Projeto Linguagem Simples 2024 - IDEIAS TJPE
Projeto Linguagem Simples 2024
O Projeto Linguagem Simples 2024 está sendo elaborado em conjunto entre os integrantes do IDEIAS TJPE, que fazem a gestão do projeto e o auxílio técnico para desenvolvimento dele, uma juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher da Comarca de Caruaru, no Agreste do Estado de Pernambuco, que está oferecendo sua unidade judiciária como unidade de incubação do projeto, uma oficiala de justiça, duas representantes da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, sendo uma juíza de Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher do Recife e uma assistente social, além de ter iniciado a inclusão da Coordenadoria da Mulher do TJPE.
O Projeto visa a cocriação de novos modelos de decisões, despachos e afins em processos de violência doméstica contra a mulher, para gerar um melhor e real entendimento não apenas por parte das vítimas, mas também dos agressores, remodelando os antigos documentos para trazer uma linguagem mais informal com o uso de técnicas de Linguagem Simples e, também, para refazer o layout dos documentos com o uso de técnicas de Visual Law.
O projeto conta com a participação da integrante Dra. Priscila Patriota, que realizou um mestrado no tema e elaborou duas pesquisas de campo com aplicação de formulários de perguntas às vítimas desses casos, colhendo diversos dados que estão subsidiando as discussões para desenvolvimento e melhoria dos protótipos criados, tanto para decisões, quanto para cards de instrução às partes interessadas.
Até o momento, houve a realização de reuniões entre os grupos integrantes do Projeto e a realização de uma sessão de ideação com a aplicação de metodologias de design thinking para definição de quais os atores principais, além da definição da matriz de Poder e Influência de cada um deles.
Além disso, na fase atual do Projeto está ocorrendo uma Desk Research sobre os dados colhidos nas pesquisas aplicadas para a reescritura dos modelos de decisões com aplicação das técnicas de Linguagem Simples e a revisão dos cards em Visual Law para futura implementação de observação participante e Testes A/B entre os novos protótipos criados. A ideia é viabilizar a proteção real das vítimas desses tipos de ações judiciais e conscientizá-las sobre os seus direitos nesses casos, bem como instruir os agressores sobre seus deveres nas situações em questão.
Link para visualização da apresentação do Projeto: https://www.canva.com/design/DAGIB4lJzTA/t0mJhFNLw4DKAdr7gsBDLg/view?utm_content=DAGIB4lJzTA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor
- E-mail do laboratório: ideias@tjpe.jus.br