Modelagem de uma nova embalagem de caixa para o transporte de urnas eletrônicas
Projeto:- Modelagem de uma nova embalagem de caixa de transporte de urnas eletrônicas a serem utilizadas na votação para Presidente da República no exterior.
Justificativa: Foi constatado que nas últimas eleições para Presidente da República no exterior, um considerável número de urnas eletrônicas estavam chegando danificadas nos consulados e embaixadas, impossibilitando assim, a sua utilização durante o processo de votação no exterior. Após notificado sobre a entrega de urnas eletrônicas danificadas nos consulados e embaixadas, o TRE-DF providencia de imediato o envio de novas urnas eletrônicas em tempo hábil para a votação. A ação de substituição das urnas eletrônicas danificadas demanda custo adicional ao TRE-DF. Após a eleição, o custo do conserto das urnas eletrônicas é repassado ao Ministério das Relações Exteriores.
Após análise das ocorrências, foi evidenciado que as atuais embalagens das urnas eletrônicas não eram adequadas para o transporte por mala diplomática.
Metodologia a ser utilizada no desenvolvimento do projeto: A metodologia utilizada para este projeto de inovação foi o Design Thinking.
Etapas do Projeto de Inovação
Imersão: Nesta etapa, inicialmente, identificou-se que as atuais caixas para transporte de urnas eletrônicas ao exterior são de papelão e possuem componentes internos (isopor) que não atendem aos modelos de urnas propostos para envio ao exterior. A partir da técnica de brainstorming com diversos atores (TRE-DF, TSE e Ministério das Relações Exteriores), sob a coordenação do Laboratório de Inovação do TRE-DF, foram apresentadas diversas ideias para se realizar o transporte das urnas eletrônicas ao exterior. Chegou-se à conclusão que o ideal seria elaborar um projeto com caixas de material plástico sustentável.
Ideação: As melhorias propostas para o projeto da caixa da urna eletrônica incluiu as seguintes características:
- Repositório externo com informações dos destinatários em substituição ao envelope plástico;
- Locais específicos para informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE), para colagem dos adesivos da mala diplomática;
- Nova proposta de fechamento da caixa, em substituição ao lacre plástico que se mostrou frágil;
- Janela transparente para visualização do patrimônio, nos mesmos moldes do atual, mas com a utilização de novo material, mais transparente e robusto;
- Repositório dentro da embalagem para envio de mídias diversas, para envio de mídias de 2º turno, ajustes de data e hora, recuperador de dados, adaptador de tomada;
- local específico para envio da folha de votação;
- Espaço junto à caixa para envio da cabina de votação;
- Outras características que se mostrarem viáveis para a nova apresentação do modelo (custo x benefício).
Prototipação: Nesta etapa, pretende-se obter um protótipo da caixa, para que se realizem simulações de transporte idênticas às realizadas via mala diplomática, objetivando assim, identificar e acrescentar possíveis oportunidades de melhorias ao projeto.
Desenvolvimento: Nesta etapa, pretende-se realizar um procedimento licitatório para a aquisição das caixas com o modelo devidamente aprovado e utilizá-las na eleição de 2026 para Presidente da República no exterior.
Participantes com respectivas funções em cada etapa do projeto: Abaixo, apresenta-se lista de participantes com as respectivas funções em cada etapa do projeto:
Atores envolvidos ou impactados no problema | Função no projeto | Etapa do projeto |
Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal - TRE-DF | Idealizador e fiscalizador do projeto | Todas as etapas |
Tribunal Superior Eleitoral - TSE | Gestor financeiro do projeto | Imersão e ideação |
Ministério das Relações Exteriores - MRE | Avaliador do Projeto | Imersão, ideação e prototipação |
- E-mail do laboratório: lirios.tredf@tre-df.jus.br