Residência em TI - UFG
O Núcleo de Tecnologia da Informação - NUTEC da Seção Judiciária de Goiás conta com 10 servidores da área de TI e enfrenta demanda crescente para melhoria dos processos de trabalho, tanto das unidades judiciais como administrativas.
Verifica-se que a falta de integração entre sistemas, de processos de automação e/ou de implantação de novos aplicativos dificulta o andamento dos trabalhos e gera lentidão nos processos judiciais e administrativos, onerando a força de trabalho já muito reduzida nas unidades da SJGO.
O projeto de Residência de TI contará com a parceria da renomada Universidade Federal de Goiás - UFG, por meio do Instituto de Informática, que propõe a implantação de programa de Residência de Inovação em Tecnologia da Informação, com a atuação de 06 (seis) residentes e coordenação/orientação de professores doutores da Instituição, para trabalhar em soluções de TI específicas para as demandas apresentadas pela Seção Judiciária.
A viabilização do projeto envolveu as áreas de tecnologia da informação (NUTEC) e a gestão administrativa (SECAD), que atuarão nas atividades do Laboratório de Inovação - LABINOVAÇÃO/JFGO, além da participação da UFG.
ETAPAS DA INICIATIVA:
TRATATIVAS E ASSINATURA DO TERNO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA:
- Contato com a UFG para tratativas de implantação da residência em TI
- Elaboração de Termo de Execução Descentralizado e Plano de Trabalho entre a Justiça Federal e a Universidade Federal de Goiás
- Assinatura do Termo de Execução Descentralizada
PLANEJAMENTO/ DIAGNÓSTICO:
- Levantamento de demandas da SJGO e priorização das ações
- Definição das áreas de atuação da residência no contexto do órgão
- Definição do perfil de cada residente
- Elaboração dos planos de trabalho de cada um dos residentes
EXECUÇÃO:
- Divulgação das vagas e publicação de edital de seleção
- Inscrição e seleção de residentes
- Matrícula no curso de especialização
- Participação dos residentes nas disciplinas da especialização
- Acompanhamento pelos professores orientadores na execução dos planos de trabalho de cada residente
- Transferência de tecnologia para a SJGO, com as entregas pelos residentes
- Relatórios
Em junho/2024, após a assinatura do Termo de Execução Descentralizada, em 07.05.2024, e do levantamento de demandas da SJGO e priorização das ações, o projeto está na etapa de definição das áreas de atuação da residência no contexto do órgão.
- E-mail do laboratório: lab.inovacao.go@trf1.jus.br