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Capacitação Ativa em Libras

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Capacitação Ativa em Libras - TRT21/SENAC

 

Qual o nosso desafio?

Inovação na forma de avaliar os(as) alunos(as), por meio  da capacitação ativa em LIBRAS. Promover a participação e capacitar pelo menos 5% da força de trabalho do TRT21 na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, estimulando-os para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

 

Qual é o objetivo?

O que queremos conseguir com essa ação?

Tornar o TRT21 uma instituição acessível para as pessoas surdas ou com alguma limitação auditiva, ampliando também a participação e possibilidade de atuação dos(as) alunos(as) para além da sala de aula, tendo como requisito final para aprovação no curso a participação em vídeo institucional orientativo. 

 

Em que aspecto a solução proposta se diferencia positivamente das soluções existentes?

Inovação com a inclusão de terceirizados(as) nas turmas de LIBRAS (básico e intermediário) e, principalmente, com a produção de vídeos institucionais produzidos pelos próprios(as) alunos(as), um deles orientando como deve ser feito o acolhimento da pessoa surda e o outro com a explicação dos principais instrumentos expostos no Memorial do TRT21.

 

Para quem se dirige a solução? Qual o público-alvo?

Os servidores que interagem com a população surda de jurisdicionados, advogados e outras pessoas que necessitem de atendimento no TRT21, e qualquer pessoa que transite pelo Memorial do TRT21.

 

O que é a proposta?

Inovar na capacitação, mediante a utilização de metodologias ativas durante as aulas e também como critério de avaliação, mediante gravação pelos alunos de explanações em Libras, sobre os serviços ofertados pelo TRT21. Estabelecimento de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC para desenvolvimento das aulas, incluindo a participação de terceirizados(as) que trabalham com atendimento ao público. 

 

Quais são as ações que queremos realizar?

Garantir o percentual mínimo de 5% da força de trabalho do TRT21 capacitada na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e entrega de vídeo institucional sobre os serviços ofertados pelo TRT21, para uso do tribunal, como critério de avaliação final.

 

Quais são as entregas da solução proposta?

Turma nível básico: vídeo institucional orientativo, ensinando como acolher um(a) surdo(a) mesmo sem domínio da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, e divulgação dos cursos de LIBRAS ofertados pela Ejud21. 

Tuma nível intermediário: vídeo institucional, produzido no ambiente do Memorial, mostrando e explicando os principais artefatos e curiosidades históricas que permanecem preservados no TRT21.



Quais são as entregas da solução proposta?

 

Para sociedade em geral: inserção de mecanismos de acessibilidade para população surda, produção de vídeo a ser considerado não só como uma entrega institucional, mas também uma entrega social. 

 

Para o jurisdicionado: atendimento e acolhimento mais inclusivo e acessível. 

 

Para o Poder Judiciário: atendimento aos Objetivos Estratégicos do Poder Judiciário - Facilitar o acesso à Justiça - Promover o acesso ao Poder Judiciário, com o objetivo de democratizar a relação da população com os órgãos judiciais e garantir equidade no atendimento à sociedade; e Promover a Cidadania - Promover o desenvolvimento e inclusão social, por meio de ações que contribuam para o fortalecimento da educação e da consciência dos direitos, deveres e valores do cidadão. 

 

Para o TRT21: oportunidade de aprendizado e crescimento para uma prestação jurisdicional inclusiva; desenvolvimento de espaços mais acessíveis; articulações intersetoriais; e cumprimento de normas e metas (internas e nacionais).   

 

Quais os ODS impactados pelo projeto?

Ação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável :

ODS   4 - Educação de qualidade

ODS   9 - Indústria, inovação e infraestrutura

ODS 10 - Redução das desigualdades

ODS 16 - Paz,Justiça e instituições eficazes

ODS 17 - Parcerias e meios de implementação

 

Quais foram as dificuldades ou barreiras vivenciadas na implementação, caso tenham ocorrido?

Preparação do roteiro a ser apresentado pelos(as) alunos(as) concluintes e definição dos principais pontos do Memorial a serem apresentados.


Houve avaliação da Boa Prática?

Sim. 

  • Conseguimos produzir os dois vídeos de forma satisfatória, com aprovação e certificação total dos(as) alunos(as) participantes sob a supervisão da Professora do SENAC.  
  • Contamos com a participação de uma terceirizada da empresa responsável pela recepção e uma terceirizada da empresa responsável pela segurança do TRT21, ambas atuam diretamente com o público externo.
  • Orientações básicas de atendimento à população surda foram difundidas pelo TRT21 e principais pontos do Memorial contam atualmente com vídeo em LIBRAS.  



AUTORES:

Haroldo Helinski Holanda 

Mary Ann Rios Forte Paranhos

Ana Paula Pereira da Silva

 

Evidências:

https://drive.google.com/drive/folders/1myrMKPG_2dvwABSjjgKu_97MAcdPB58X

 

Tags:
  • E-mail do laboratório: inovajt21@trt21.jus.br