Mentoria Effectus
PLANO SIMPLIFICADO DO PROJETO
Identificação do Projeto
Projeto Mentoria Effectus |
|
Órgão Coordenador Seção Judiciária de Pernambuco (integrante da JF5 em Rede, Rede de Inovação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5) |
|
Órgão Parceiro Tribunal de Justiça de Pernambuco |
|
Gerentes do Projeto Adélia Cavalcante (SJPE) João Guilherme Peixoto (TJPE) |
Ramal / Celular / E-mail do Gerente do Projeto Adélia Cavalcante - adelia.cavalcante@jfpe.jus.br 081 98899 9233 |
Unidade Demandante Laboratório Fervo (SJPE) e Laboratório IDEIAS (TJPE) |
|
Gestor do Projeto Jaime Travassos Sarinho (Juiz Federal SJPE) |
Processo Administrativo |
Histórico de Registro
Versão |
Data |
Autor |
Descrição |
1.0 |
21/05/2024 |
Adélia Cavalcante |
Elaboração do documento |
1. Justificativa
A construção do projeto Mentoria Effectus surge a partir de duas frentes de trabalho: a) Projeto Mentoria na Direção Certa (iniciado na Justiça Federal de Pernambuco); e b) Projeto Effectus (iniciado no Tribunal de Justiça de Pernambuco).
Abaixo, descrevemos um breve histórico de cada uma dessas iniciativas:
a) Projeto Mentoria na Direção Certa:
O projeto Mentoria na Direção Certa nasceu no ambiente de experimentação do LABI FERVO (laboratório de Inovação que integra a Rede de Laboratórios de Inovação do TRF5 (JF5 em Rede), em março de 2023. Considerando o cenário de ampliação constante de exigências técnicas e comportamentais a que estão submetidos os gestores de varas federais (gestão de acervos, gestão de pessoas, gestão do conhecimento, gestão da inovação) especialmente no ambiente de trabalho híbrido e a falta de capacitação específica para tais desafios, a servidora Adélia Cavalcante, então diretora de secretaria da 15ª VFPE, convidou um grupo de 4 outros diretores de secretaria, Leandro Cajazeiras, Rodrigo Matos, Edison Vasconcelos e Lucas Barreto, para construir, na forma de projeto e a partir da abordagem do Design Thinking, uma mentoria totalmente voltada a orientar e conduzir os novos diretores de secretaria. Após a instalação da comissão que organiza os trabalhos, a servidora ocupou a função de guardiã do projeto, sempre submetendo a evolução do protótipo ao juiz coordenador do FERVO, Dr Jaime Travassos Sarinho.
Os trabalhos foram iniciados contando com um grupo de 4 novos diretores como mentorados.
Ao final da primeira turma da mentoria, em janeiro de 2024, a comissão se reuniu para avaliar o formato da turma de mentoria do ano de 2023, e entendeu que precisava construir uma nova grade mínima de conteúdo para formar uma trilha de conhecimentos para os novos gestores. Visando, portanto, a continuidade do projeto na JFPE, melhoramentos e, cientes da existência de uma iniciativa voltada a formação de laboratoristas no Tribunal de Justiça de Pernambuco (ENCANTAR – Ciclo de Formação de Laboratoristas do Poder Judiciário), houve contato entre os dois órgãos – pactuaram a construção de um novo projeto, partindo das experiências de cada um deles, visando a expansão e a melhorias mútuas. Atrelado a isto, foi criada a Cartilha do Mentorado, contando com um glossário com todos os temas abordados a partir da primeira experiência realizada.
b) Protótipo Effectus: "cessant causa, cessat effectus". Quando cessa a causa, cessa o efeito!
O aplicativo Effectus foi desenvolvido a partir da investigação in locu de algumas insatisfações dos servidores do TJPE reverberadas a partir do atual modelo de educação judicial. Diante disso, propõe uma capacitação técnica que leva em conta particularidades pessoais, através de um sistema de capacitação em trilhas de conhecimento que estimula e valoriza o servidor. O objetivo do aplicativo Effectus é conhecer o servidor em sua integralidade e assim investir em capacitação de acordo com seus dons e habilidades desde a nomeação para o cargo efetivo até a aposentadoria e provocar uma transformação no ambiente de trabalho resultando em felicidade e produtividade.
Visando o desenvolvimento de uma aplicação que possibilitasse o compartilhamento das experiências geradas a partir da construção dos 2 projetos relatados acima, buscou-se a articulação de práticas, saberes, metodologias, resultados e esforços para um novo produto, a “Mentoria Effectus”.
