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Guia Simples e Fácil

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Guia Simples e Fácil

Guia de Linguagem Simples do TJGO

 

Descrição Breve do Projeto

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás instituiu o Programa Simples e Fácil para fomentar a Linguagem Simples no Poder Judiciário Goiano. Para capacitar magistrados e servidores como multiplicadores e promover o uso da técnica, o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (InovaJus) conduziu uma oficina de três dias, de 05 a 07 de fevereiro, ministrada pela professora Cláudia Cappelli.

No primeiro dia, houve capacitação sobre a técnica de Linguagem Simples, com partes teórica e prática, utilizando textos das áreas participantes. No segundo dia, foi aplicada a metodologia de design thinking para identificar desafios na implementação do Programa de Linguagem Simples. O grupo gestor decidiu que o foco seria sensibilizar e capacitar pessoas sobre a técnica de Linguagem Simples, identificando a necessidade de criar guias orientativos.

No terceiro dia, foram desenvolvidos materiais, incluindo o "Guia Simples e Fácil", o "Guia de Bolso", um glossário de termos jurídicos e um banco de ícones, todos voltados para promover uma comunicação clara e acessível.

Objetivos

  • Conhecer sobre o movimento e as práticas da Linguagem Simples no Brasil e no mundo
  • Conhecer a Linguagem Simples como uma técnica para simplificação de elementos utilizados para apresentação de informação. 
  • Reconhecer as práticas para criar e modificar elementos de apresentação de informação;
  • Elaborar e reescrever conteúdos de forma autônoma utilizando a Linguagem simples;
  • Sensibilizar magistrados e servidores sobre a importância do uso da Linguagem Simples.

Justificativa

Com o endosso do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, ao qual o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás é signatário, a instituição focou-se nessa causa. Constatou-se que 21% da população é composta por analfabetos funcionais e 8% por analfabetos absolutos, além de muitas pessoas alfabetizadas que não compreendem os termos jurídicos e aqueles que apresentam dificuldade de compreensão por conta de algum tipo de condição, como aqueles que tem TDAH, autismo e outras condições invisíveis. A acessibilidade do jurisdicionado é crucial, pois a compreensão dos dispositivos nos processos faz com que o cidadão se sinta acolhido e perceba o acesso à justiça de forma efetiva. Por isso, justifica-se a necessidade de o Poder Judiciário adotar uma escrita compreensível para o público-alvo dos documentos, garantindo clareza e acessibilidade na linguagem utilizada.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 

Ferramentas, técnicas e métodos inovadores utilizados

1 – Exposição teórica e treinamento prático quanto a técnica de Linguagem Simples

Inicialmente, a professora Claudia Cappelli apresentou o movimento mundial da Linguagem Simples e suas técnicas. Em seguida, aplicou essas técnicas na parte prática, utilizando textos das áreas participantes da oficina.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

2 – Descoberta do Problema/Desafio/Oportunidade (Empatia)

Subsequentemente, a partir da metodologia do design thinking, magistrados e servidores de várias áreas de atuação do Tribunal, se reuniram em grupos de discussão e definiram os principais desafios relacionados a implementação do Programa de Linguagem Simples.

3 – Definição do Problema/Oportunidade:

A partir do brainstorming realizado entre os participantes, foram identificados tanto os problemas na utilização da linguagem complexa nos documentos e comunicação jurídica, como os desafios da cultura centenária do judiciário tendo em vista que desde a universidade os acadêmicos são doutrinados a escrever com jargões jurídicos.

Assim sendo, os participantes definiram o problema como: como sensibilizar e capacitar pessoas sobre a técnica de Linguagem Simples

4 – Ideação:

O grupo gestor definiu a necessidade de criar guias orientativos. Assim sendo, no terceiro dia, foram desenvolvidos materiais, incluindo o "Guia Simples e Fácil", o "Guia de Bolso", um glossário de termos jurídicos e um banco de ícones, todos voltados para promover uma comunicação clara e acessível.

