MATERIAL RECICLADO NÃO É LIXO
O presente projeto visa atender aas ações Plano de Logística Sustentável, na temática Gestão de Resíduos, por meio da Política de Gestão da Inovação.
Através de iniciativas ambientais determinadas no Plano de Logística Sustentável - PLS, o TRE/AP vem promovendo ações de reflexão e a mudança dos padrões de compra, consumo e gestão de documentos, bem como do corpo funcional e da força de trabalho auxiliar, sendo a Gestão Adequada dos Resíduos Gerados um dos temas abordados nesse normativo.
PROCEDIMENTO ADOTADO:
a) campanha de recolhimento de papéis e plásticos;
b) campanha de recolhimento de cartuchos vazios;
c) Destinação ambientalmente correta dos materiais recolhidos.
OBJETIVO:
O Projeto Material Reciclável não é Lixo tem como objetivos:
a) incentivar boas práticas de ambientais no âmbito interno;
b) estimular a reflexão sobre as questões ambientais;
c) promover a responsabilidade socioambiental através da adoção e atitudes que levem ao uso racional dos recursos naturais e bens públicos.
Alinhamento com a Resolução CNJ nº 395/2021: Institui a Política de Gestão da Inovação do âmbito do Poder Judiciário.
Art. 2º Para fins desta Resolução, considera-se inovação a implementação de ideias que criam uma forma de atuação e geram valor para o Poder Judiciário, seja por meio de novos produtos, serviços, processos de trabalho, ou uma maneira diferente e eficaz de solucionar problemas complexos encontrados no desenvolvimento das atividades que lhe são afetas. (…) Art. 3º São princípios da gestão de inovação no Poder Judiciário: (…) VII – sustentabilidade socioambiental: promoção da sustentabilidade socioambiental; (...) VIII – desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030.
RESULTADOS ESPERADOS:
a) sensibilizar todas e todos servidor(a)es sobre o uso consciente de materiais utilizados no trabalho.
b) realizar o descarte adequado de todo material recolhido.
- E-mail do laboratório: labin@tre-ap.jus.br