado e com possibilidade de avaliação dos Oficiais de Justiça e destinatários finais.
- E-mail do laboratório: uailab@tjmg.jus.br