Justiça de Trânsito
O Aurora recebeu do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Itinerante – CEJUSCITI o desafio de redesenhar o serviço de atendimento a envolvidos em acidentes de trânsito. O serviço existe no Tribunal desde 1999, mas foi suspenso em 2020 por causa da pandemia da COVID-19. O atendimento era prestado no interior de vans adaptadas para conciliação, mas deixou de ser uma opção frente aos necessários protocolos de saúde. Como retomar o serviço e garantir a saúde e segurança de todos?
Para responder o desafio, o Aurora aliou as tecnologias que já existiam no Tribunal com o recém-lançado Balcão Virtual para transformar o serviço de conciliação no trânsito. Para fazer o trabalho, o Laboratório usou técnicas de Design de Experiência do Usuário (UX Design). O primeiro passo foi definir a jornada dos envolvidos em acidentes de trânsito e suas necessidades, além de utilizar práticas de Interface do Usuário (UI), de Linguagem Simples e de escrita adaptada para a internet (Webwriting). Tudo foi feito para oferecer ao cidadão uma navegação fácil, agradável e rápida para a solução do seu problema.
Para tirar a ideia do papel, o Aurora contou com o apoio técnico de equipes da área de Tecnologia da informação, que realizaram modificações no Canal Conciliar e no site do TJDFT para receber o serviço, além de promover alterações no sistema do Balcão Virtual.
Todo o esforço conjunto resultou no lançamento do Justiça de Trânsito. O projeto proporciona ao usuário uma experiência interativa e de acesso on-line à conciliação. Cada um de seu celular, os motoristas podem acessar o ambiente do Balcão Virtual do CEJUSCITI, onde terão contato com o conciliador. Este profissional vai mediar a conversa entre os interessados.
Por meio de uma parceria firmada entre o TJDFT e a Polícia Civil do DF (PCDF), o serviço foi disponibilizado também na página da Delegacia Eletrônica da PCDF. Dessa forma, passou a ser oportunizada à sociedade a opção de solicitar uma conciliação para acidentes de trânsito sem vítima antes de se registrar o boletim de ocorrência.
O Justiça de Trânsito, ao oferecer um acesso rápido e fácil à conciliação a todos envolvidos em colisões, relaciona-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável -ODS 16, mais precisamente à sua meta 16.3, que pretende promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.
Para conhecer como o serviço funciona na prática, acesse https://www.youtube.com/watch?v=-Tqp9OwGGos.
- E-mail do laboratório: auroralab@tjdft.jus.br