Projeto Trilha Legal
1 INTRODUÇÃO
O projeto Trilha Legal foi desenvolvido pelo Toada Lab a partir de um desafio identificado pela Diretoria do Fórum de São Luís e submetido ao Laboratório de Inovação por meio de um de seus canais de inovação, com o objetivo de melhorar a sinalização no prédio do Fórum para facilitar o acesso e a circulação das pessoas que buscam serviços judiciais.
A necessidade surgiu devido à inadequação da sinalização existente, que dificulta a orientação e o deslocamento das pessoas dentro das amplas instalações do fórum, especialmente para pessoas com baixo nível de escolaridade.
2 OBJETIVO
O projeto Trilha Legal visa desenvolver um protótipo de sinalização para melhorar o acesso das pessoas ao prédio do Fórum da comarca de São Luís e às suas dependências, definindo um modelo mais intuitivo, simples e acessível a fim de otimizar a entrada e a circulação daqueles que buscam solução para seus conflitos.
3 JUSTIFICATIVA
A ausência de uma sinalização clara e compreensível representa um obstáculo substancial para a orientação e circulação eficientes dos indivíduos dentro das amplas instalações do prédio do Fórum de São Luís, que atualmente possui uma área de 52.905,25 m², com mais de 103 unidades entre judiciais e administrativas, gerando um fluxo intenso de pessoas com uma circulação diária média entre 900 a 1.300 pessoas.
Esta carência não apenas dificulta a localização dos pontos de atendimento adequados, mas também resulta em considerável desperdício de tempo durante os deslocamentos entre as unidades administrativas e judiciais.
A implementação de um sistema de sinalização eficaz é crucial para mitigar esses desafios operacionais e melhorar a experiência geral dos usuários bem como a acessibilidade e circulação indistinta de todos aqueles que transitam pelo espaço buscando solução para os seus conflitos.
4 ABORDAGEM, RECURSOS, MÉTODOS E FERRAMENTAS UTILIZADOS
O projeto adotou diversas ferramentas, incluindo metodologias de Design Thinking (DT), para abordar os desafios identificados na sinalização do Fórum de São Luís. Foram elas:
- Formulário eletrônico de pesquisa de pré-jornada do usuário: utilizado para coletar dados demográficos e avaliar a percepção dos usuários sobre a sinalização e acessibilidade no Fórum, auxiliando na compreensão das dificuldades enfrentadas.
- Visita técnica à Defensoria Pública do Estado do Maranhão: realizada como benchmarking para conhecer práticas eficazes de sinalização e acessibilidade em instalações similares;
- Canvas de Mapa de Empatia e Jornada do Cidadão: utilizados para compreender as necessidades e emoções dos usuários ao navegar pelo prédio do Fórum, mapeando suas interações desde a entrada até o atendimento nas unidades judiciais e administrativas bem como identificando os problemas e as oportunidades de melhorias nessas interações;
- Priorização de problemas e soluções: quadro utilizado para organizar e priorizar problemas identificados, considerando impacto, viabilidade, custo e urgência, visando eliminar barreiras e melhorar a acessibilidade no ambiente do Fórum; e
- Plano de ação simplificado: elaborado para orientar a implementação das soluções priorizadas, proporcionando diretrizes claras para projetos setoriais ou estratégicos que visam melhorar a sinalização e acessibilidade no Fórum.
5 FUNCIONAMENTO E RESULTADOS PRETENDIDOS
Com base nas metodologias aplicadas no projeto, será desenvolvido um protótipo inovador de sinalização para o prédio do Fórum da comarca de São Luís. O plano deste protótipo de sinalização com um modelo mais intuitivo, simples e acessível, focado em otimizar a entrada e a circulação dos usuários que buscam resolver seus conflitos judiciais, será formulado e entregue em até 31 de outubro de 2024.
As melhorias propostas nesse modelo visam não apenas facilitar a localização das unidades administrativas e judiciais, mas também proporcionar uma experiência mais satisfatória e eficiente para todos os visitantes do Fórum.
6 PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO/REALIZAÇÃO
6.1 Primeira etapa
A primeira etapa do projeto ocorreu de 3 a 10 de maio de 2024, no Fórum de São Luís, onde foi realizada uma pesquisa pré-jornada do usuário respondida por 93 jurisdicionados.
O benchmarking foi realizado na Defensoria Pública do Maranhão com uma visita técnica. Estas ações iniciais do projeto permitiram à equipe buscar soluções e práticas já implementadas com sucesso em um ambiente similar. O objetivo era entender como a Defensoria Pública enfrentava desafios relacionados à sinalização e orientação do público, e utilizar essas informações para desenvolver uma estratégia eficaz e inovadora para o Fórum de São Luís.
6.2 Segunda etapa
Na segunda etapa, as ferramentas de Design Thinking foram aplicadas para delineamento da solução e prototipagem. A pesquisa de pré-jornada do usuário registrou 93 respostas, revelando uma diversidade de perfis em termos de idade, gênero, e condições socioeconômicas, o que ajudou a construir dois Mapas de Empatia focados em duas personas distintas: pessoa com deficiência (PCD) e pessoa sem deficiência (PSD).
O mapeamento da jornada do cidadão (usuário) identificou seis etapas principais e destacou pontos críticos em cada uma delas, resultando em um plano de ação com melhorias priorizadas para garantir maior acessibilidade física, satisfação e o bem-estar dos usuários no deslocamento e navegação no prédio do Fórum.
- Entrada/Sistema eletrônico de segurança (vigilância, policiamento para controle de acesso com detector de metal, sistema de identificação por biometria - reconhecimento facial)
- Portaria principal/Recepção (balcão)
- Saguão principal (ap