Link para o protótipo:
https://www.figma.com/proto/dl4hCf5HbL1MFZNCRWUJhe/Untitled?type=design&node-id=1-2&t=uB3q0GUEvu5CjUzF-1&scaling=scale-down&page-id=0%3A1&starting-point-node-id=3%3A6&show-proto-sidebar=1&mode=design
c) O diálogo entre os projetos:
A servidora coordenadora executiva do LABI Fervo, da Justiça Federal de Pernambuco, Adélia Cavalcante atuou como jurada em uma competição chamada CRIEJAM, coordenada pelo LABI IDEIAS do TJPE, na qual houve a apresentação de protótipos sugeridos pelas equipes participantes. O convite para a participação da mencionada servidora surgiu diante de necessidade mapeada peloo LABI Fervo em evoluir seu projeto de mentoria, o que também era necessidade do IDEIAS e estava incluído no macro desafio 3 “TRANSFORMAÇÃO - Construindo o futuro da educação judicial para além do conhecimento legal”.
Destacamos que, a partir desta participação, percebemos a interlocução entre as iniciativas aqui descritas.
Identificação de benefícios do projeto “Mentoria Effectus”:
No atual cenário de aumento de exigências de habilidades de servidores e magistrados, a diminuição contínua dos quadros de pessoal e a utilização de inteligência artificial nas rotinas do Judiciário, o único caminho possível para a manutenção, ou até mesmo o aumento, da qualidade da prestação jurisdicional é o investimento massivo em educação organizacional. Os saberes necessários ao desempenho das diversas funções devem ser distribuídos de forma fácil e estimulante. Os atuais cursos expositivos sobre liderança de equipes já não fazem frente aos desafios impostos aos gestores, assim como o isolamento das lideranças em seus próprios espaços institucionais não fornece a troca de experiência tão necessária ao bom desempenho das funções.
Os benefícios do projeto são diversos: Os gestores das unidades judiciárias federais e estaduais terão na palma da sua mão uma base de conhecimentos específicos à função que poderia ser acessada em qualquer necessidade e a qualquer hora. Nessa base poderiam encontrar trilhas de conhecimentos voltados à gestão de pessoas, gestão de acervos, gestão de inovação, apenas a título de exemplo. Fóruns interativos de boas práticas e veiculação de dúvidas facilitariam a troca de saberes entre as instituições.
Sem se falar no incentivo ao pensamento criativo e inovador a partir da utilização dos recursos educacionais oferecidos pela solução “Mentoria Effectus” voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos desafios contemporâneos de gestão do Poder Judiciário
2. Objetivo do Projeto
Desenvolver um programa de mentoria interna em ambiente híbrido e gameficado que estimule processos de formação continuada a partir do uso de metodologias ativas e inovadoras de ensino-aprendizagem, como foco no desenvolvimento de hard e soft skills conectadas aos desafios do mundo contemporâneo.
3. Alinhamento Estratégico
O projeto Mentoria Effectus alinha-se, nacionalmente, à Política de Inovação do Conselho Nacional de Justiça (Resolução 395 de 07/06/2021 e Resolução n. 521, de 18.9.2023), que reforça a necessidade de construção de redes de parceria e apoio entre os tribunais. Além disso, há conexão com a Estratégia do Poder Judiciário 2021-2026 (Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas), o Plano Estratégico da Justiça Federal 2021 – 2026 (Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas) o Planejamento Estratégico da Justiça Federal da 5ª Região (“Incentivar a inovação institucional como forma de promover novas soluções que otimizem os resultados organizacionais”, “Aprimorar a gestão do conhecimento organizacional” e “Aprimorar as políticas e diretrizes de gestão de pessoas”) e com o Planejamento Estratégico do TJPE (“Aperfeiçoar a gestão de pessoas”).
4. Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O projeto Mentoria Effectus alinha-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável Educação de qualidade (ODS 04) e Paz, justiça e instituições fortes (ODS 16).
5. Partes Interessadas
Nome |
Unidade |
Fernando Braga Damasceno |
Presidente do TRF5 |
Ricardo Paes Barreto |
Presidente do TJPE |
Cláudio Kitner |
Diretor do Foro da SJPE |
Leonardo Resende Martins |
Desembargador Federal do TRF5 – Coordenador da Rede de Inovação da JF5 |
Faustino Macêdo |
Juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco – Coordenador do Laboratório IDEIAS |
Jaime Travassos Sarinho |
Juiz Federal coordenador do LABI FERVO |
6. Escopo
Escopo do Projeto
A entrega de plataforma voltada à disseminação de conhecimentos necessários às funções dos gestores de unidades judiciárias da justiça federal e estadual de Pernambuco, a qual trará acessibilidade aos conhecimentos mapeados e inseridos a todos os participantes. Serão criadas e inseridas trilhas de conhecimento em diversas áreas afetas à atividade gerencial, além e serem disponibilizados fóruns de debates e compartilhamento de boas práticas e demais funcionalidades que facilitem a atividade no dia-a-dia.
