Capacitação Ativa em Libras
Capacitação Ativa em Libras - TRT21/SENAC
Qual o nosso desafio?
Inovação na forma de avaliar os(as) alunos(as), por meio da capacitação ativa em LIBRAS. Promover a participação e capacitar pelo menos 5% da força de trabalho do TRT21 na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, estimulando-os para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Qual é o objetivo?
O que queremos conseguir com essa ação?
Tornar o TRT21 uma instituição acessível para as pessoas surdas ou com alguma limitação auditiva, ampliando também a participação e possibilidade de atuação dos(as) alunos(as) para além da sala de aula, tendo como requisito final para aprovação no curso a participação em vídeo institucional orientativo.
Em que aspecto a solução proposta se diferencia positivamente das soluções existentes?
Inovação com a inclusão de terceirizados(as) nas turmas de LIBRAS (básico e intermediário) e, principalmente, com a produção de vídeos institucionais produzidos pelos próprios(as) alunos(as), um deles orientando como deve ser feito o acolhimento da pessoa surda e o outro com a explicação dos principais instrumentos expostos no Memorial do TRT21.
Para quem se dirige a solução? Qual o público-alvo?
Os servidores que interagem com a população surda de jurisdicionados, advogados e outras pessoas que necessitem de atendimento no TRT21, e qualquer pessoa que transite pelo Memorial do TRT21.
O que é a proposta?
Inovar na capacitação, mediante a utilização de metodologias ativas durante as aulas e também como critério de avaliação, mediante gravação pelos alunos de explanações em Libras, sobre os serviços ofertados pelo TRT21. Estabelecimento de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC para desenvolvimento das aulas, incluindo a participação de terceirizados(as) que trabalham com atendimento ao público.
Quais são as ações que queremos realizar?
Garantir o percentual mínimo de 5% da força de trabalho do TRT21 capacitada na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e entrega de vídeo institucional sobre os serviços ofertados pelo TRT21, para uso do tribunal, como critério de avaliação final.
Quais são as entregas da solução proposta?
Turma nível básico: vídeo institucional orientativo, ensinando como acolher um(a) surdo(a) mesmo sem domínio da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, e divulgação dos cursos de LIBRAS ofertados pela Ejud21.
Tuma nível intermediário: vídeo institucional, produzido no ambiente do Memorial, mostrando e explicando os principais artefatos e curiosidades históricas que permanecem preservados no TRT21.
Quais são as entregas da solução proposta?
Para sociedade em geral: inserção de mecanismos de acessibilidade para população surda, produção de vídeo a ser considerado não só como uma entrega institucional, mas também uma entrega social.
Para o jurisdicionado: atendimento e acolhimento mais inclusivo e acessível.
Para o Poder Judiciário: atendimento aos Objetivos Estratégicos do Poder Judiciário - Facilitar o acesso à Justiça - Promover o acesso ao Poder Judiciário, com o objetivo de democratizar a relação da população com os órgãos judiciais e garantir equidade no atendimento à sociedade; e Promover a Cidadania - Promover o desenvolvimento e inclusão social, por meio de ações que contribuam para o fortalecimento da educação e da consciência dos direitos, deveres e valores do cidadão.
Para o TRT21: oportunidade de aprendizado e crescimento para uma prestação jurisdicional inclusiva; desenvolvimento de espaços mais acessíveis; articulações intersetoriais; e cumprimento de normas e metas (internas e nacionais).
Quais os ODS impactados pelo projeto?
Ação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável :
ODS 4 - Educação de qualidade
ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 10 - Redução das desigualdades
ODS 16 - Paz,Justiça e instituições eficazes
ODS 17 - Parcerias e meios de implementação
Quais foram as dificuldades ou barreiras vivenciadas na implementação, caso tenham ocorrido?
Preparação do roteiro a ser apresentado pelos(as) alunos(as) concluintes e definição dos principais pontos do Memorial a serem apresentados.
Houve avaliação da Boa Prática?
Sim.
- Conseguimos produzir os dois vídeos de forma satisfatória, com aprovação e certificação total dos(as) alunos(as) participantes sob a supervisão da Professora do SENAC.
- Contamos com a participação de uma terceirizada da empresa responsável pela recepção e uma terceirizada da empresa responsável pela segurança do TRT21, ambas atuam diretamente com o público externo.
- Orientações básicas de atendimento à população surda foram difundidas pelo TRT21 e principais pontos do Memorial contam atualmente com vídeo em LIBRAS.
AUTORES:
Haroldo Helinski Holanda
Mary Ann Rios Forte Paranhos
Ana Paula Pereira da Silva
Evidências:
https://drive.google.com/drive/folders/1myrMKPG_2dvwABSjjgKu_97MAcdPB58X
- E-mail do laboratório: inovajt21@trt21.jus.br