PROJETO JUSTIÇA E MEMÓRIA: UMA TRILHA VIRTUAL (TRE-RN e TRE-MT)
PROJETO JUSTIÇA E MEMÓRIA: UMA TRILHA VIRTUAL (TRE-RN e TRE-MT)
Breve descrição do projeto
O Rio Grande do Norte tem um espaço relevante no cenário político-eleitoral do País em razão do pioneirismo feminino, representado por personagens como Alzira Soriano, Celina Guimarães, Júlia Barbosa, Joana Bessa e Maria do Céu Fernandes, dentre outras.
Esse pioneirismo confere ao TRE/RN importante papel na história e na memória da Justiça Eleitoral.
O projeto Justiça e Memória: uma trilha virtual foi criado para unir a tecnologia com a memória, proporcionando ao visitante uma experiência virtual, de imersão em 360°, no contexto histórico e de atuação da Justiça Eleitoral do RN.
O processo de inovação
1 – Descoberta da oportunidade (empatia)
O projeto surgiu a partir do interesse crescente pela história da Justiça Eleitoral potiguar, demonstrado tanto no aumento das estatísticas de visitação aos museus virtuais do TRE-RN, que, no ano de 2023, ultrapassaram 2.000 visitas (estatística de visitação do museu virtual), como na expressiva participação do Centro de Memória do TRE-RN em projetos e eventos nacionais, de forma individual e, principalmente, colaborativa. Essas participações resultaram em prêmios, como o de Memória do CNJ, na categoria especial “Portal da Memória”, referente ao ano de 2021, e a menção honrosa pela exposição virtual “25 anos de urna eletrônica”, trabalho colaborativo com a participação de 08 tribunais. Por ser o Centro de Memória uma unidade atuante nas redes nacionais de memória da Justiça Eleitoral e do Poder Judiciário, tem participado de encontros, grupos de trabalho e coordenação de projetos, gerando conteúdo de relevância, que é disponibilizado para a sociedade. O TRE-RN conta com um espaço físico diferenciado: a sua estrutura física engloba área de pesquisa, reserva técnica, salão de exposição e um espaço especial chamado Plenarinho. Com a mudança, em 2018, da antiga sede do órgão para o local atual, foi remontada, na nova edificação, toda a estrutura do então Plenário, ficando incorporado ao Centro de Memória. O acesso ao local é oportunizado aos visitantes externos, especialmente aos estudantes do ensino fundamental, médio e universitário, que vêm ao Tribunal para visitas guiadas, e manifestam sempre impressões positivas.
https://drive.google.com/file/d/1EiHysTG2IlrUPZkG5s4YNrnKH9E4ccrM/view?usp=sharing
2 – Definição do problema/oportunidade
O ano de 2020 foi emblemático para a Justiça Eleitoral que, pela primeira vez nos anos mais recentes, se viu questionada fortemente em sua atuação e forçada a defender, nos mais variados espaços, a lisura da votação eletrônica.
Esse cenário fortaleceu a necessidade de aproximar a sociedade desta Justiça Especializada, a fim de enfatizar para o cidadão a sua importância como guardiã do processo democrático.
Os ambientes de memória, até então estruturados no modelo físico, passaram a criar mecanismos e adotar novos formatos de acesso para se introduzirem no mundo digital.
O TRE-RN conta com dois museus virtuais desde agosto de 2020 (https://www.tre-rn.jus.br/institucional/memoria-portal/museu-virtual), mas vislumbrou uma oportunidade de ressignificar a experiência do usuário-visitante.
Consultando projetos que se assemelhassem aos seus interesses, encontrou-se no TRE-MT a oportunidade de uma atuação colaborativa, onde a este coube a expertise e a estrutura técnica para viabilizar o projeto, cujos elementos de informação e históricos são de responsabilidade do TRE-RN.
3 – Ideação colaborativa
Conjuntamente, os TREs RN e MT elaboraram a estrutura e o escopo do projeto, identificando 3 etapas:
https://drive.google.com/file/d/1ZfuXvH7DETym-BPJxKN1DBwh3nTEzudI/view?usp=sharing
Dentro da seleção de requisitos constam:
- O projeto de gravação;
- Definição dos pontos fotografados para a 1ª fase do projeto (Centro de Memória);
- Definição dos pontos fotografados para a 2ª fase do projeto (Plenarinho e Plenário);
- Fotografias dos ambientes pré-definidos (em vários ângulos), com todas as que forem captadas fundidas (via software específico) em imagens panorâmicas;
- Tratamento das imagens (luz, nitidez, contraste, sharp, temperatura, saturação e retirada de imperfeições);
- Ajuste das imagens tratadas para inclusão no site das setas, menu e pontos de transição, etc.;
- Inclusão das imagens no software, com acesso através de vários tipos de dispositivos (celular, tablet, desktop, óculos de realidade virtual, além das redes sociais);
- Elaboração de textos informativos (no tour virtual) sobre o espaço e seus serviços.