Não-Escopo do Projeto
O projeto não abarca definição de conteúdo para cursos de responsabilidade das escolas judiciárias. O projeto não busca interferir nas funções formativas dos setores de treinamento e desenvolvimento do quadro de magistrados, servidores e estagiários.
07.Entregas, Cronograma Macro e Custos Estimados
Como resultados do projeto Mentoria Effectus, descrevemos as seguintes ações necessárias:
Fase 1) Alinhamento estratégico entre os laboratórios de inovação FERVO e IDEIAS: construção de agenda colaborativa, a partir de metodologias e abordagens ágeis e inovadoras, com foco na conexão entre os objetivos dos projetos e também na definição dos requisitos necessários para a construção da primeira versão do produto (MVP).
Fase 2) Construção de primeira versão (MVP - Mínimo Produto Viável) do projeto Mentoria Effectus: a partir do desenvolvimento das fases do Design Thinking para elaboração dos requisitos definidos durante as reuniões de alinhamento estratégico.
Fase 3) Realização de testes da primeira versão do MVP: após a construção dos requisitos definidos para o projeto Mentoria Effectus, estruturar realização de testes de usabilidade com foco em experiência do usuário, a partir do uso de abordagens etnográficas e de design antropológico.
Fase 4) Desenvolvimento e testes de versão aperfeiçoada do MVP: na sequência da realização dos testes de usabilidade com foco em experiência do usuário, será iniciada a fase de aperfeiçoamento do MVP.
Fase 5) Lançamento oficial do projeto Mentoria Effectus: após a realização de uma segunda bateria de teste de usabilidade, realizar lançamento oficial da plataforma Mentoria Effectus, com foco na construção de um banco de usuários.
Entrega |
Responsáveis |
Cronograma |
|
Início |
Término |
||
Alinhamento estratégico entre os laboratórios de inovação FERVO e IDEIAS: construção de agenda colaborativa, a partir de metodologias e abordagens ágeis e inovadoras, com foco na conexão entre os objetivos dos projetos e também na definição dos requisitos necessários para a construção da primeira versão do produto (MVP). |
IDEIAS TJPE e LABI FERVO |
12/04 |
31/05 |
Construção de primeira versão (MVP - Mínimo Produto Viável) do projeto Mentoria Effectus: a partir do desenvolvimento das fases do Design Thinking para elaboração dos requisitos definidos durante as reuniões de alinhamento estratégico. |
IDEIAS TJPE e LABI FERVO |
03/06 |
30/07 |
Realização de testes da primeira versão do MVP: após a construção dos requisitos definidos para o projeto Mentoria Effectus, estruturar realização de testes de usabilidade com foco em experiência do usuário, a partir do uso de abordagens etnográficas e de design antropológico. |
IDEIAS TJPE |
01/08 |
30/09 |
Desenvolvimento e testes de versão aperfeiçoada do MVP: na sequência da realização dos testes de usabilidade com foco em experiência do usuário, será iniciada a fase de aperfeiçoamento do MVP. |
LABI FERVO e IDEIAS TJPE |
01/10 |
30/11 |
Lançamento oficial do projeto Mentoria Effectus: após a realização de uma segunda bateria de teste de usabilidade, realizar lançamento oficial da plataforma Mentoria Effectus, com foco na construção de um banco de usuários. |
LABI FERVO e IDEIAS TJPE |
01/12 |
15/12 |
OBS: os custos existentes com o projeto já são absorvidos pelas atividades ordinárias de ambos os órgãos, de modo que não haverá agregação de despesas
06. Restrições
Restrição 01: plataforma deverá ser exclusivamente online e utilizar software acessível pelos dois tribunais
Restrição 02: os conteúdos oferecidos na plataforma deverão ser acordados por ambos os órgãos
08. Projetos Inter-relacionados
O projeto Mentoria Effectus conecta dois outros projetos já citados aqui neste documento (Projeto Mentoria na Direção Certa e Effectus).
09. Autoridades e responsáveis técnicos pelo Projeto
Ordenadores de despesas dos órgãos parceiros – Presidentes dos Tribunais e Diretor do Foro da Seção Judiciária
Magistrados responsáveis pelos laboratórios FERVO (JFPE), IDEIAS (TJPE) e a Rede de Inovação da JF5 (TRF5)
Servidores responsáveis pelos Laboratório de Inovação dos órgãos parceiros
Servidores da área de projetos do TRF5, TJPE e SJPE que ficarão responsáveis pelo acompanhamento do projeto
Modelos Canvas do projeto
Projeto com fotos dos eventos descritos no texto
- E-mail do laboratório: laboratorio.inovacao@jfpe.jus.br