5 - Prototipação e experimentação

Após a etapa de ideação, os participantes colocaram em prática as ideias propostas. Divididos em grupos de discussão, os participantes votaram nos tópicos que deveriam constar nesse guia. Os tópicos definidos foram: apresentação do projeto, seus objetivos e benefícios, exemplos da linguagem simples na prática, inclusive com textos feitos dentro do próprio Tribunal de Justiça, além de um glossário de palavras e ícones. Guias e manuais de vários Tribunais de Justiça do país e de outras organizações foram utilizados como material de apoio e de referência para elaboração do material em questão.

Ademais, foram organizadas mesas temáticas, em que cada mesa ficou responsável por trabalhar e desenvolver um tópico do guia. E para promover a colaboração, a troca de ideias e a coleta de feedback, realizou-se então um world café. Os grupos apresentaram e discutiram cada tópico desenvolvido, e posteriormente, trocaram entre si as propostas, a fim de enriquecer o trabalho do outro. Assim, através da cooperação, foi possível criar possibilidades inovadoras de ação para cada item proposto de maneira dinâmica e interativa.

Por fim, todos os tópicos desenvolvidos foram reunidos em um documento único, sendo validados pelos participantes presentes. Então, de forma participativa e colaborativa, elaborou-se uma versão preliminar do Guia de Linguagem Simples do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

6 - Áreas envolvidas

  1. Claudia Cappelli, Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-doutora em Computação e especialista em Linguagem Simples e Transparência da Informação
  2. Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás
  3. Juízes Auxiliares da Presidência
  4. Coordenação de Assessoramento Administrativo da Presidência
  5. Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás
  6. Divisão da Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça
  7. Diretoria Geral do Tribunal de Justiça de Goiás
  8. Secretaria Executiva da Diretoria Geral
  9. Assessoria Jurídica da Diretoria Geral
  10. Diretoria de Planejamento e Inovação
  11. Coordenadoria de Inteligência e Inovação da Diretoria de Planejamento e Inovação
  12. Coordenadoria de Assessoramento da Diretoria de Planejamento e Inovação
  13. Laboratório Inovajus
  14. Centro de Comunicação Social
  15. Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (EJUG)
  16. Coordenadoria Judiciária do Foro de Goiânia
  17. Núcleo Técnico de Internet/Intranet e Design
  18. Vara de Fazendas Públicas e Registros Públicos de Trindade

 

Períodos de desenvolvimento/realização

  1. Oficina e desenvolvimento do Guia e dos respectivos anexos - 05/02/2024 a 07/02/2024;
  2. Revisão do Guia e dos anexos - 08/02/2024 a 15/02/2024;
  3. Diagramação - 16/02/2024 a 15/03/2024;
  4. Publicação no site.

 

Avaliação dos benefícios

Ao público interno

  1. Eficiência: desempenhar suas atividades com mais qualidade e menos recursos;
  2. Agilidade: realizar tarefas em menor tempo;
  3. Produtividade: evitar o trabalho desnecessário e permitir que servidoras e servidores se concentrem em outras tarefas.

À sociedade

  1. Inclusão social: facilitar o entendimento para quem não tem conhecimento jurídico;
  2. Conhecimento: reduzir interpretações incorretas;
  3. Autonomia: entender a mensagem, sem necessidade de ajuda para interpretação;
  4. Confiança no sistema jurídico: compreender a informação gera mais segurança;
  5. Cidadania: conhecer direitos e responsabilidades.

Dessa maneira, o projeto atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030 da ONU, em especial aos ODS 9, 10, 16 e 17.

Links

Vídeos do Projeto:

https://www.tjgo.jus.br/index.php/institucional/centro-de-comunicacao-social/20-destaque/28564-iniciado-curso-sobre-linguagem-simples 

https://www.instagram.com/reel/C37l_atOt4P/?igsh=MXExZGRubHUxYzlyOA%3D%3D

Guia de Linguagem Simples: https://docs.tjgo.jus.br/institucional/gestaoestrategica/guia_simples_facil.pdf

Glossário de Termos Jurídicos: https://docs.tjgo.jus.br/institucional/gestaoestrategica/glossario_palavras_termos.pdf

Glossário de Ícones: https://docs.tjgo.jus.br/institucional/gestaoestrategica/glossario_icones.pdf

Guia de Bolso para Linguagem Simples: https://docs.tjgo.jus.br/institucional/gestaoestrategica/guia_bolso.pdf

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  • E-mail do laboratório: inovajus@tjgo.jus.br