4 - Prototipação e experimentação
Serão apresentados dois protótipos, antes do produto final para teste e validação.
- Protótipo 1: mapeamento do ambiente com a câmera Galaxy Gear 360 (prova de conceito: análise de desempenho e propostas para a próxima fase);
- Protótipo 2: mapeamento do ambiente com câmera profissional (software para união de imagens com mapeamento inteligente e navegação).
Antes da validação, o protótipo final será testado por usuários externos convidados, com o objetivo de ser verificada a facilidade de navegação, a compreensão dos textos (seguindo as orientações normativas do CNJ e do próprio TRE-RN com a utilização de linguagem simples), a completude das informações, a experiência em dispositivos variados e outros aspectos que possam comprometer ou aprimorar a usabilidade e a experiência.
5 - Cronograma
O projeto encontra-se em fase inicial de desenvolvimento. Dentro da metodologia do design thinking, as próximas fases serão a de captação das imagens, a prototipação da identidade visual e a diagramação. Em seguida, serão realizadas a testagem e a validação do projeto, com a entrega do tour virtual e hospedagem no servidor do TRE-RN/TSE, para disponibilização no site do TRE-RN, na página institucional do Centro de Memória.
Cronograma
- Início do projeto: janeiro/março de 2024 (estudos iniciais e contatos com o TRE-MT)
- Término da 1ª fase (Centro de Memória): julho/2024
- Término da 2ª fase (Plenarinho e Plenário): julho/2024
- Prototipação: julho/2024
- Testagem: julho/2024
- Fim do projeto: Agosto/2024
6 - Benefícios do projeto
Acesso Ampliado à Justiça: ao incluir as novas tecnologias no dia a dia do Centro de Memória abre-se espaço para que pessoas de todos os lugares possam conhecer a história da Justiça Eleitoral no Rio Grande do Norte e vivenciem uma visita que vai além de ver imagens estáticas. É uma nova forma de abordar a história e valorizar o patrimônio material e imaterial da instituição. Na visita virtual 360º, além de fotos e textos, os visitantes terão acesso a vídeos, podcasts, enquanto acontece a imersão ao “próprio ambiente”, de forma virtual, o que na visita física não é possível. A visita a um museu (Centro de Memória/Memorial) é uma parte importante no processo de aprendizagem, pois estimula a curiosidade, a criatividade, o repertório cultural, o pensamento crítico e muito mais. No caso deste projeto, a visita proporcionará vasto conhecimento acerca da Justiça Eleitoral Potiguar e Nacional, tornando-a mais próxima do cidadão, que poderá explorar o espaço e analisar aquilo que os interessa.
O uso da linguagem simples nos textos vai facilitar a compreensão do processo eleitoral pelo cidadão comum, garantindo que todos possam entender a função e importância da Justiça Eleitoral no processo democrático. Vai também promover mais inclusão, assegurando que a distância física não seja um obstáculo para a visita ao espaço do Centro de Memória, permitindo que todos tenham igual acesso à história, informação, independentemente de sua formação educacional ou socioeconômica.
Projetos educativos: tem por objetivo inspirar e educar o público (pesquisadores, professores, alunos e cidadão de forma geral) sobre a importância da justiça eleitoral e seu impacto na sociedade. Busca divulgar também a evolução tecnológica e os avanços em diversas áreas, principalmente em processos de trabalho e na segurança do processo eleitoral, auxiliando na manutenção da democracia no país. Ao mesmo tempo, favorece a preservação do patrimônio histórico e cultural. O projeto “Justiça e Memória: uma trilha virtual” nasceu com a proposta de ser um ambiente de disseminação de informação, de aprendizagem criativa e dinâmica, incentivando descobertas por meio da exploração do conteúdo e dos espaços expositivos. Será mais uma ferramenta valiosa para inspirar, motivar e educar crianças, jovens e adultos sobre a importância da justiça eleitoral e do próprio cidadão, para a proteção da democracia.
7 - Vínculo Estratégico e Relação com os ODS da Agenda 2030
7.1 - Vínculo Estratégico:
S.3 Fortalecimento da relação institucional com a sociedade; e
S3.2: Promover a gestão da memória institucional.
AC.4 Incremento à Transformação Digital; e
AC4.2: Contribuir para o desenvolvimento colaborativo de soluções tecnológicas inovadoras
7.2 - Relação com os ODS da Agenda 2030
Garantia dos Direitos Fundamentais:
ODS - 4: Educação de Qualidade
ODS - 10: Redução das desigualdades
ODS - 16: Paz, Justiça e Instituições eficazes
Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade:
ODS - 4: Educação de Qualidade
ODS - 10: Redução das desigualdades
ODS - 16: Paz, Justiça e Instituições eficazes
Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados:
ODS - 9: Indústria, inovação e infraestrutura
Promoção da Sustentabilidade:
ODS - 17: Parcerias e meios de implementação.
8 - Parceiros envolvidos
Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN);
Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT).
- E-mail do laboratório: alzira.inova@tre-rn.jus.br